14 janeiro, 2015

Do "jornalismo" à Liberdade

Para quem tenha dúvidas sobre a hipocrisia de certos jornalistas, cartunistas, ou simples moços de recados que, fieis às suas incongruências, cantaram recentemente hosanas à Liberdade e aos valores ocidentais, tenham a bondade de ler as primeiras páginas dos jornais desportivos durante o tempo que quiserem e digam lá se essa gente merece algum respeito. 

O sectarismo, o desprezo pelas normas mais básicas da democracia, a pulhice e o proteccionismo clubista, são a imagem de marca corrente. Em Portugal, há três diários desportivos, não há um único que paute a sua linha editorial pelo fair play desportivo. Um (O Jogo), há uns anos atrás ainda dedicava alguma atenção ao FCPorto, agora rendeu-se ao centralismo e procura competir com os dois pasquins de Lisboa copiando-lhes a arbitrariedade. A cedência ao imperialismo do Terreiro do Paço, falou mais alto que o amor à descentralização (para não dizer à terra), por isso criou duas edições, uma para o Norte e outra para o Sul. Não fossem os donos disto  tudo zangar-se (não é só o Ricardo Espírito Santo, não)...  

Todos, sem excepção, rendem homenagem ao Benfica, provando ao Mundo, e a quem ainda consegue ter algum sentido ético e de Justiça que há pessoas, muitas das quais jornalistas,  que não merecem viver em democracia, nem em Liberdade. Porque, pessoalmente, não acredito que, uma e outra coisa possam ser disfrutadas em toda a plenitude, sem normas, nem limites. 

Senão, experimentem "livremente" regar uma planta com ácido sulfúrico e digam-me depois se ela consegue vingar. E por que é que, quem gosta de usar ácido sulfúrico há-de ter limitações à Liberdade? Afinal, não é assim que essa gente pensa?


3 comentários:

  1. Já sabemos que no jornalismo há muita hipocrisia, cada um conta a historia conforme lhe dá mais jeito. Cada um tem o seu credo a sua filiação e o patrão que lhe paga.

    Na religião ninguém pode lavar as mãos, todos têm uma nódoa negra no seu livro: A Inquisição, os cruzados, a guerra protestantes e católicos, Intifadas religioas, Jiade e por aí fora.
    Sou contra aos extremismos, sou a favor da liberdade mas que impere algum respeito, embora às vezes até nós exageramos. É um mundo cruel onde o capital fala mais alto.

    Em relação ao jornal Jogo, é como tudo, no salve-se quem poder, não resistiram ao doce Império e daí, abriram as suas portas às vendas beijolando o inimigo. Os outros Pasquins da capital são fieis aos seus clubes ignorando sempre o FCP, e quando falam é para denegrir.

    O presidente do FCP é o mesmo, mas já não é a mesma coisa. O problema nisto tudo, é o silêncio do FCP, que tarda em se manifestar, que quando vier a intifada já é tarde, e depois é pregar no deserto. O mal é que estes clubes batoteiros estão sediados na capital do Império, de onde o desprezo pelo resto do país é gritante.

    Abílio Costa.

    ResponderEliminar
  2. Jornalistas cobardes e vigaristas é o que temos neste momento, quer em relação ao desporto, quer em relação à politica, então os do norte ainda são piores, porque estão a trair a região que deviam defender.
    Abraço
    Manuel da Silva Moutinho

    ResponderEliminar
  3. Correio da Manhã "REGIONALIZAÇÃO"

    António Costa e Rui Rio alinhados.

    Será mais uma mentira ou uma realidade.

    Quantas vezes estes políticos já se serviram da regionalização, para depois a meter na gaveta...

    Abílio Costa.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...