17 maio, 2016

Carta aberta a um destinatário improvável


Pinto da Costa festejou aniversário no museu


Senhor Pinto da Costa,


Depois de tomar conhecimento de própria voz, que não lê, nem quer saber de blogues, gostava mesmo assim, de lhe colocar algumas questões, não cara a cara, porque o senhor agora se esconde, mas como se estivesse a falar a Deus, que segundo a fé cristã está em toda a parte. Talvez seja essa a via indicada para comunicar a seu gosto. Pretendo questioná-lo sem esperar que me responda, até porque segundo os seus critérios informativos, sendo eu autor de um blogue, não mereço a respeitabilidade de jornais íntegros, como a Bola, o Record e do JN à moda do Bairro Alto.

Quem sabe resida nessa sua superioridade divina a explicação para a compra de um canal que devia servir para comunicar com os nossos, mas que em vez disso, optou por se transformar num pobre estúdio de gravações, candidato a copiar o pior da saloíce lisboeta. Não imagina, como fico impressionado e altamente confiante no futuro do FCPorto, quando vejo os colaboradores do Porto Canal, a começar pelo seu Director Geral, sempre muito empenhados em tranquilizar os lisboetas jurando a pés juntos que o Porto Canal não é, nem será um canal só para o Porto e para o Norte... Não calcula o quando me orgulham estas manifestações de cosmopolitismo, e de carácter...

Até a Maria Cerqueira Gomes, sr. presidente, aquela miúda gira e divertida que tanto prometia e a quem em tempos aconselhei alguns cuidados com o sucesso, já assimilou a cultura do beija-mão à capital. Sabia que até naquela página do jornal Dica da semana do Lidl dedicada às meninas "famosas", a Maria repetiu aquilo que o chefe Juca decidiu enfatizar para que em Lisboa não pensem mal de nós? Cautelosa, Maria afirmou: " desengane-se quem espera ver um programa sobre o norte do pais. Não é centrado na região. É feito no Porto, mas isso não significa que seja apenas sobre o Porto, pelo contrário"... Claro Maria, só do Norte? Credo! Que horror, nem pensar! O Porto Canal seria incapaz de fazer uma desfeita dessas ao Sul, sobretudo à capital, que sempre nos tratou com tanto carinho e consideração, na politica como no desporto! Aliás os lisboetas estão sempre preocupados com o Norte, até nem desviam verbas que nos são devidas para Lisboa, nem nos rapam fundos europeus. A TAP, e o aeroporto Sá Carneiro são alguns exemplos, e o Metro do Porto também, que como se sabe, não pára de crescer... Por que havíamos nós então de ter uma televisão exclusivamente para a província? Lisboa tem para aí uns dez ou doze canais, hiper-centralistas, mas que mal tem isso? O que é preciso é ajudar Lisboa sem complexos provincianos, mesmo que continue a ostentar a coroa da capital do país mais centralista da Europa!

Finalmente, senhor Pinto da Costa, vamos às perguntas. Diga lá, sem me responder:

  • o que acha que os nossos amigos lisboetas (dos clubes locais e não só) pensarão da sua actual política de comunicação para defender o FCPorto? Acha que ainda o temem? Que olham para si e para o FCPorto com o respeito e a dôr de cotovelo do passado? 

  • dado que só tem olhos e ouvidos para os super-dragões, qual é a sua opinião sobre o estado de espírito da restante maioria dos adeptos quanto ao momento actual do FCPorto? Acha que foi só um mau ano, um acidente de percurso? E os três anteriores? Também foram obra de factores estranhos à sua gestão?

  • uma vez que concordou com o Júlio Magalhães quando afirmou que o FCPorto esta época não tinha razão de queixa das arbitragens, deseja que a próxima seja igual, que eles apitem com a mesma isenção? E já agora, vai continuar corajosamente mudo e teimosamente alérgico aos blogues portistas?

  • irá despedir Bernardino Barros por ter falado no colinho do Benfica, e promover a benfiquista Sónia Balieiro a Directora Geral do Porto Canal, já que o Júlio Magalhães é o que se (não) vê? Olhe que ainda lá está outra irmã (gémea), sabia? 

  • consciente da sua equidistância com as coisas importantes do clube, posso saber (sem mo dizer) de que assuntos fala com os restantes elementos da SAD, além de negócios? Precisando: será que alguma vez admitiu gizar um plano, uma estratégia, para o FCPorto não ser humilhado dentro e fora do campo, como foi este ano? Ou isso nem lhe passou pela cabeça?

  • por último, pergunto-lhe: sente-se bem, confortável com os portistas em geral (são imensos), além dos super-dragões?
É tudo, senhor presidente. Do lugar em que agora decidiu colocar-se, não espero que me responda, isso é lá mais para as pessoas, não para intocáveis. Mas não exagere, faça um esforço.

Diga-me: nem a si próprio se digna responder? Ou, não sabe?


12 comentários:

  1. Ainda bem que já não tenho o Porto Canal, assim já não me irrito com os engraxadores do norte, mais um canal ao serviço do centralismo, que nojo. Quanto ao presidente do nosso clube, já não acredito que ele consiga fazer alguma coisa, como dizia o Ivic:Finito.
    Abraço
    Manuel da Silva Moutinho

    ResponderEliminar
  2. Moutinho,

    você já reparou que ainda há portistas ingénuos que não conhecem a fronteira entre a competência e o acaso? Cada um acredita no que quer, mas no que a mim respeita, a crença só se reforça com outra coisa terminada em "ência", que não é paciência, é competência. E é isso que falta à liderança do nosso clube.

    Para a Taça, é só um jogo, tudo é possível. Mas campeonatos, só com competência e muita coragem.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Ainda hoje a falar com um amigo em relação ao sr Pinto da Costa, disse-me ele:- Por mais consideração que se possa ter por o Sr Pinto da Costa, ele hoje está como os carros quando têm alguma idade e começam a gastar óleo, é preciso mudar (comprar) por outro mais novo para não dar despesa.

    Sem tirar responsabilidades à NOS não há duvidas que os sócios e adeptos dos FCP foram desconsiderados, desprezados no negocio e não vale a pena falar com o Provedor do FCP ( se é que já existe) porque já é um caso consumado infelizmente.

    A responsabilidade do sr Juca ser o maior do Porto Canal é toda do FCP porque foram eles que o lá meteram. Aquilo é um covil de portista politicamente correctos que falam pela vós do dono, de gajas e gajos vermelhos que minam a estação e de gente de um pedantismo a toda a prova, com poucas grelhas ( ou programas ) de qualidade. O Porto Canal não é carne nem é peixe é uma merda.

    Abílio Costa.

    ResponderEliminar
  4. Prezados Portistas, Portuenses e Nortuenses!

    Portugal? Evidentemente, que me sinto quase inteiramente expresso, nas palavras de Rui Valente.

    Estou completamente, em acordo com quem teve (e continua, bem entendido) cordante com as palavras da Autor do Blog "Renovar o Porto" (por algum lados, se tem que começar? Além do mais, defender, estrénuamente, contra o esvaziamento desta cidade, amada minha amada, e quando ia á Casa Chinesa, já não existe "O Grande Golo, nem o "Tamegão"). E senti-me revoltado, por haver tantos Nortistas, de Viana do Castelo, Bragança, Braga...Até ao PORTO?

    Obrigado Nortistas, Portuenses (que como Rui Valente friza, "se não queres passar por cínico não digas que amas o Porto, se odiares o Futebol Clube do Porto") o que é para mim um cúmulo de hipocrisia). Do stus quo em que este Pinto da Costa nos enviou--mais uma vez, medroso de fazer o Porto Canal, de se ter de facto, ver de perder o valor aos patrocinadores, encolheu-se e vendeu-o à NOS, sem acautelar os direitos do zé-pagante, fossem eles adeptos do Porto, ou não... De facto, só tenho pena, na programação actual, dos "Caminhos da História". E não é com "Clubes de Cozinheiros" ou "Querida Maria", que atrairesmo, a atracção--passe o intensual pleonasma, com que nos iríamos obrigar a mudar a rede de telecomunicações que temos. Há alguma similaridade esta obrigaturiedade salazarista, no campo de futebol, com "mesmo que não sejas do Glorioso, o és!")
    Pequena recordar do que o sr. Silva, nos privou, por ordens da CEE, vendeu à espanhola Pescanova, enquanto Primeiro-Ministro...

    https://youtu.be/Git-48_CPww

    Felicidades a todos! E traremos mais uma Taça... Sem dúvida. Este seria o que Pedroto, ido, mas como Borges nos ensinava, "quem existe nos mortos, são somente, a memória que em nós persiste"...

    ResponderEliminar
  5. Viva Júlio!

    por mais que se esforcem, há determinados "portistas" que não são capazes de esconder quanto se pelam de medo por dizer ou fazer algo que possa melindrar a imperial Lisboa. Eles não se importam que essa forma de estar só os deixa ficar mal perante os seus conterrâneos desde que agrade àqueles que dominam isto tudo da forma mais ignóbil e anti-democrática que se pode conceber. No fundo,estão a fazer uma declaração de cobardia e a trair todos aqueles que na história da cidade a tornaram muito nobre e digna como raza o brazão. São um nojo!

    Um abraço e mta saúde!

    ResponderEliminar
  6. Viva Rui, bons olhos o leiam.

    A Sónia Baleia e o puto com nome magrebino e ar de parvo já foram postos na rua?

    O Corona já se retratou dos tais likes nas fotos dos vermelhos?

    Enfim, é o descalabro total. O ADN foi-se. Não há consequências e portanto caminhamos para o abismo.

    ResponderEliminar
  7. Mas, o exemplo vem de cima.
    Quando há sorrisos do Presidente depois de um golo sofrido, o que pensarão os verdadeiros portistas? E os que não são portistas, como a maioria das incompetências do Porto Canal e dessa estrangeirada que vem para o Porto para se promover e mostrar nas redes sociais? É a estupidificação social totalmente embrenhada nos balneários.

    Por falar nessa espécie de canal, já não vejo há meses. É um autêntico lixo sem identidade.

    Sinceramente começo a não ter paciência para os dirigentes do meu clube. É incompetência a mais. Estamos irreconhecíveis.

    ResponderEliminar
  8. Júlio o Sr. Silva devia estar preso por crimes de lesa Pátria. Em vez disso... foi reeleito, sem necessitar sequer de segunda volta.
    Povo desgraçado, fascismo vivo 40 anos depois. Muitos têm apenas o que merecem. Tenho pena dos outros.

    ResponderEliminar
  9. Será que vamos ganhar a Taça! Neste momento pela lógica como decorreu a época, temos 50% 50% de hipótese como o Braga! Eu sei que estes jogos de finais tudo pode acontecer, mas infelizmente nós portistas andamos com o Ego muito em baixo. Mas, na verdade verdadinha, se não ganharmos a Taça é uma vergonha, é mesmo uma vergonha! Vamos ser como S.Tomé ver para crer.

    Abílio Costa.

    ResponderEliminar
  10. Soren,

    seja também benvindo, ao RPorto! Você e uns quantos mais (infelizmente poucos) que se dão ao cuidado de aqui comentar e apoiar na maior parte das vezes as minhas crónicas pouco politicamente correctas, são daqueles que olham para o que se está a passar sem obrigações de reverência a quem já não é o que era. Fez coisas importantes no FCPorto? Fez! E isso já me fartei de o reconhecer, aqui no blogue e em toda a parte. Só que essa pessoa deixou-se dominar pela soberba e agora está a fazer muito mal ao clube e a todos nós que o admirávamos e gostámos do FCPorto. Pessoalmente, não acredito que ele volte ao que já foi, pela simples razão de não dar sinais objectivos que tenciona fazê-lo. Isto de termos de jogar contra tudo e contra todos, não pega se não formos combativos e assertivos nas contratações. Hoje, até podemos ganhar a Taça, é apenas um jogo, uma final onde tudo pode acontecer. Mas não é a Taça que me vai alterar as convicções sobre o actual quadro dirigente do FCPorto, a começar pelo Presidente e a acabar em toda a SAD.

    Um abraço e obrigado pelas palavras solidárias

    ResponderEliminar
  11. Caro Rui Valente,
    Eu sou um leitor assíduo de blogs, ao contrário do presidente Pinto da Costa que segundo diz não lê.Possivelmente ficou-se pelo cântico negro do José Régio e pelos pasquins que lhe colocam na secretária pela manhã.Mas o presidente que nos habituamos a respeitar, ouvia a chamada " voz do povo" e foi assim que juntos nos tornamos grandes.Azar dele e de quem os acompanha que mudaram.Nós e aqui acho que posso falar no plural, mantemo-nos sempre fieis aos nossos princípios e ao nosso berço.
    Abraço e saudações Tripeiras!

    ResponderEliminar
  12. Caro Luís,

    digo-lhe o que já disse muitas vezes a quem comigo priva e aqui mesmo no blogue:

    nunca imaginei que Pinto da Costa, inteligente que é (ou era), conssentisse que as coisas resvalassem para esta fossa, a ponto de deixar o FCPorto (e todos nós portistas) ser humilhado de jornada a jornada com qualquer Tondela e no próprio Dragão.
    Ainda hoje estou por saber as causas que o levaram a tamanha metamorfose. Enfim, vamos ver no que isto vai dar.

    Um abraço

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...