11 novembro, 2013

FCPorto joga sobre brasas

Paulo Fonseca:  "Provámos que estamos fortes"! Estamos?
Como se pode constatar alguns posts mais abaixo, preferi não comentar o jogo do FCPorto com o Zenit para a Champions, tendo-me limitado a escrever um elucidativo "mais do mesmo", para dizer o que me ia na alma. 

Ontem, o jogo para a Taça de Portugal, com o Vitória de Guimarães, não veio alterar grandemente o meu estado de espírito em relação ao jogo das Champions e de Belém. A diferença esteve apenas no resultado. Passámos para a próxima eliminatória, e pronto.

Se quisesse ser fiel à tese que reparte em doses iguais as responsabilidades pelos sucessos e fracassos por toda a estrutura do FCPorto [Presidente, direcção, treinador e jogadores] seria politicamente correcto e não acrescentava nada ao assunto. Sendo ainda cedo para tirar conclusões, a ideia com que fico é que, se a SAD portista falhou ao contratar Paulo Fonseca, este também parece estar a falhar na organização técnica, táctica e psicológica do plantel.

Enquanto certos adeptos, começam a lançar culpas sobre as prestações, e até a duvidar da qualidade dos jogadores - e nalguns casos, com razão -, eu continuo a pensar que existe da parte deles empenho, vontade de mudar, mas falta discernimento e calma para o conseguir. O modo como a equipa joga é notoriamente anárquico porque a inteligência deu  lugar à ansiedade. Se o leitor bem reparou, ontem, voltamos a ver certos movimentos de ataque [e contra-ataque] interrompidos porque o jogador que transportava a bola não tinha jogadores a acompanhá-los nas alas, a desmarcarem-se com rapidez, obrigando-o a parar, para passar para atrás, permitindo assim que a equipa adversária se reorganizasse. Se isto é recorrente, é porque isto o treinador não tem sabido corrigir... 

Custa-me argumentar com a falta de jogadores que já não estão no clube, como Moutinho, por exemplo. Mas a verdade é que, embora Fernando continue a fazer [e bem] o seu trabalho à frente da defesa, falta mais à frente um Moutinho não só a servir de primeiro tampão como a distribuir jogo para as linhas da frente. O que noto, é que o Fernando tem estado a fazer os dois papéis [ o dele e o de Moutinho], o que lhe provoca enorme desgaste e desestabiliza o sector defensivo.

Também não concordo totalmente com aqueles que dizem que Jackson Martinez não marca porque as bolas não lhe chegam. Se me disserem que as bolas que lhe servem não são em qualidade e quantidade suficiente, posso aceitar, agora, ele também tem falhado muitos remates. Ainda ontem aos 21' da 2ª. parte [creio], Defour colocou-lhe na perfeição uma bola longa, mas Jackson é que não teve talento para rematar espontaneamente. E isso aconteceu pelo menos, outras duas vezes... Ora, a conclusão que daqui se retira, é que quanto mais tempo a equipa tardar a reorganizar-se, mais tempo perdem os jogadores a recuperar a eficiência. E estas questões, é ao treinador, e só ao treinador, que compete rectificar. Não chega dizer que é preciso fazer isto ou aquilo, o importante é mostrar aos jogadores como se faz. Corrigir-lhes as posições, os movimentos errados, e reensiná-los [se souber] a atacar a bola e reaprender a contornar os adversários que têm pela frente com determinação e confiança. Embora isto possa parecer contraditório, a verdade é que não jogando tudo o que sabem, têm sido os jogadores, em lances individuais, que têm evitado dissabores maiores à equipa! Ora, não é isto que se pretende, os jogos têm de ser resolvidos pelo trabalho coordenado da equipa.

Portanto, não tendo um plantel de luxo, o FCPorto tem um plantel mais equilibrado que o ano passado, agora, falta é colocar as "peças" nos respectivos lugares para a equipa funcionar como uma máquina [afinada] e produzir um futebol atractivo e eficaz.

Porque se Paulo Fonseca não percebe a ansiedade que se instalou há já demasiado tempo nos jogadores e não faz o que é preciso para lhes restaurar a confiança, então, repito, apesar de ainda nada estar perdido, os portistas, tal como o ano passado, vão ter ainda muito que sofrer, e pior do que isso, vão ter de deixar de ver os jogos para não morrerem de tédio ou de um problema cardíaco. O amor ao clube não justifica tão alto sacrifício.


4 comentários:

  1. O FCP não é infelizmente, uma equipa organizada, é uma equipa que em espaços de tempo de jogo, esta no bom e no pior. É uma equipa nervosa, ansiosa, nota-se que falta ali qualquer coisa!... talvez o dedo de um treinador mais experiente.
    Gostamos de ver o FCP ganhar, mas, também gostamos ver uma vitoria, (embora justa) mas, mais bem conseguida, mais personalizada. É isto que falta ao FCP a uns tempos a esta parte, mais raça e um futebol mais equilibrado sem receio nem medos.

    O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  2. "Não chega dizer que é preciso fazer isto ou aquilo, o importante é mostrar aos jogadores como se faz."

    Plenamente de acordo e se pensarmos que este treinador que até foi jogador e jogava no centro da defesa e se vemos todos que a defesa do Porto està como nunca esteve entao começamos nós proprios a tirar as nossas conclusoes.O que é que um central mediocre que fez toda a carreira em clubes de aluguer poderá ter a ensinar a jogadores que jogam em seleçoes como a Argentina ?
    Das posicoes do meio-campo pra frente nem vale falar porque o que ele sabe deve ser dos livros, porque enquanto lá andava só os via passar bem velozes...

    ResponderEliminar
  3. Silva Pereira12/11/13, 18:08

    Concordo em absoluto.
    Mas o que acho mais desesperante é ver (há anos que isso não acontecia) as sucessivas falhas nos passes (curtos ou longos), o tempo que leva a recuperar a bola, o egoísmo de alguns jogadores (falta de coletivismo) que não aprendem com o mestre (Lucho) e a tudo isso o treinador olha para o lado e vai dizendo que a equipa está a evoluir.
    Para não falar nos casos de indisciplina ou opções de jogadores.

    E a saga de Jackson continua (o vírus instalado é difícil eliminá-lo).

    ResponderEliminar
  4. Aníbal Gonçalves17/11/13, 15:29

    O pior é que já lá vão 3 meses de competição e de jogo para jogo é mais do mesmo. Talvez, o problema esteja nas altas expectativas que muitos tinham com a chegada de Paulo Fonseca... Seja como for, algo não está bem e há que fazer melhor! Os adeptos do porto merecem mais do que isto...

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...