06 abril, 2013

Sem alternativas Seguras

António J. Seguro

  

Façamos de conta que, tanto o PS, como o PSD e o CDS, são partidos políticos com um currículo de boas práticas governativas, e que os portugueses, de modo geral, por alguma vez, tiveram uma efectiva estabilidade, um elevado nível de vida.  Façamos de conta que se tratou tudo de gente honesta, que não tivemos escândalos como os BPN's, os BCP's, as Modernas, as Faces Ocultas, as Operações Furacões, os Duartes Limas, os Loureiros, os Relvas e respectivos amigos, etc. e tal. Façamos de conta que, depois de votarmos nos partidos e nas pessoas que nos deviam representar democraticamente, depois de lhes darmos carta branca para tomar decisões, viemos a  descobrir pelas suas bocas, que afinal a culpa da crise também era nossa, e que tínhamos as mesmas responsabilidades que eles, sem contudo termos as mesmas mordomias...

Se proponho este faz de conta, é só para tentar atenuar a revolta que paira dentro de nós,  com a actual situação de extrema decadência a que os ditos partidos conduziram o país, num generoso esforço de boa vontade de tentarmos abrir uma janela de tolerância à "inevitabilidade" de não termos outras alternativas de governo que não as do costume [PS/PSD/CDS]. Enfim, façamos de conta que não podemos deixar de votar. O que é que exigiríamos em troca? Nada? Estaremos nós dispostos a votar à toa, depois de tanta sacanagem?

Já dei aqui o exemplo dos bancos, lembrando que não fiam o crédito, nem nos ajudam pela cor linda dos nossos olhos, ou pela solidez da nossa honorabilidade. Querem garantias, não é verdade? Sem elas, os bancos não dão crédito a ninguém. Pois foi inspirado nesta realidade comezinha, que me perguntei por que é que os eleitores não podem usar normas semelhantes aos bancos e exigem aos partidos garantias consistentes para votar. Já sei, que isto não é muito simpático para os políticos, e muito menos confortável, mas pelo menos talvez tivesse o dom de os afastar da política se viessem com a ligeireza e a irresponsabilidade daqueles que os antecederam. Sim, porque, pessoalmente, ninguém ainda conseguiu dissuadir-me de que a actividade política não é a mais irresponsável de todas as actividades... 

E sabem porque penso assim? É que, quando olho para António  José Seguro e o oiço falar, não consigo deixar de pensar em mais do mesmo, ou seja: na irresponsabilidade. Se Sócrates e Passos, sendo diferentes, foram iguais na incompetência, que garantia temos nós que Seguro não o seja? Votar às cegas? Não, caro leitor. Com o devido respeito, vote você. Se quiser que Portugal continue ligado ao fado, que é como quem diz: um país desgraçado. 

4 comentários:

  1. Esta gente que nos governa, são mesmo uns faz de conta.
    Estes e os outros são quadrilha salteadores do poder, passam por gente educada, bem posta, e bem falante para nos vigarizar. Ou seja são o conto do vigário.

    Todo mundo sabe onde está o dinheiro, quem o roubou, quem fugiu, mas estão todos assobiar para o lado.

    Para fazer um político é preciso muita merda, mas um dirigente ou um ministro, é preciso muito mais.

    Trinta anos de democracia com votos desperdiçados em gente que não nada valem, e que se governaram à grande e à francesa.

    O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  2. Silva Pereira08/04/13, 17:12

    Boa tarde,
    Mais um excelente texto discordo num pormenor.
    Quando diz que os bancos não crédito a ninguém … deveria dizer os bancos não dão crédito é ao comum dos portugueses, para os amigos e correligionários existe sempre, se isso fosse verdade não teria havido casos como o do BPN. BPP … e até a SAD do SCP já não existia.
    Infelizmente para o Zé Povinho a corja de oportunistas, que gravitam junto do poder económico ou político continuam a governar-se, como diz o povo quem parte e reparte e não fica com a melhor parte é burro ou não tem arte.
    Mas o que mais me indigna é ver essa cambada que nos desgraçou (e continua) a passearem por aí e ainda são glorificados.
    Eu já deixei de acreditar e acho que nunca mais votarei.

    ResponderEliminar
  3. Concordo. Mais uma vez, este fim-de-semana, o líder do PS, não reagiu na altura própria, foi ultrapassado pelos acontecimentos e no dia seguinte veio dizer o que já tinha sido dito.
    É uma pena, numa altura que temos o pior governo e o pior 1º ministro da história da democracia portuguesa, o secretário-geral do principal partido da oposição, seja tão pouco convincente.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Silva Pereira,

    Tem toda a razão. Os bancos não facilitam a vida a ninguém, excepto aos da mesma laia...

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...