05 janeiro, 2015

Sócrates ensinou-me que se for preso a TVI vai-me entrevistar à cadeia

Terminado que foi mais um ano de incompetência e de malfeitorias do actual Governo, resta-nos o recurso da fé pela fé, para esperarmos que em 2015 algo mude para melhor. Está provado e comprovado, que [mais uma vez], Portugal não consegue eleger gente com gabarito e capacidade para governar, privilegiando a qualidade de vida e os interesses fundamentais da população, que é para isso que os Governos servem. Fado, é isto mesmo, e não fui eu quem o baptizou de canção nacional...

Ontem, quando me preparava para pagar a gasolina na EN13 num posto perto de Vila do Conde, dei com dois indivíduos a falar alto e bom som, sobre o caso do momento: a prisão de Sócrates. Não posso reproduzir exactamente a curta conversa, mas era mais ou menos isto: "olhe amigo, por acaso, eu até admirava o Sócrates, mas se ele realmente fez aquilo que se diz, então que pague por isso, mas cá para mim isto cheira-me a politiquice. Dizia o outro: pois é, eles são todos iguais, é tudo a mesma coisa. E repare que isto aconteceu depois de uma sondagem dar o PS como vencedor das próximas eleições. Não está certo prenderem um gajo sem antes terem provas. E mais não ouvi, porque paguei e fui à minha vida.

Já no carro, dei comigo a pensar naquela conversa de ocasião e como a comunicação social pode baralhar a cabeça das pessoas e levá-las a ceder à semente das emoções que lhes é injectada como se de cerveja à pressão se tratasse. Poucos pensam no papel e nas dificuldades dos juizes, e menos os que se interessam pelo caminho a seguir para estancar a génese do problema, que como sabemos é a violação do segredo de Justiça. Era isto, que eu gostava de ouvir o povo discutir, visto ser a corrupção o tipo de crime mais difícil de investigar e de provar. Assim, parece que o importante da avaliação destes casos é saber a que partido pertence o suspeito, ou se simpatizamos, ou não, com ele.

Era na tecla da violação do segredo de justiça que eu gostava de ver a oposição no Parlamento carregar com persistência, até obter a decisão de priorizar a discussão para se chegar à solução do problema. Mesmo estando em minoria, é precisamente nestes casos, em que momentaneamente "todos" estão de acordo na necessidade de mudança, que a oposição pode tirar dividendos políticos e marcar pontos de verdadeira utilidade pública. Não me parece é que a perseverança dos partidos da oposição seja bastante para lá chegar... Porque, não tenhamos ilusões, o que aconteceu agora a Sócrates não é novo, no futuro, muitos mais segredos de justiça vão ser transgredidos e o choradinho do dolce fare niente vai-se voltar a ouvir.

Mas, independentemente do desfecho do caso Sócrates, há uma conclusão que se pode daqui retirar, que é a falta de categoria dos políticos contemporâneos. Já falei de Mário Soares e da triste figura que as suas manifestações de solidariedade ao amigo lhe emprestam, por isso não vou repetir-me. Apenas digo que, se Sócrates fosse o homem excepcional que devia ser para merecer o cargo de 1º. Ministro, nunca cederia à soberba de viver acima das suas possibilidades, visto ser esse o argumento que ele próprio supostamente alegou para  recorrer ao financiamento do amigo e viver como um lorde em Paris. Só isso, define a mentalidade dos políticos de agora. Se eles fazem questão de passar a mensagem de que são pessoas como as outras não é por humildade, porque a humildade pressupõe alguma capacidade para lidar com uma vida sóbria, coisa que Sócrates não foi capaz. A humildade dos políticos serve para "normalizar" comportamentos que de outra forma chamariam demais a atenção, como o que se constata agora das supostas relações com o amigo em matéria privada, pelos empréstimos e transferências de dinheiro. Como cidadão, não é este tipo de político que quero a governar-me, quero  gente que porventura já não existe, mas assim mesmo não estou disposto a abdicar desses padrões de exigência. Nem que isso implique nunca mais voltar a exercer o meu direito ao voto.

É nesta mesma onda que navego em relação ao actual Governo. Para mim, Passos Coelho é mais um candidato a qualquer lugar importante para si próprio. O objectivo não é muito diferente do de Sócrates, e de outros que abandonaram o Governo, para se governarem... em Bruxelas.

Lamentavelmente, a ralé política goza de grande amplitude e é transversal às siglas partidárias. Só os partidos da oposição se safam. Resta-nos saber se é por ainda não terem provado do inebriante perfume do poder.

3 comentários:

  1. Deacon Blue06/01/15, 13:07

    Bom dia Rui e Bom Ano Novo!

    É um prazer ler os seus textos, e as suas opinioes! Obrigado!
    Pela parte que me toca, voce resume de forma perfeita o que na maioria das vezes penso sobre o estado deste país e desta gente.

    Evidentemente que nao devemos de perder a esperança, mas receio bem que tenhamos um futuro muito complicado pela frente.

    Temos um poder político que mais nao sao que representantes de intereses instalados.
    Por muito que digam que nao, o que se tem passado nos últimos anos diz que sim.
    Com os partidos do poder completamente possuidos por esses intereses, parece-me obvio que quando mudam de líder, o novo líder é-nos servido na bandeja depois de ser o escolhido pelos mesmos intereses instalados. Tomem lá, é o que temos.....desolée!
    O NOVO LIDER aceita e vai dar seguimento às politicas/regras impostas pelos "grandes" grupos económicos/banca, etc. que controla tudo neste país! caso contrario, NEM A ELEIÇOES PARA LIDER DO PARTIDO TINHA CHEGADO!
    A forma como esses "grandes" grupos economicos impuseram as suas políticas económicas ao longo das ultimas "décadas de crescimento", revelam a mesquinhez que afinal sao como gestores.Portugal é o seu mundo e a sua estratégia (pequeno diga-se)...
    Tomaram o poder num país de merda e sem valores e vejam lá, sao uns senhores!!! Ena pá!!!
    Queria ver como seria num país de maior dimensao e com gente de pulso!....Nao estavam presos nao senhor, estavam era pendurados num pedestal.
    Em boa verdade, os Portugueses na grande maioria deram para o peditorio ao longo destes últimos mais de 30 anos e pelos vistos vai continuar a ser assim pois o partido socialista já se prepara para voltar ao poder e lá teremos mais do mesmo.ALGUÉM TEM DUVIDAS???

    Eu também já estive numa estaçao de serviço a tomar café e ouvi algo deste tipo "...temos o Costa pois claro mas em quem é que temos mais para votar?..."

    Falta-nos "cojones" como dizem os Espanhois!
    Somos uns bacanos que andamos a ser comidos por chico-espertos à grande. Só que isto é tao pequeno que já nem para eles chega, vejam lá a gula hehehe! Tudo tao obvio, acho eu....

    E pá, os Portugueses estao é mais preocupados com as novelas, com o futebol, o canto alentejano, o fado, e um qualquer tuga que ganhou o premio do maior peido do mundo num concurso ali para os lados das Filipinas, e nem se dao conta que em 2014 passam o ano em frente a uma tv a ver a casa dos degredos com um qualquer asti manhoso marca branca a acompanhar.
    Sinais dos tempos e da sua evoluçao pois claro...

    Tenho filhos e estou a fazer o que posso para os tirar daqui, JÁ!
    Nao tenho mais margem de manobra tempo ou paciencia para escutar o que quer que seja. Isto é um barco a ir ao fundo, completamente.

    Hà quem diga que a gente tem o que merece....

    Grande nivel a que isto chegou.

    Um abraço!

    Deacon Blue









    ResponderEliminar
  2. Pois é, Deacon, o optimismo agora viaja pelas cadeias e tem um mestre. Pelos vistos, quem por lá passa, sai com a moral reforçada... Assim disse Soares & Cª.

    Exemplar!

    Um abraço e um Bom Ano também para si e família

    ResponderEliminar
  3. Se houvesse justiça sobre os políticos, não tenho duvidas nenhuma que era necessário fazer mais prisões para lá meter estes lesa Pátria.
    Este País para os políticos, o crime ainda compensa, veja a quantidade de ladrões políticos que por aí andam assobiar para o lado a mandarem bytaites e ninguém os mete lá dentro.
    Governantes incompetentes e ladrões que gastaram milhões em estudos para TGVs e para isto e para aquilo e nada se fez, Bancos mafiosos, gestores, oportunistas, vigaristas e ladrões, que são ainda indemnizados com milhões para saírem.
    Sócrates teve azar em relação muitos que por aí andam, porque lhe saiu um Juiz profissional, sério e competente que o vai julgar, o resto como Mário Soares e tantos outros da peregrinação a Évora é gente de folclore.

    Abílio Costa.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...