19 novembro, 2013

Rui Moreira reclama justiça para o Norte nos fundos comunitários

Rui Moreira
Foto: Arq/Cláudia Silva



O presidente da Câmara do Porto reclamou esta segunda-feira justiça para o Norte na distribuição dos fundos de coesão, afirmando que estes só vêm para Portugal “porque há regiões que estão abaixo da média europeia”.

No jantar-debate sobre o tema “O Porto que queremos”, organizado pela Associação Portuguesa de Gestão e Engenharia Industrial (APGEI), Rui Moreira endureceu o discurso relativamente ao próximo Quadro Comunitário de Apoio, começando por dizer que “se Portugal tem hoje ainda condições para recolher fundos de coesão é exactamente porque tem regiões como o Norte, que está abaixo da média europeia”.

“Temos todo o direito, acima de tudo de reclamar uma coisa: não queiram por favor manter a nossa região como uma região pobre apenas para que Portugal possa continuar durante muitos anos a receber fundos de coesão”, criticou.

O presidente independente da Câmara do Porto condenou ainda o facto de estes fundos de coesão serem depois aplicados não no Porto, “mas noutro lado para que o círculo nunca se inverta, para que se mantenha sempre o mesmo”.

“Para que depois digam: não, são precisos fundos de coesão porque, coitadinhos, os do Norte são muito fracos, são muito pobres. Esta não é uma batalha por razões bairristas, é uma razão de justiça”, enfatizou.

Rui Moreira reiterou que os fundos de coesão só vinham para Portugal porque havia “regiões que estão abaixo da média europeia”.

“Mas não tentem perpetuar isso. Não tentem fazer de nós os desgraçados apenas para virem fundos europeus que depois são desviados”, sublinhou.

5 comentários:

  1. É assim mesmo sr Presidente Rui Moreira, justiça é aquilo que nunca houve e bem precisamos. Duvido que esta trupe de gente centralista o ouça. Vivemos numa democracia de fechada e desgraça.

    O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  2. Já viu o DN de hoje sobre o BPN e o LFV.

    è só uma PIPA de massa incobravel!!!!!!

    O Jornal de negocios também dá a noticia.

    ResponderEliminar

  3. Eu quero ser como Vieira

    Henrique Monteiro
    Sexta feira, 22 de novembro de 2013


    Eu gostava de ser como Luís Filipe Vieira (tirando a parte de ele ser do Benfica, sendo eu do Sporting e talvez em matéria de orelhas prefira as minhas). Porque o Estado assumiu uma dívida do presidente do Benfica no valor de 17 milhões de euros. Vieira e a sua empresa deviam esse dinheiro ao BPN e parece que foi dado como incobrável.

    Eu juro que não preciso tanto, mas se for preciso fico incobrável também. A mim quaisquer 170 mil, que é só 1% do que lhe perdoam, já me deixava feliz. Mas 1,7 milhões, ou seja 10% deixava-me muito rico, mas se não quiserem dar-me mais de 0,1%, ou seja 17 mil euros, eu já vos agradeço bastante.

    Pensando melhor, isto deve ser tudo mentira, uma cabala contra o presidente do Benfica (apesar de ainda não ter visto qualquer desmentido). Porque um senhor que tem uma dívida de 17 milhões não deve poder estar à frente de uma instituição de utilidade pública que recebe dinheiros públicos. Se acaso o presidente do Sporting, do Porto ou do Braga forem também prejudicados por uma norma assim, paciência. Gosto muito do meu clube, mas gosto mais de contas bem feitas e de verdade e transparência.

    Se for verdade, no entanto, deixem-me gritar: ESCÂNDALO! Ao pé disto, o que se diz dos políticos é - como dizia o Berardo - 'penauts', ou, em português, amendoins. Não gozem mais com o Zé pagante, porque eu sinceramente já não aguento!

    Luís Filipe, grande homem. Andar todos os dias na televisão sabendo que nós lhe pagamos as dívidas (mesmo aqueles que como eu foram contra a nacionalização do BPN porque já sabiam no que ia dar...) é de homem. E de homem corajoso!

    Eu não tinha cara para isso...


    Ler mais: http://expresso.sapo.pt/eu-quero-ser-como-vieira=f842194#ixzz2lOU8uB00

    ResponderEliminar
  4. O que eu acho lamentável e a todos os títulos condenável neste caso do Sr Luis Filipo é a postura da comunicação social lisboguesa!
    Não acho bem o tratamento dado por esta comunicação social a este caso!
    Organizarem debates públicos convidarem opinadores de pacotilha para se pronunciarem sobre este assunto cheira-me a julgamento sumário e a condenação na praça publica!
    Não critico a postura de canais de televisão lisbogueses como a tvi ou a sic pois sendo canais privados não teem grandes responsabilidades o que melhor fazem é transmitir merda para o povo tuga comer!
    Critico sim a postura da rádio televisão lisboguesa paga com o dinheiro de todos nós e que trata este assunto sem a devida imparcialidade e equidistância!
    Uma critica também para o ministério publico lisboguês que mesmo antes de se provar a culpa do sr já ordenou a instauração de um RIGOROSISSIMO inquérito a esta trapalhada toda!
    Enfim! Se fosse o Sr Pinto da Costa o suspeito era ver a preocupação da comunicação social lisboguesa em ocultar ignorar camuflar e branquear esta situação!
    Cá pra mim isto não passa duma cabala montada por esses gajos do norte com vista a destruir a imagem do Sr Luis Filipo e da Mais Maior grande instituição a que com todo o mérito preside!
    Já o meu avô dizia e a minha avósinha repetia: Não se pode ser bom chefe de família homem integro trabalhador honesto e com a camisa lavada sem despertar a inveja esse predicado do povo lisboguense nos nossos vizinhos!
    Um abraço solidário ao nosso querido Luis Filipo e que Deus todo poderoso lhe dê força para lutar contra esta cáfila de invejosos!

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...