14 setembro, 2017

FCPorto, paga juros de 4 anos de desmazelo administrativo

Esta gente merece RESPEITO!

Há uma característica na personalidade de Ronaldo com a qual não simpatizo nada, que é ser demasiado exibicionista. Ainda que se compreenda, porque o seu currículo fala por si, penso que essa forma de estar só lhe trás desvantagens e inimizades, perfeitamente dispensáveis. Mas Ronaldo tem uma enorme virtude, que é a ambição constante de se superar. Ao contrário de Messi, que é um talento nato, parecendo ter nascido numa bola de futebol, Ronaldo não teve esse privilégio, e é precisamente isso que lhe acrescenta mais valia, ou seja , teve de trabalhar muito para ser o jogador super-eficiente que é.

Ora, não tendo Ronaldo nada a ver com o FCPorto foi a partir do seu exemplo que ontem voltei a interrogar-me sobre as causas que podem ter levado o meu clube nos últimos anos a contratar jogadores sem praticamente conhecer as suas qualidades. Sobre as causas, acho que as conheço mais ou menos bem, ainda que não tenha sido a SAD, ou o Sr. Pinto da Costa a anunciá-las (era o que faltava, dirá ele), mas prefiro por agora não me pronunciar. 

Não querendo generalizar, a verdade é que, a olhar para o tipo de jogadores que o FCPorto tem contratado, para a sua personalidade, nível técnico e físico, a ideia que fica é que não têm nada a ver com o passado. É difícil afastar a impressão que a  pesquisa e contratação de jogadores é feita um pouco ao calhas ou por imposição de  interesses que não os desportivos. Sem citar nomes, porque não quero contribuir para desestabilizar o clube, há jogadores no FCP que padecem de falta de qualidade física e técnica para poderem vingar num clube de top, como o FCPorto. Ando a escrever isto há alguns anos, o que é mau sinal.  A falta de técnica e potência física a chutar é por demais evidente em alguns jogadores. Há uma bipolaridade ostensiva na produção qualitativa do jogo que, ou nunca foi devidamente tratada (e isto já vem do tempo de outros treinadores), ou é pura e simplesmente intratável. E não pode ser.  

Já me cansa falar deste assunto, mas a verdade é que ele continua por resolver. Lamento imenso que Sérgio Conceição tenha pegado nesta herança, quando a outros treinadores foram facultadas oportunidades para contratar jogadores que este ainda não teve, e provavelmente não terá. Não sei o que ele vale como treinador, mas sei que pelo menos não se esconde, nem usa o discurso plástico e comprometido de NES, o que já não é mau.  Pergunto: com um plantel curto, com alguns jogadores instáveis, teremos hipótese de competir dentro e fora de portas? É que a nível interno temos outro problema que ainda está longe de ser resolvido, que são as arbitragens vigaristas. Por isso, é melhor preparar-mo-nos para outra época de sofrimento.

Não me digam que já estou a antecipar desgraças porque essa conversa ando a ouví-la há quatro anos sempre com desfechos desastrosos. Nós andamos a ser tolerantes demais com o senhor presidente que não se dá à bondade de retribuir com o respeito que também merecemos, até porque nem resultados desportivos conseguiu para o clube. O currículo de Pinto da Costa não é, nem pode ser, um certificado de impunidade para a eternidade. 

A não ser que estejamos disponíveis para fazer o funeral prematuro ao nosso clube.

10 comentários:

  1. Messi, cinco tostões de gente, com um físico de apanha bolas, não teve que trabalhar duramente, para ter aquela robustez, velocidade, resistência?

    ResponderEliminar
  2. Quem está a dizer isso é você, não eu. O que eu disse, e repito, é que Messi tem um talento nato, expressão que tem de ser lida e interpretada com a moderação devida. Quero acreditar que você não acredita que ele tenha nascido de uma bola, não? Teve de trabalhar certamente, mas como tem mais talento que Ronaldo (é essa a minha opinião), se calhar não precisa de trabalhar tanto como o Ronaldo que não tem o mesmo talento.

    ResponderEliminar
  3. Amigo Rui,

    tem muita razão. Ainda há ainda muita veneração pelo presidente PC da parte dos associados. Também se deve a eles esta bagunça. Eles fazem isso para não quererem magoá-lo mas podem fazer o clube pagar uma factura muito cara pelo facilitismo.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Plantel com um défice físico medonho. É o pior meio campo de sempre da História do FC Porto.

    ResponderEliminar
  5. Antigamente havia os olheiros, que andavam pelas ruas, praias e escolas a ver a canalhada a jogar á bola. Agora com o "souting" estou em crer que apenas vistam as páginas da OLX!

    Vamos alegremente a caminho da decadência. E vamos tombar estrondosamente por alguém que até nos fez subir a patamares inimagináveis!

    E contribuindo para isso, temos esta nova geração de adeptos que vê em Oliver, Danilo, André André, Marega e Ricardo Pereira, Felipe, Octávio, etc..., craques de futebol!!!! Que vulgaridade, senhores!

    ResponderEliminar
  6. Infelizmente para o clube e para todos nós que gostamos do FCP chegamos ao estado de contenção, de tal ordem e ao ponto, de se ter de fazer como diz o ditado: casa onde não há pão até migalhas vão. Claro que o presidente culpado de tudo isto, continua a viver do passado e a não dar cavaco as tropas, se ganhar, lá o temos no varandim.

    Abílio Costa.

    ResponderEliminar
  7. Ninguém pode afirmar, e muito menos o senhor presidente & Companhia, que os sócios e adeptos, não se têm mostrado solidários com o FCPorto. Têm sido incansáveis e de uma tolerância com o Presidente inusitada, levando em linha de conta o seu comportamento esquivo e algo arrogante para com eles.

    Sem gozarem dos êxitos desportivos de outros tempos, mesmo assim enchem os estádios para apoiar o clube, e nem assim o Sr. Pinto da Costa decide ter uma palavra de gratidão com os adeptos. SINCERA, porra! Está a portar-se como os políticos que ele tanto criticou noutros tempos. Que final de carreira tão pouco inteligente!

    ResponderEliminar
  8. Há 4 anos apostamos tudo em voltarmos à maior montra europeia, para ombrear com os colossos do velho Continente.
    Cheques em branco a treinadores e directores desportivos, total autonomia ao departamento de futebol para subirmos o tal degrau.
    Tombo vertiginoso, que nem em 10 anos recuperaremos. Todos reclamavam que tínhamos de nos modernizar, de ser como o Real, o City, o Bayern.
    Nesses, os directores desportivos, os treinadores, podem equivocar-se. É mais milhão menos milhão, mais treinador, menos directos desportivo.
    Por cá, nunca será bem a mesma coisa.

    ResponderEliminar
  9. A conclusão a tirar, é que os sócios confiaram demais na SAD & Cª.

    O problema parece manter-se: continuam a confiar...

    ResponderEliminar
  10. Certo. Confiaram nas pessoas que pegaram num clube falido, que internamente atravessava a ponte, já estava a perder 2-0 e o transformaram num dos maiores clubes da Europa.
    Há responsabilidades de todos. Dos que reclamavam que o clube tinha de se modernizar, criar departamentos autónomos com poder de decisão e de quem ao fim de tanto tempo lhes deu ouvidos, alterando uma formula vitoriosa em algo incerto.
    A questão que se coloca é: Poder na rua, procurando encontrar um novo Pinto da Costa, que também poderá ser um Vale e Azevedo , um Luis Filipe Vieira ou continuar a confiar em alguém que mesmo por tudo o que tem passado nunca vira a cara ao Clube?
    Os mais novos, seguramente apostarão na 1ª hipótese, 4 anos sem ganhar é horrível.
    Os mais velhos que já passaram tempos que não lembram ao diabo, aconselhariam que haja muita ponderação.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...