13 janeiro, 2015

Alô, Alô?! Sr. Pinto da Costa, está lá?

Receio bem que este novo estilo  de dirigir o FC Porto de Pinto da Costa, brando e omisso, possa ser de facto, o princípio do fim de ciclo que os nossos principais adversários andavam a vaticinar. Creio mesmo que ninguém minimamente atento às ocorrências do nosso futebol, não reserve as mesmas suspeições.

Assim mesmo, é muito estranho o aparente alheamento de Pinto da Costa com o que está a acontecer no Campeonato Nacional. Nunca me passou pela cabeça ter de chegar tão prematuramente a esta conclusão, porque apesar dos 77 anos que já leva o melhor Presidente de Clubes português de todos os tempos, não se vislumbravam nele quaisquer sinais de cansaço ou de desmoralização.

Admitindo que o seu distanciamento face ao que se está a passar (o favorecimento obsceno das arbitragem ao Benfica, com influência directa na classificação-geral) se possa dever a questões de saúde, parece-me perigoso, e um tanto humilhante para os portistas que Pinto da Costa não lhes diga nada e os mantenha num intrigante estado de suspense, enquanto o campeonato vai avançando com os rivais de Lisboa a amealharem pontos imerecidos, a comandarem a Liga à custa de arbitragens escandalosas e do apoio incondicional da comunicação social do regime.

Isto, em Pinto da Costa era inconcebível há alguns anos atrás. Afinal, que terá acontecido de tão grave para ter provocado tamanha mudança no seu comportamento? O Processo Apito Dourado foi desgastante, mas terminou com a absolvição de todas as acusações que lhe engendraram. O problema de saúde foi aparentemente resolvido com uma operação bem sucedida ao coração.  Então, o que estará a falhar para Pinto da Costa ter mudado tanto?

A hipótese da estratégia, já aqui foi considerada, mas logo descartada, por parecer inverosímil, e admití-la, só faria algum sentido se a remissão ao silêncio implicasse a abdicação prévia do campeonato, para no final poder provar que se manteve sempre calado e que quem reclamou e beneficiou com isso foi o Benfica. Sendo tudo isto previsivelmente factual, com o sacrifício  da perda de (mais) um campeonato, o que ganharia o FCPorto com tão absurda estratégia num país como o nosso, onde muito se fala de seriedade, de liberdade e de democracia, mas o que se pratica é uma coisa totalmente diferente?

O certo, é que muitos sócios e simpatizantes portistas andam realmente preocupados com esta situação há já algum tempo, sentindo que não estão a ser minimamente esclarecidos sem verem o clube a ser devidamente defendido fora do campo, onde tudo está a ser ilegalmente decidido. Seria caso para pasmar que Pinto da Costa não tivesse plena consciência do que se está a passar, embora possível por factores desconhecidos, mas não pode nem deve continuar remetido ao silêncio, porque do outro lado isso pode ser interpretado como um momento de fraqueza, e muito provavelmente como um sinal de quem se sente comprometido, ou inseguro, o que já foi claramente aproveitado nas últimas jornadas para intensificar o fartar vilanagem do costume e alimentar a moral da prole benfiquista, que continuará seguramente nas próximas jornadas.

De resto, tudo isto parece estranho, surreal. Até o Porto Canal foi, e é, uma decepção. E o Presidente do FCPorto também se revela ausente, demasiado passivo com o que lá se faz, caso contrário talvez não assistíssemos ao recurso sistemático, abusivo mesmo, de gravações sobre gravações para preencher o imenso vazio de ideias, nem víamos o triste espectáculo de presenciar programas desportivos (como os 90 minutos à Porto de ontem) onde as imagens e a voz dos comentadores bloqueavam durante longos segundos, uma e outra vez, provando que dentro daquela casa não há quem super-visione as emissões, não há um verdadeiro dirigente. Júlio Magalhães não é o homem que o Porto precisa porque nem tem ideias, nem competência. Lamento dizê-lo, mas é realmente o que penso.

Quanto ao FCPorto e a Pinto da Costa, fico a aguardar com muita curiosidade pelo desfecho deste mórbido jogo de silêncio quando tudo acabar e nos restar apanhar as canas da festa dos outros... Nesse dia, toda e qualquer explicação será inoportuna. Diria mais: será uma verdadeira provocação. 


2 comentários:

  1. de facto intrigante e triste....

    Ainda para mais num ano em que é tudo em favor dos vermelhos....

    ResponderEliminar
  2. E depois da pulhice que a FPF fez, apesar do comunicado do F.C.Porto, era importante que de viva voz Pinto da Costa dissesse alguma coisa.

    O silêncio e o conformismo deste Porto às vezes, por mais que se procure as razões, não tem explicação.

    Abraço

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...