01 agosto, 2012

Informação

O mês de Agosto é para mim o pior dos mêses de verão para  ir de férias, ou apenas para descansar. Na conjuntura actual, é no entanto perfeito para relaxar o cérebro do pesadelo que se vive neste mundo doente de crises, políticos, troikas e noticiários masoquistas. Como tal, informo os caros leitores e amigos que durante uns dias ou semanas, só escreverei no Renovar o Porto pontualmente e se considerar oportuno. Até lá, deixo-vos com este excelente artigo de Manuel António Pina, com o qual estou em perfeita comunhão:


Coisas sólidas e verdadeiras


O leitor que, à semelhança do de O'Neill, me pede a crónica que já traz engatilhada perdoar-me-á que, por uma vez, me deite no divã: estou farto de política! Eu sei que tudo é política, que, como diz Szymborska, "mesmo caminhando contra o vento/ dás passos políticos/ sobre solo político". Mas estou farto de Passos Coelho, de Seguro, de Portas, de todos eles, da 'troika', do défice, da crise, de editoriais, de analistas!

Por isso, decidi hoje falar de algo realmente importante: nasceram três melros na trepadeira do muro do meu quintal. Já suspeitávamos que alguma coisa estivesse para acontecer pois os gatos ficavam horas na marquise olhando lá para fora, atentos à inusitada actividade junto do muro e fugindo em correria para o interior da casa sempre que o melro macho, sentindo as crias ameaçadas, descia sobre eles em voo picado.

Agora os nossos novos vizinhos já voam. Fico a vê-los ir e vir, procurando laboriosamente comida, os olhos negros e brilhantes pesquisando o vasto mundo do quintal ou, se calha de sentirem que os observamos, fitando-nos com curiosidade, a cabeça ligeiramente de lado, como se se perguntassem: "E estes, quem serão?"

Em breve nos abandonarão e procurarão outro território para a sua jovem e vibrante existência. E eu tenho uma certeza: não, nem tudo é política; a política é só uma ínfima parte, a menos sólida e menos veemente, daquilo a que chamamos impropriamente vida.

5 comentários:

  1. Quarta-feira, 1 de Agosto de 2012

    FDP - Filho da..., ou Fanático dos...

    Rui Rio, presidente da Câmara do Porto, pela sua maneira de ser, pelo seu perfil de político autoritário do tipo eu é que sei e quero posso e mando, e ainda porque pensa que é a única pessoa honesta na política, cria vários conflitos, incluindo com gente do seu próprio partido. Todos nós o sabemos.

    Pelos vistos, um dos recentes conflitos que mantém é com a empresa editora e dona de uma revista de nome “Porto Menu”. Esta, na edição deste ano, colocou na última capa a inscrição: “Rio és um FDP”. Rui Rio achando naturalmente que FDP significa filho da p…, interpôs no tribunal competente uma providência cautelar com o fim de suspender a distribuição da revista. Como seria de esperar, o proprietário da revista opôs-se à providência cautelar argumentando que a expressão “Rio és um FDP” não insulta o autarca, já que significa “Rio és um Fanático Dos Pópós”, pois todos sabem que o Presidente da Câmara do Porto é um apaixonado pelo automobilismo (o que eu ri ao ler isto!).

    Bom, não acredito que houvesse um só português que ao ler aquela frase não pensasse logo que o seu autor queria ofender Rui Rio. Mas que FDP pode significar Fanático dos Pópós, lá isso pode. Agora o que não pode é ocuparem-se os tribunais com estas querelas próprias de rapazes desavindos. Rui Rio, quando quer fazer demagogia sobre algumas despesas do Estado, nomeadamente as que dizem respeito a prestações sociais está sempre a referir que são pagas com o dinheiro dos contribuintes. Agora apetece-me perguntar-lhe: Ó Sr Rui Rio, as despesas com os tribunais são pagas com o dinheiro de quem? Só alguém muito ingénuo não percebia logo que o autor da frase não tinha na manga uma alternativa não insultuosa e provavelmente, como é o caso, brincalhona. Ora, ingénuo o senhor não é. Do que gosta é de um bom “barulhinho”, não é? Se calhar porque lhe dá protagonismo.
    in A Zorra da Boavista

    ResponderEliminar
  2. Que o amigo Rui Valente tenha uns dias ou semanas de absoluto descanso é o desejo deste invejoso!
    Se viajar pelas nossas scuts esqueça o roubo!
    Se optar pelas nacionais tenha cuidado com os assaltantes da beira da estrada que pululam pelas mesmas á boa meneira do século dezanove!
    Quanto ao amigo António Pina gostei do que escreveu como quase sempre!Pena que tenha teimado em escrever sobre melros!

    ResponderEliminar
  3. É muito mais puro, desintoxicante falar dos Melros do quintal do sr Pina de que falar dos Melros de governantes tóxicos e impuros.

    Quanto ao sr alcaide talvez nome de pulha seria o nome mais pertinente disse-me uma vez um sr chamado Melro.

    Se de Melros e Pulhas está este país cheio, então não estamos a insultar ninguém: pulha é patife, patife é maroto, Melro é ave, ave é pássaro.

    Esqueça por agora os Melros e os pulhas. Passe uma Boas Férias.

    O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  4. Entretanto, quem está em grande, é o POrto Canal, ver aqui:
    http://www.youtube.com/watch?v=xk2Sa7ZH9ZQ&feature=youtu.be

    Ainda não conquistaram o Norte, mas já querem o Sul. Que chique!

    Continuação de boas férias.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Aero-portos: cabeças no ar
    artigo de Daniel Deusdado no JN a NÃO PERDER.
    Este Centralismo é insaciavel!

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...