27 outubro, 2014

De que estás à espera Porto Canal?

Pinto da Costa perdeu a língua?

Não fosse a nossa memória, podíamos admitir - não sem estranheza, sublinhe-se - que o silêncio a que os dirigentes do FCPorto se submeteram, particularmente o seu presidente, se devia a uma qualquer estratégia inacessível às mentes mais simplórias.

Acontece que ainda temos memória, e o que ela tem para nos recordar para além das grandes victórias do FCPorto, é que Jorge Nuno Pinto da Costa, aquele presidente que os adeptos se habituaram a admirar, que nunca se furtou a falar à comunicação social sempre que percebia que o nosso clube estava a ser ostensivamente prejudicado pelas arbitragens parece outra pessoa.

Agora, que estamos mais que nunca a ser afectados por arbitragens desastrosas, de modo sistemático, jogo após jogo, e de forma escandalosa, com o consequente prejuízo na classificação do Campeonato Nacional, Pinto da Costa e a respectiva direcção, não dizem uma palavra! O que se passa? Estarão agora com medo? De quê, podemos saber? Estarão mal de saúde? Será esta mudez uma estratégia? A mim, até se me põem os cabêlos em pé só de imaginar que possa ser uma estratégia, porque por mais astúcia que reconheça ao líder portista, não vislumbro nesta indiferença, neste laissez faire laissez passer, nada que possa contribuir para uma boa gestão na carreira da equipa principal.

Ainda se vivéssemos num país de gente séria, de líderes políticos honrados e fiáveis, com um Presidente da República corajoso e interventivo, talvez pudesse admitir que salvaguardadas as respectivas provas, conseguíssemos rectificar a classificação geral e acertar as contas no fim do campeonato. Mas nós não vivemos nesse país. Estamos em Portugal, numa terra onde a palavra orgulho perdeu toda a expressividade e que apenas serve para ornar a carcaça dos gangsters que nos têm desgovernado. Para eles, que não sofrem na pele a voragem da "crise", faz sentido despertar o orgulho pátrio com ninharias, porque eles sabem muito bem o que fizeram de mal para o surripar da nossa alma. Por isso, pergunto: para que serve um Porto Canal ao FCPorto se não lhe devolve a voz que tivemos no passado sem ele? 

Pela enésima vez digo, que não me anda a agradar nada esta passividade dos dirigentes do FCPorto. Isto de responder em campo, ganhando, é muito bonito mas não resulta eternamente, porque as forças em causa são cada vez mais desiguais. Além de que, é profundamente injusto, desumano mesmo, exigir dos jogadores e do treinador do FCPorto performances que eles não podem dar. Com rotatividade, ou com ideias fixas, mais ou menos ortodoxas, o treinador só pode fazer o que lhe é possível, não tem capacidade para jogar contra equipas de arbitragens preparadas para, com maior ou menor subtileza, negar ao nosso clube faltas a seu favor, ou para as marcar deliberadamente contra. Não é nada, não é nada, mas os penálties são mesmo para marcar, quando e sempre que eles existem, não podem ficar condicionadas a caprichos de árbitros despudorados, quando toda a gente vê claramente o que eles fingem não ver.


Com este silêncio incompreensível, os inimigos do FCPorto e do seu presidente, podem bem concluir que a passividade de Pinto da Costa é o resultado e uma consequência do Processo Apito Dourado, que apesar de o ter inocentado perante os tribunais civis, conseguiu, ainda assim, um feito importante: silenciar o Presidente. 

6 comentários:

  1. Silva Pereira27/10/14, 18:42

    Boa noite,

    Completamente de acordo e é tão fácil argumentar basta ir ao site da UEFA ver as estatísticas da LC e comparar os 3 clubes e extrapolar.
    SLB e SCP são os clubes mais indisciplinados (2 verm e 9 amarelos e o FCP com 4 amarelos) mas se compararmos as faltas a favor e contra então a diferença é abismal.
    Há muito tempo que comparo isso e todos os anos é sempre o mesmo. A conclusão é fácil eles estão mal habituados e não conseguem mudar o chipe.
    O PC também facilmente rebatia os malfeitores do sistema (comentadores, ex-árbitros, etc)bastava fazer a comparação das situações semelhantes comparar as análises quando estão em jogo os 3 clubes.

    Como dizia o João Pinto (o grande capitão) o PH (na TVI) arranja sempre uma lógica para as suas análises só que esquece as mesmas quando os casos são idênticos a favor ou contra o FCP. O caso do penalti (o 1º do Braga) é um bom exemplo.

    ResponderEliminar
  2. Deacon Blue27/10/14, 22:34

    Caro Rui Valente,

    Reparou no papel que o nosso presidente tem feito nos últimos días sobre o novo presidente da liga onde ele (PC) tem sido uma espécie de porta voz do clube de Lisboa. Onde chegamos!!!

    É preciso dizer mais alguma coisa?

    Cmpts

    DB

    ResponderEliminar
  3. Não sei qual é a estratégia, mas sei que noutros tempos, não era assim. Idade, Saúde!... Sei que no clube há lá muita gente com idade e saúde de reagir e manifestar-se às provocações quando somos difamados e roubados descaradamente. O primeiro lugar da tabela classificativa do campeonato, era do FCP se não houvesse roubalheira. Não gosto de choraminguice como alguns piratas da bola da 2ª circular o fazem, mas, gosto de reclamar quando nos vão ao bolso.
    Espero que os responsáveis do FCP estejam atentos e se manifestem antes que seja tarde....

    Abílio Costa.

    ResponderEliminar
  4. Completamente de acordo o processo apito dourado conseguiu atingir o principal objetivo: Silenciar e amedontrar o presidente que concluiu que nao tinha massa critica nem gente capaz de o defender em caso de necessidade.Escrever nos blogues é uma coisa dar o corpo as balas é outra coisa e todos nós temos familia que cuidar...( em Espanha ainda persistem no país vasco uns irredutiveis, em Portugal somos cornos mansos)
    Mesmo nos anos de glória e foram alguns na nossa gloriosa história os árbitros nos prejudicaram bastante mas como ganhavamos e ninguém da estrutura falava as coisas agora estao como estao.Eu pessoalmente só volto ao dragao quando um porco de negro aparecer estendido numa valeta.

    ResponderEliminar
  5. Caro anónimo,

    pessoalmente, não tenho outro sítio onde expressar o meu pensamento que não seja este blogue e já não é mau), mas pode crer que se escrevesse num jornal, ou opinasse numa televisão - mesmo remunerado - fazia da mesma maneira. E se me coartassem a liberdade com ameaças, denunciava o censor, pode ter a certeza.

    A mulher e os filhinhos tinham de aguentar. A desculpa da "família" é forte mas não a aceito. Alguém tem de dar o corpo às balas, se assim não for voltamos à idade média. E é muito cómodo estarmos à espera que sejam os outros a fazer o que cabe a todos, não concorda?

    ResponderEliminar
  6. O presidente ainda é muito, muito útil ao FCP mas tem quase 77 anos...

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...