19 agosto, 2018

Também tu JN, queres render-te aos corruptos?


Ó JN, sentes-te mais democrata com o vermelho?


A estampa do Jornal de Notícias não me surpreende,e a ilação que dela retiro - mesmo sabendo que foi o primeiro jornal do país a ter o arrojo de publicar a teia criminosa do Benfica, com a cumplicidade despudorada dos media "nacionais" (RTP incluída=Governo) .  E não me surpreende porque  sempre suspeitei que o novo figurino editorial deste histórico jornal nortenho trazia água no bico.

Não há então como negar que agora o JN dedica muito mais tempo e espaço ao sul, que anteriormente. O JN sempre foi um jornal nacional com sede no Porto, mas com características locais, e regionais, coisa que sempre se justificou precisamente pela concentração de jornais em Lisboa e (para Lisboa), sempre mais e mais egocêntrica. 

Daí, perceber-se melhor o à vontade do vermelho na metade da capa, coisa que podíamos considerar natural num país democrático (que não é), e se os jornais de Lisboa praticassem a mesma diplomacia, coisa que, há longos anos não fazem. Pelo contrário, quando falam do FCPorto, ou é para conspirar, ou para maldizer. Certo?  Mas há mais: todos os canais de rádio e tv lisboetas, púbicos, como privados, afinam pelo mesmo diapasão. Portanto, a cidade do Porto não precisa de tanta delicadeza com os clubes de Lisboa, pela simples RAZÂO que Lisboa não a tem connôsco. Além de que tem toda a comunicação social contra si, e contra a própria Constituição. 

Então, para quê destacar Lisboa quando o próprio governo não quer saber de nós? É que Portugal não é só Lisboa. Se entendem ver as coisas assim, tenham lá paciência mas sinto-me no dever de lembrar que muito antes de Lisboa, já os portuenses eram portugueses. Será mentira? Bora lá, aldulterar a História! Afinal de contas é disso que os lisboetas percebem. Adulterar e corromper é aquilo que fazem melhor. Que o digam os Sópcrates e Oliveiras e Costas deste país vergonhoso!

tTalvez haja uma "excepção" à dôr de cotovelo dos alfacinhas pelo Porto: agora, como o Porto é falado em todo o mundo e amado por estrangeiros, já há por aí muitos lisboetas a abrir negócios na cidade, coisa que no contexto actual, não é bom augúrio...

Sintetizando, ninguém pode condenar aqueles que como eu desconfiam deste abrupto impulso de coragem dos dirigentes e administradores do JN, porque a avaliar pela côr da capa a estratégia não andará muito distante de tentar a benfiquisação do Porto. Por outras palavras, implantar a mouraria mais a norte.  Era o que faltava. 

2 comentários:

  1. Deixo aqui um desabafo que deixei há dias no Dragão até à Morte.

    Não é só o futebol. Portugal está a saque e está moralmente falido como país. Saíram quase 500,000 pessoas em idade de trabalho em cerca de 5 anos. Os substitutos são na sua grande maioria imigrantes de baixíssimo perfil que não acrescentam nada à evolução civilizacional do país. Um país com a mais baixa formação da OCDE na classe empresarial.

    É um país vermelho, com uma comunicação social vendida ao Benfica e à política imoral que é dominada pelos interesses instalados. Já oiço muito idoso dizer que em alguns aspectos, como o da propaganda vermelha, estamos piores que no tempo de Salazar.

    O Centralismo galopa a onda vermelha e a população na sua grande maioria ignorante segue comodista e apática, o caminho da inércia e do lento desaparecimento da nossa nação e raça.

    Repare que o Nelson Évora por exemplo, era um herói nacional até sair do antro de vergonha que é aquele clubezeco corrupto vermelho. Assim que saiu, ui, afinal já é Costa Marfinense de pais nascidos na ex-colónia. O cubano que não tem descendencia sequer linguistica e não tem nada a ver com isto é que é bom. É o novo herói da propaganda. Um gajo que canta o hino e é campeão mundial, europeu e olímpico passou a ser persona non-grata. Treina e vive em Espanha, escorraçado, qual Saramago. Outro génio expulso por ordem de um Cavaco que foi a maior ode à ignorância da política portuguesa - ironicamente, um indivíduo cheio de laivos de fascismo que recebeu um Dragão de Ouro e mal sabia ler.
    Eleito 4 vezes! Com mandatos completos. Por esse povo que suporta todo esse befiquismo entediante e massacrante nas televisões, rádios e jornais.

    Ou Portugal põe o benfiquismo e o fascismo no seu lugar, ou nunca sairemos da cepa torta.

    Resta ao FC Porto lutar contra tudo isto de cabeça erguida e sem "politicamente correctos", que é coisa que Júlios e quejandos mais têm andado a fazer. E por favor tenham critério e juízo e já agora coração a entregar Dragões de Ouro.

    Esta última direcção do JN é a prova que tudo presta vassalagem ao centralismo, não vejo solução para este país.

    ResponderEliminar

  2. Soren,

    A avaliar pela quantidade de funcionários (homens e mulheres) que "trabalham" nos media de Lisboa, obedecendo a uma lógica de profunda desonestidade profissional e intelectual, onde a batota manda, sou levado a concluir que só podem ser descendentes de agentes da PIDE/DGS de pais e netos sem qualquer valor moral.

    Sempre venho dizendo: o regime actual não é mais do que uma ditadura de máscara democrática. As eleições são a ratoeira.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...