16 outubro, 2015

Dedicado aos portistas da blogosfera


Resultado de imagem para somos porto

Caros amigos portistas,

Cansado de ler os vossos comentários [justíssimos] na blogosfera, contra a comunicação social portuguesa, trauliteira e mafiosa, sem nada poder fazer para vos ajudar, gostava, mesmo assim, de vos dar algumas sugestões. Sei que vocês têm muita razão de queixa pela forma letárgica, quase submissa, como nos últimos anos a Directoria e o próprio Presidente do nosso clube têm reagido às provocações que os moços de recados do regime continuam a fazer ao nosso clube. E têm razão acrescida, quando lembramos que num passado ainda recente, Pinto da Costa nunca deixava este tipo de provocações sem resposta. É verdade. Só que o tempo passa, a idade e a saúde começam a fazer sentir-se e Pinto da Costa tem todo o direito e mesmo o dever de se distanciar um pouco dessas picardias. 

Nada impede porém que, continuando ao leme do FCPorto, não possa delegar em alguém da sua confiança e com perfil para tal, a tarefa de bloquear este tipo de pelejas. Assim, indiferente, é que não pode continuar. Tenho a certeza, que se nada se fizer, esta gente execrável vai continuar a provocar-nos, a usar a nossa imagem para nos chacotear, como é disso "bom" exemplo o recente anúncio do FCPorto - Maccabi Tel-Aviv FC, promovido pela "querida" RTP com imagens de jogadores do Benfica... Isto, é tudo, menos respeitável. Não há argumento, por mais refinada que seja a imaginação, que justifique um anúncio desta natureza. E vocês, amigos, gostaram? Eu, também não. E a SAD portista, o que terá a dizer sobre isto? Encolhe os ombros? Estará disposta a promover o clube rival com um anúncio que só ao FCPorto diz respeito? Seria o cúmulo da parvoíce!

Outra coisa que os sócios podiam fazer, porque têm esse direito, era passar a questionar a Administração portista sobre o andamento do Porto Canal, porque ao contrário do que todos esperávamos, e exceptuando a transmissão dos jogos das modalidades, a programação é uma miséria. Sintonizar o Porto Canal é quase um acto de masoquismo. Receio bem que, os poucos programas de qualidade, como é o caso de "Os caminhos da História", do Joel Cleto, acabem por prejudicar o trabalho dos seus autores, e se transfiram um destes dias para um qualquer canal de Lisboa. Além disso, dá uma péssima imagem do nosso clube. Não há qualquer reciprocidade entre a qualidade do clube e do canal.

Entretanto, e enquanto nada disto mudar, os adeptos, as claques, por exemplo, podiam contribuir de outra maneira para combater estas provocações. O humor, é muitas vezes uma "arma" letal. Cartazes com frases contundentes, irónicas, deviam ser sempre exibidas quando haja motivos para tal (não faltam). E os super-dragões podiam fazê-lo em grandes tarjas, bem colocadas, de modo a que todos vejam, sobretudo as câmaras de tv... Bem sei, que o Porto Canal  também podia (e devia) contribuir para apoiar o clube, de outra  maneira claro, com programas diferentes da porcaria que se faz nos outros canais, mas está visto que não há lá gente, com imaginação e vontade para isso. Júlio Magalhães, não é homem de causas, nem de ideias, está visto. 

O que me parece que devíamos evitar, era a rendição, o conformismo que, decerto modo, a direcção do FCPorto está a transferir para os próprios adeptos.

Ser Porto, acho eu,  não é isso.

1 comentário:

  1. Não percebo a passividade do FCP, já não falo do presidente, esse à muito que parece estar num estado de conformado.
    É uma vergonha que alguns jornalista parasitas radicais de vários canais de televisão nos vêm insultado, gozando com a Instituição que tanto tem feito no desporto nível internacional por este país.
    As Bestas que nos insultam fazem-no a coberto dos seus chefes porque nada receio.
    Depois de termos um canal (porto canal) ao dispor para nos defendermos desta canalha, desta praga, e nada acontece. Sinto muito que os responsáveis do FCP estejam a Invernar.
    Sinto muito como grande portista que sou.

    Abílio Costa.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...