29 outubro, 2014

Uma gala sem sal nem pimenta. Chôcha!


Espero não surpreender ninguém se passar a falar menos de política e dos políticos. A paciência tem limites.

Se a política em si mesma nunca gozou de boa reputação, se anda justa e lendariamente associada ao mundo fétido das pocilgas, os políticos, por sua vez, pelo seu comodismo, por falta de brio, ou por mera incompetência, vão continuar naturalmente a ser comparados aos suínos que as habitam. Se não arriscam mais de si mesmos, se não querem comprometer-se a sério com os cidadãos além de verbalizar processos de intenções, que prometer para convencer o eleitorado, é porque não se importam muito de continuar a viver sob o estigma do curral. Nesse caso, por mim, podem esperar sentados, jamais lhes darei o meu voto. E podem à vontade tornar o voto obrigatório, que a minha decisão está tomada.  

Não é por acaso que os cidadãos tendem a concentrar-se no futebol e a afastar-se  da política. Os portistas, por efeito das muitas alegrias causadas pelos sucessos desportivos do clube nos últimos anos, em contra-ponto com o desprezo que os políticos têm lançado ao FCPorto e à cidade, acabaram por canalizar para o clube todas as expectativas, dado já não esperarem nada de positivo dos governantes. Pessoalmente, não perco um segundo a ouvir Passos Coelhos, Cavacos, Sócrates, Barrosos, Constâncios,  e toda a súcia que os rodeia, porque já interiorizei que nada de sério e importante pode sair daquelas bocas. E tenho a certeza que não estou errado. Por isso, prefiro falar do FCPorto.

Assisti a mais uma Gala dos Dragões de Ouro, e não gostei do que vi. Exceptuando a entrega dos troféus aos atletas e colaboradores, acho que em relação a anos anteriores a qualidade do espectáculo piorou. Os humoristas convidados não tinham piada nenhuma, e os cantores (rappers e fadistas) não tinham grande interesse. O único de jeito foi Jorge Palma (eu gosto), mas mesmo ele não esteve brilhante naquele "concentrado" minimalista de canções. A acústica não ajudou, e o público também não.  

Além disso, há efectivamente um aburguesamento instalado na estrutura dirigente do clube (não serão eles que contagiam o público?). Falta alguém - que não é Júlio Magalhães seguramente - que perceba alguma coisa de espectáculos daquela natureza, que transmita mais leveza e naturalidade ao evento. E falta essencialmente público que seja capaz de aportar mais  calor, vivacidade, alegria e espontaneidade ao ambiente. Há demasiado formalismo na entrega dos troféus, e tempos demasiado longos de silêncio. Curiosamente, ou talvez não, sempre o silêncio... 

Por que será que este clima não me espanta? Talvez por ser pública e notória a incapacidade do FCPorto encontrar alguém que perceba realmente de comunicação e saiba organizar eventos de carácter festivo, e não de espectáculos a lembrar outro tipo de cerimónias. Júlio Magalhães é um locutor de televisão, não tem tarimba de criativo. Aliás, nem sei porque foi ele o apresentador da cerimónia quando tinha no Porto Canal gente mais habilitada para a tarefa (mulheres, sobretudo!).

Sobre organização, no ambito do clube propriamente dito, o FCPorto dá cartas. Na comunicação, ainda não. E faz muita falta.

PS-Esqueci-me de citar a gafe mais grave em termos de televisão: a falta de pontualidade. O início do espectáculo propriamente dito estava anunciado para as 21H30, começou perto das 22H00. No Porto Canal isto é recorrente.

7 comentários:

  1. Silva Pereira29/10/14, 20:10

    Boa noite,

    Concordo em absoluto ... mas quando diz que que não sabe pq JM foi escolhido está a brincar ... então o chefe podia deixar de aparecer? Chefe é chefe.
    Outra coisa que me espanta é o "despachar" a entrega dos dragões, até nos óscares os homenageados têm um tempo para discursar. O tempo da festa de certeza que não estava condicionado pelo PC porque na sua programação é repetitiva ... também não me parece que seja para os jogadores se deitarem cedo não acredito que se deitem antes das 24 horas, só vejo uma razão é para não aumentar a conta da luz.
    Uma coisa é certa para se fazer um festa dessas mais vale entregarem os prémios por correio.

    ResponderEliminar
  2. Foi um espectáculo à Júlio Magalhães, de cor, mas, pobre de ideias e sem conteúdo, foi tão rápido que acabou antes do intervalo.
    Um Jorge Palma cheio de sono e uns comediantes brejeiros sem piada.
    A instituição FCP, sócios convidados e espectadores mereciam coisa melhor.
    Pró ano há mais...

    Abílio Costa.

    ResponderEliminar
  3. JOGOS DO FC PORTO EM DIRETO BREVEMENTE NO PORTO CANAL?
    A FC Porto Media, empresa detida pelo clube da Invicta, estará em vias de chegar a acordo com os espanhóis da Mediapro, que actualmente detêm o canal, para concretizar a aquisição do Porto Canal.
    Segundo a NovidadesTV, a aquisição do canal por parte do Futebol Clube do Porto será um negócio que irá custar cerca de 7 milhões de euros ao clube, sendo que 4 milhões será o valor de aquisição da marca «Porto Canal» e 3 milhões estão associados à produção de conteúdos para o canal, que deverá continuar nas mãos da empresa espanhola MediaPRO.
    O contrato acordado em 2011 estipulava que a Media Luso, braço português da Mediapro, ficaria responsável por 60% da produção após a compra da estação de televisão por parte do Futebol Clube do Porto.
    O Porto Canal, caso se concretize a compra, poderá transmitir, em direto e exclusivo, os jogos da equipa profissional de futebol do próprio clube – no Estádio do Dragão.

    ResponderEliminar
  4. Caro Rui Valente
    Como poderei fazer para receber alertas na caixa de email sempre que surgem tópicos novos no seu blog?
    Já agora, conhece este blog sobre a cidade do Porto:

    http://portoarc.blogspot.pt/

    _____________________
    Claro que este email não será para publicar como post.

    Cumprs
    Augusto

    ResponderEliminar
  5. De facto, o nome F.C.Porto faz subir audiências, mas depois o conteúdo fica muito abaixo das expectativas. Faltou alma e paixão, sobrou Júlio Magalhães.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Anónimo das 23.2o isso é uma boa nova, mas quem é você.
    É um a a pessoa atenta ao Porto Canal, um simples curioso ou um funcionário do da empresa. Não é a primeira vez que são dados uns bitaites, mas até hoje está tudo na mesma.

    Abílio Costa.

    ResponderEliminar
  7. Concordo plenamente com a descrição do deprimente espectáculo feita pelo Rui Valente. É inacreditável ver como, cada vez mais, este Porto canal se parece como apenas mais uma versão dos canais oligarcas e elitistas da capital, apenas muda a localizaçãoo, já que muitos indivíduos até se repetem... mais uma panelinha para meia dúzia de mamões que querem mais é tacho e que o povo se f... se dane!

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...