10 abril, 2014

Um FCPorto como o clima, instável, instável

Quem pensar que as críticas que aqui tenho dirigido à gestão do Porto Canal não têm qualquer relação com a péssima época desportiva do FCPorto que se desengane, porque tanto o clube como o  canal são da responsabilidade da mesma entidade, ou seja, da estrutura directiva do FCPorto. Isto, se for verdade que o clube é mesmo o legítimo proprietário do Porto Canal, facto que parece ainda pouco claro, como aliás pouco clara é, a imagem de marca do FCPorto deste ano em relação a quase tudo. O resto, é conversa.

Resumindo: este ano, o presidente Jorge Nuno Pinto da Costa e respectiva SAD estão a fracassar em toda as linhas. Mais. Atrevo-me a escrutinar que, além da Super Taça de início de época, em termos desportivos, o clube arrisca-se a não ganhar nada. Na actual situação não sobra muito espaço para grandes optimismos e até me parece contraproducente. Eu não acredito porque sim, acredito porque e quando se é competente.  

A derrota copiosa desta noite (4-1) frente ao Sevilha e consequente eliminação da Liga Europa é apenas o resultado (o campeonato já se foi) de um certo laxismo de gestão verificado nos últimos 2/3 anos. A aposta cega na habitual incompetência dos adversários directos, sem atentar aos sinais de mudança  positiva que se vinham verificando, foi um erro crasso e uma atitude imperdoável de arrogância cujo preço ainda estamos longe de poder avaliar. Depois, a desastrosa contratação de um treinador praticamente desconhecido, sem se saber nada do seu perfil psicológico, da sua capacidade de liderança, tendo um modesto 3º. lugar no Campeonato como melhor registo currícular, só veio agravar a situação. Descontando os primeiros desaires, ultrapassado exageradamente o período de tolerância com Paulo Fonseca, a direcção do clube entrou numa onda  de facilitismo altamente perigosa que arrastou o clube para a actual situação.   

No Porto Canal as coisas vão nessa mesma onda. Alguma anarquia de gestão, uma programação pobre e pouco criativa, uma total falta de estratégia editorial acumulada com a renúncia em defender os interesses do clube e da própria cidade contra as impiedosas investidas centralistas, provam que algo vai mal no reino do Dragão.

Que as coisas já não são como eram, disso já não pode haver dúvidas. E não me venham com a história cansada de que não se pode ganhar sempre, porque o problema não é tão simples quanto isso. O FCPorto está com a sua identidade adulterada e em risco de colapso. Qualquer equipa do meio da tabela chega ao Dragão e faz o seu jogo como se estivesse a jogar em sua própria casa. O futebol de Paulo Fonseca deixou mazelas profundas, e não é de um dia para o outro que se pode exigir de Luís Castro o que Paulo Fonseca  não fez em quase toda uma época. Ou antes, fazer até fez, e não foi bom: desmantelou tudo o que restava de positivo. Mas, o principal responsável chama-se Jorge Nuno Pinto da Costa e membros da SAD. E é pena, porque os adeptos, entre os quais me incluo, sempre acreditaram naquilo que ele disse quando afirmou que na hora em que entendesse já não controlar o leme da nau, deixaria o lugar promovendo eleições no clube para o ceder a outro.  Será que esse momento chegou? Se chegou, então toca a cumprir a palavra.

Off topic, ou talvez não;

a postura dos nortenhos e seus putativos líderes dos últimos anos, assemelha-se em tudo à reacção de algumas pessoas na presença de certos animais: quando deles se aproximam, logo são atacadas porque o medo farejado pelo animal é interpretado como uma ameaça. 

Agora neguem lá que os nortenhos não se têm fartado de transmitir medo a esse monstruoso animal chamado centralismo? Ele morde-nos (e cada vez mais) porque nós somos incapazes de provar que não o tememos. É assim na política, na cidadania, e agora, até no FCPorto...

4 comentários:

  1. Nem mais. Uma vez mais, muito bem observado pelo Caro Rui Valente.
    Desde que a atenção "daquele cujo nome não merece ser contestado" se virou para as saias de um certa pessoa, que o Clube passou para segundo plano: construção, defesa e comunicação... Agora temos o ressurgir dos clubes da capital, curiosamente quando o país tem perdido liberdade... O que me incomoda e apoquente é este sinal de incapacidade e de desmoronamento, pois construir um edifício sólido (desde 77 até agora) tem sido muito difícil, mas bastou esta época desastrosa (acho que nos vamos ficar pela supertaça), mal planeada e com escolhas pífias, para tudo ruir e num ápice deixar-nos de volta aos tempos "gloriosos" daquele passado do regime centralista...

    ResponderEliminar
  2. Caro Rui Valente!

    Subscrevo na integra o texto do post

    Relativamente ao desaire de Sevilha:

    Off the topic:

    Árbitro italiano protege sevilhanos

    10/04/2014 - No fim dos primeiros 45 minutos - Sevilha 3 FC Porto 0
    O juiz do apito italiano está a ser influenciado pelo ambiente e por isso disciplinarmente caseiro, isto sem invalidar a falta de velocidade que se verifica nos jogadores portistas. A defesa está a ser um autentico passador...!
    Resultado final Sevilha 4 FC Porto 1

    A equipa portista hoje foi uma equipa: cansada e destroçada psicologicamente.
    Claro que na primeira parte o árbitro italiano ajudou muito ao proteger os andaluzes, mas mesmo assim com um FC Porto normal teríamos vendido cara a derrota e, quem sabe até talvez passar a eliminatória...
    Agora não adianta chorar sobre o leite derramado, há que levantar a cabeça e planear melhor a próxima época.
    Uma lição nós podemos tirar desta época: a tão badalada estrutura do FC Porto não é suficiente para garantir vitórias, o clube tem de contratar profissionais competentes, a começar pela equipa técnica.

    FC Porto sempre,

    Saudações portistas

    ResponderEliminar
  3. No Porto Canal tirando algumas transmissões de jogos, e uns bytaites de Bernardino Barros, e mais umas merdas de publicidade a Marca FCP está muito mal tratada.

    Quanto ao jogo do FCP esta noite em Sevilha, só me ocorre dizer que foi uma VERGONHA. Nada que nos surpreendesse, mas, é humilhante para instituição e para quem lá foi, ou assistiu na televisão, a uma equipa perdida, desligada, sem nível.

    O culpado tem nome, desta descalabro de época, mas não vou dizer...
    Já estou saturado de discursos evasivos, repetitivos e teimosos.

    O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  4. Com estas exibições na Europa e no nosso campeonato, até começo a por em dúvida o 3º lugar. Domingo vamos a Braga e pelo que vi com Académica e Sevilha deixa-me alguma preocupação, quanto a um bom resultado que é a vitoria.

    Resta-nos Taça de Portugal e Taça da Liga, ou seja resta.nos tão pouco para um Clube que está habituado a ganhar outras provas mais importantes. Mas mesmo que, se ganhe uma ou as duas taças, esta época é para esquecer sr Presidente...

    Abílio Costa.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...