19 fevereiro, 2013

FCPorto, a chama que resta do Norte



Em dia de jogo para a Champions, nada mais pertinente do que falar de futebol, mais precisamente do meu clube, o FCPorto, e da utilidade que um órgão de comunicação social como o Porto Canal, podia e devia ter, para acabar, ou pelo menos minimizar, as campanhas caluniadoras e desestabilizadoras de que o clube é alvo, há demasiado tempo.

Há uma estratégia clara e objectiva, da parte dos media centralistas [praticamente todos associados ao Benfica], em desprestigiar as conquistas do FCPorto, tanto dentro como fora de portas. Por essa razão, não deixa de me causar perplexibilidade que possa haver um só portista, ou melhor, um qualquer cidadão atento às coisas do futebol, que ainda não tenha dado conta dessa situação, porque ela é tão descaradamente óbvia, que nem a um retardado mental passa despercebida. Daí, que me faça ainda mais confusão que hajam adeptos, aparentemente resignados com a apatia que o Porto Canal tem revelado, perante esse fenómeno de desinformação e maldizer, levado a cabo pela concorrência e seus pares.

Li hoje mesmo, num blogue portista - a propósito de um post do administrador* -, um comentador dizer que discordava da ideia da criação de um programa desportivo que comportasse a defesa do FCPorto dos ataques que atrás falei, porque não queria ver o Porto Canal transformado numa Benfica TV. Ora, conhecendo eu, como conheço o autor do post, e sabendo o que ele, e eu próprio pensamos, e já escrevemos sobre o assunto, rejeitando ferozmente qualquer coisa parecida com a Benfica Tv para o Porto Canal, a impressão que estes tipo de comentaristas deixam é que, ou andam drogados e perderam a lucidez, ou [o que é pior] têm medo de ser criticados pelos fazedores de opinião centralistas que enxameiam os media da capital do império da nossa [e também da deles, presumo] desgraça.

Talvez por detrás destas reacções, estranhas, aparvalhadas e atávicas, se esconda uma das razões, quiçá a principal, que explicam a quase total descaracterização do Norte em geral e de muitos portuenses, que levaram a nossa região, outrora orgulhosa e combativa, a ser constantemente humilhada pelo Terreiro do Paço, inclusivé, com a colaboração e cumplicidade de muitos nortenhos e portuenses. Talvez, também por isso, não se estranhe que Hélder Pacheco, um dos poucos portuenses indígenas que têm paixão à terra, ainda não foi convidado para ir ao Porto Canal, presumidamente, digo eu, porque tem o espaço ocupado por certas figurinhas de Lisboa que ainda há pouco tempo andavam a satirizar nos media lisboetas com o FCPorto e com os portuenses.

Sempre desconfiei daqueles que andaram a queixar-se do Porto ser uma cidade fechada, pouco cosmopolita, e as razões estão bem à vista. Quando abres indiscriminadamente as portas da tua casa, sem saber quem lá metes, o mais certo é arriscares-te a ficar sem ela... Depois, queixam-se que no Norte não há líderes. Cada povo (não) tem os líderes que merece.

Enfim, ao menos, que seja o FCPorto a lavar-nos a honra.

*O blogue é o Dragão até à Morte, e o bloguista, o Vila Pouca

5 comentários:

  1. ou [o que é pior] têm medo de ser criticados pelos fazedores de opinião centralistas que enxameiam os media da capital do império da nossa [e também da deles, presumo] desgraça.
    Ora aí está o busilis da questão!
    É essa a razão da nossa desgraça!O medo de desagradar a certos senhores que deteem um poder enorme!
    Enfim!Um portuense acerrimo defensor da igualdade de direitos e deveres para todos os cidadãos deste jardim,quando desce até á capital a sua coluna vertebral a partir de coimbra começa a transformar-se em gelatina!Quanto mais se aproxima da dita mais esta se verga!E isto é recorrente!

    ResponderEliminar
  2. O FCP é uma Chama que resta do Norte e do País.
    Não tenho duvidas que Porto Canal, pode fazer melhor, que aquilo que presentemente está fazer em relação ao grande clube FCP. O Porto Canal está fazer aquilo que nós costuma-mos dizer gíria de políticamente correcto, não chega, é pouco. Também não queremos ser como o Canal do benfica: arruaceiros, mal educados e rasca, mas, queremos uma voz de televisão, que defenda e nos façam respeitar, o clube de injúrias e maus tratos.
    Estamos num país centralizado cheio de ratos, chico espertos e pior que isso, de ladrões.

    Os seis milhões são números virtuais, fundado por um esquizofrénico vermelho só para meter medo! porque de resto não passam de uns sendeiros ou melhor de uma praga.

    O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  3. Rui, não é preciso acrescentar nada.
    Espero e também já falamos sobre isso, que o despertar não aconteça depois de enormes custos desportivos e não só.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Faço minhas as palavras do Vila Pouca.
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Caro Rui Valente,

    Aleluia irmão....Aleluia.

    Abraço

    F. Couto

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...