19 dezembro, 2017

Viva a equipa do FCPorto, e viva Marega!


Resultado de imagem para Marega

Xiu!!! Isto é só  cá entre nós, para portistas de bancada (e de sofá)... Vou-vos confessar uma coisa que sei não ser consensual, e que não convém que se saiba nos bastidores do plantel do FCPorto: aprecio mais as qualidades do Marega do que as do Brahimi! Tenham paciência se vos choquei, mas se pensarem bem, vão ver que não cometi nenhuma heresia.

Já sei que as características entre um e outro, são diferentes, mas porque este argumento é habitual quando fazemos comparações deste tipo, antecipo-me já a rebatê-lo porque não se trata de reduzir um à insignificância e o outro à magnificiência. Nada disso.

O Brahimi é um jogador talentoso com a bola nos pés, com uma capacidade invulgar de drible cuja vantagem principal é arrastar consigo dois ou três defesas adversários, e assim abrir espaços para os colegas poderem penetrar, e fazer golo. O problema de Brahimi é não saber gerir equilibradamente os momentos, entre quando deve parar de fintar para daí tirar partido para si próprio, ou para os colegas, e quando está em posição vantajosa para prosseguir sozinho.   É desse equilibrio que Brahimi precisa para ser um jogador sensacional. Quando não decide bem, faz com que a equipa se desiquilibre e seja apanhada em contra pé gerando situações iminentes de perigo. Quando quer fazer tudo sozinho e tem colegas em melhor posição para concluir as jogadas, sinceramente, não o aplaudo... Quando usa o talento e olha para os jogadores melhor colocados e decide endossar-lhes a bola (como foi o caso de ontem com Marega), enche-me as medidas.

Já Marega tem outras características, não propriamente idênticas a Brahimi. Parecendo um tôsco, é voluntarioso. A maior virtude de Marega é a vontade que tem de se superar. Nota-se, que se esforça por fazer sempre melhor. Ajuda a equipa, no ataque, mas também na defesa. Corre como uma gazela, tem a força de um touro, e espanta pela evolução técnica que foi conquistanto (faz golos de craque). Não duvido que Sérgio Conceição tenha a sua cota parte de sucesso nessa evolução, como aliás teve também com a evolução de Brahimi, só que - sem querer ser injusto com este último -, acho que a progressão de Marega foi muito mais intensa e abrangente.

É um jogador de equipa, trabalha para ela, sem pensar apenas em si próprio, e brilha por ser assim.

PS-Se encontrarem aqui um comentário meu a criticar o Marega, façam o favor de comentar. Estejam à vontade.


  

5 comentários:

  1. Eu direi, é um casamento perfeito numa equipa de talentos que muitos treinadores que por lá passam não quiseram ver.
    Viva o Marega o Brahim, Vivam todos...

    Abílio Costa.

    ResponderEliminar
  2. Sim, Abílio, vivam todos! A equipa!

    ResponderEliminar
  3. O Marega está verdadeiramente a surpreender e ainda podia surpreender mais se quando faz as diagonais e vai para o espaço vazio lhe metessem as bolas. Ontem o Brahimi meteu duas e dois golos. Se o futebol é golo, se tivermos a capacidade de perceber aquilo que podemos pedir a Marega, concluímos que é um jogador importantíssimo. Brahimi? Brahimi tem aquele toque de classe e génio, é aquele jogador que quando as coisas estão amarradas, damos por nós a dizer: passa ao Brahimi...

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Vila Pouca,

    o Cândido Costa costuma dizer que Marega não é daqueles jogadores que é capaz de fintar tudo e todos numa área reduzida (a tal "cabine telefónica"), e às vezes nem chego a perceber se está a elogiá-lo ou a criticá-lo. E Brahimi é? Custa muito dizê-lo, mas só é até um certo ponto, porque mesmo o Messi que é muito mais completo, o faz. Messi, é muito mais talentoso, mas também mais inteligente, sabendo endossar a bola aos colegas. Isto de partir os rins aos adversários tem limites. Em contrapartida, Marega evoluiu mais tecnicamente que Brahimi, e acho que ainda vai evoluir, porque é mais equilibrado e modesto. Só assim se percebe a importância que adquiriu no plantel. É mais jogador de equipa, apesar dos rasgos de virtuosismo de Brahimi. Quando simplifica, quase sempre ajuda a equipa. Mas ele parece que ainda não percebeu isso.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Mundo Imundo
    Marega é um jogador rápido de força que parte uma defesa, e tem mostrado em muitos jogos que faz golos com propósito e habilidade. Marega é um jogador que se adaptava bem ao futebol inglês.
    Neste momento o FCP tem um trio de ataque que nunca teve: Aboubakar, Marega e Soares são jogadores que em forma dão muito trabalho a qualquer defesa.
    Vamos ver o que o mercado Janeiro nos trás, gostava que Domingos Paciência regressasse com o SConceiçao o jogador rendia muito mais e há muitos jogos a fazer e vai haver lesões.
    PS
    O FCP tem que pensar seriamente em defesas centrais estão dois acabar contrato e podem sair no final e não temos mais ninguém para os substituir.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...