07 outubro, 2014

Sobre a atitude de Rui Moreira com o FCPorto...

... gostava de acreditar que, apesar de ter ocupado o lugar deixado por Rui Rio na Câmara do Porto em período de vacas magras, não se deixasse ficar refém da mesquinhez do seu antecessor e que (já agora) procurasse avançar com o projecto - eternamente adiado - da recuperação do mercado do Bolhão. É certo que algumas iniciativas interessantes para a cidade foram tomadas, o que se regista com agrado, mas também me parece ter havido um nítido afrouxamento relativamente à promissora Frente Atlântica... 

Pessoalmente, não encontro grandes afinidades entre os dois autarcas, por isso estranho a obstinação de Rui Moreira de recusar sentar-se na tribuna de honra do Estádio do Dragão. Não sei em que é que isso o poderá distinguir. Pelo contrário, só terá a perder se insistir em copiar o modelo agreste e anti-popular de Rui Rio. Primeiro, porque ele não é  Rui Rio, e depois porque nunca dá bom resultado imitar a personalidade de outrém. As imitações são sempre piores que os originais...   

Rui Rio pode ter sido um "herói" para os centralistas e lisboetas, pelas piores razões,  mas também foi um "herói" de Pirro para a maioria dos portuenses, que nunca vão ter motivos de vulto para se regozijarem com os seus dois mandatos. Pode não se ter envolvido em esquemas de corrupção, como outros, mas também nada fez para defender a sua cidade contra o centralismo. Foi um homem vulgar, do tipo Cavaco Silva.  

Curiosamente, além do ridículo episódio de promiscuidade com o futebol - e ridículo porque no automobilismo [que tanto ama] também a há - não tenho memória de ver Rui Rio preocupado com o promíscuo saltitar das cadeiras da política (que é a sua área) para as poltronas milionárias dos bancos e das grandes empresas protagonizado por muitos dos seus colegas de carreira, e de partido...

Para que não haja lapsos de memória, cito apenas alguns: Oliveira e Costa, de ex-Ministro da Presidência, Justiça e Defesa para Presidente do BPN (com a seriedade que sabemos), Rui Machete, ex-ministro dos Assuntos Sociais para Pres.Conselho Superior do BPN e da FLAD, João de Deus Pinheiro, ex-Min.da Educação e dos Negócios Estrangeiros para vogal do CA do BPP, Ferreira do Amaral, ex-Min.Obras Públicas (que entregou todas as pontes a jusante de V.Franca de Xira à Lusoponte) para Pres. da... Lusoponte.  São muitos, os promíscuos,  não são? Se for preciso também se arranjam mais...

Enfim, tanta matéria promíscua com colegas seus, e Rui Rio só teve olhos para o FCPorto prestando-se ao papel de corista sem rosto no miserável processo Apito Dourado! Que glória! Que épica empreitada! Pois para mim, não passou foi de um acto miserável de oportunismo político do qual nada terá para se orgulhar, se a história prestar justiça aos portuenses e se não for fantasiada por um desses escrivões avençados da actualidade.

Por isso, gostaria que Rui Moreira pensasse bem nisto e que saísse de vez dessa estranha concha  de independência para se dedicar mais à sua cidade e aos seus concidadãos. E porque não ao seu clube?

6 comentários:

  1. Qual é o complexo de Rui Moreira de ir ao estádio do Dragão, e, não ser só portuense, mas também portista. Promiscuidade de quê !? Futebol política... Por favor, veja no seu amigo Costa, que vai muitas vezes ao estádio da luz como benfiquista, é promiscuo?...
    No meu voto comi um sapo porque não gosto de políticos, mas gosto da minha cidade. Rui Moreira nunca me disse nada, e ainda hoje tenho a mesma opinião, espero me enganar em relação à cidade, e em relação ao portismo dele, que se explique e não confunda cabeças.

    Abílio Costa.

    ResponderEliminar
  2. Ou seja pelo que escreveram JFiel e MSerrão o RM anti centralista, "morreu" ?!

    ResponderEliminar
  3. Embora de natureza diferente o ultimo artigo de opinião do Jorge Fiel , sobre o mau cheiro é muito elucidativo sobre como rola o país.

    ResponderEliminar
  4. Fucking touché!

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  5. Olá
    Antes de mais, cumprimento ao autor do blog que «conheço» de outras paragens na blogosfra e dou-lhe os parabéns por ste espaço.
    Porque «acompanho» o «caso» Rui Moreira e algumas das polémicas em seu redor, relativamnte ao (não)ocupar o seu lugar na Tribuna de Honra no Dragão, tenho para mim que faltarão dados ( públicos) a esta «história». Por isso, atrevo-me a pensar que «quem não se sente, não é filho de boa gente» e, tanto quanto se saiba, Rui Moreira é filho de boa gente e estou certo, que ele também é gente boa. Já outros....
    Cumprs e parabéns por este espaço da blogosfera

    Augusto

    ResponderEliminar
  6. Augusto,

    Como aqui disse, seja lá o que tenha acontecido para justificar a decisão de Rui Moreira, acho uma infantilidade que Pinto da Costa e o Presidente da Câmara estejam de costas voltadas quando deviam estar unidos. Eu não me revejo nestes portuenses, de mais a mais quando há tanto para fazer no Porto e no Norte para combater o centralismo.
    Por que será que não vejo ninguém preocupar-se com o Presidente da Câmara de Lisboa nem com a sua presença assídua no Estádio da Luz? Isso é que acho muito estranho, quase doentio.
    Pinto da Costa, que eu saiba, também é filho de boas famílias...

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...