11 setembro, 2018

Ai se eu confiasse na palavra dos políticos...

Paulo Baldaia


Assim se vê a força de você
Você, caro leitor e eleitor, já anda a ser assediado para umas eleições que só vão acontecer dentro de um ano. Não é ainda tempo de lhe lançarem slogans que parecem promessas ou vontades que nunca serão assumidas como compromissos. Por agora, eles estão só a tentar pôr na sua cabeça uma ideia, a ideia de que você sozinho consegue determinar como é que o PS vai governar na próxima legislatura. Se estiver atento, você vai ver que ninguém põe em causa a vitória de António Costa, o que os preocupa é a força que você lhe vai dar.
Por exemplo, o PS quer mais força (votos) para a Esquerda governar. O contrário do que lhe pede o PCP, que quer ver o PS com menos força, evitando assim que os socialistas vão a correr fazer alianças com a Direita nas matérias mais importantes. O Bloco, depois do caso Robles, anda só a ver se não perde a força mas, seja como for, o que cada um dos partidos de Esquerda lhe vai dizer é que precisa da sua força como única forma de dar mais força à Esquerda. Não é a força dos mosqueteiros, "um por todos e todos por um", é mais cada um por si.
Na Direita andam todos entretidos no tiro ao boneco e só a espaços se lembram de você, caro leitor e eleitor. Tem de os desculpar ou, pelo contrário, agradecer-lhes. A seu tempo deixarão de falar para Rui Rio e sobre Rui Rio e também eles se vão dedicar a explicar-lhe porque é que o regresso da Direita ao poder depende de você votar no partido A e não no partido B. Pode dar como garantido que o CDS de Assunção Cristas e a Aliança de Santana Lopes vão fazer como o Bloco e o PCP, desdenhando da utilidade do partido maior. Pode haver Esquerda sem PS e Direita sem PSD? Poder, pode, mas não serve para conquistar o poder. Sem esta dicotomia Esquerda/Direita, sobra o bloco central que todos temem e ninguém quer defender.
A força da sua escolha é que permitiu a António Costa acabar com essa coisa do voto útil que existiu em Portugal até 2015. Um voto que se resumia ao PS e ao PSD, para saber quem nomeava o primeiro-ministro, obrigando à criação de alianças formais ou informais. No próximo ano, por exemplo, podem todos dizer que não querem o bloco central, mas se uma larga maioria de vocês votar PS e PSD, sem que seja possível formar uma maioria parlamentar onde não estejam estes dois partidos, que remédio têm eles senão formar o odiado bloco. Está a ver a força que você tem? É uma situação difícil de acontecer, mas é teoricamente possível.
Se você pertence a uma claque, não se iluda. Não é por si que eles já estão em campanha. Se é de Esquerda como quem é do Porto e do Benfica ou se é de Direita como quem é do Sporting e do Braga, conhece bem a homilia. Votará onde sempre votou e, esteja descansado, o seu voto vale tanto como o de quem vai mudar pela enésima vez.
O conselho que é preciso dar a todos os eleitores é que levem a sério a força que tem o voto de cada um. Lembre-se que ele enfraquece quando nos rendemos a slogans e a populismos, quando nos limitamos a seguir a corrente. O que é preciso é que cada um pense no que verdadeiramente quer ver feito, na ideia que tem do que deve ser a sociedade. Com tempo, procure perceber o que tem genuinamente cada partido para lhe dizer sobre o que verdadeiramente lhe importa.
P.S.: "Assim se vê a força do seu voto" era o modo correto de escrever em português o título desta crónica. Só que foi ouvindo Jerónimo de Sousa, na festa do Avante, que me inspirei para a escrever. Nos tempos áureos do Partido Comunista Português, quando nas legislativas os votos eram sempre com dois dígitos e os comunistas governavam meia centena de autarquias, era sempre isto que se ouvia: "Assim se vê a força do PC!".
*JORNALISTA
Nota de RoP: 
O sublinhado do texto é meu.
Na minha opinião, a força do voto é impossível de ver, porque antes de tentar perceber e aceitar a programação de um partido, exijo um compromisso do mesmo que não permita a fuga habitual do que é prometido. Não havendo essa possibilidade, prefiro não contribuir com o meu voto para mais escândalos. 
De resto, subscrevo este artigo.  

2 comentários:

  1. Rui estou cansado dos políticos, quase que lhe posso dizer que já não os posso ver, é uma classe que já me enoja.

    Vou-lhe falar de um hacker ou pirata, para uns vilão para outros herói em que a PJ e a Justiça só lhe podem estar gratos porque mandou para a Justiça e para o conhecimento público, mails de uma organização mafiosa num Clube acima da lei que domina e mina o futebol português e o desporto em geral.

    Disse J Marques:- As autoridades sabem como eu tive acesso aos Emails; o resto é chiqueiro dos prevaricadores do criminoso isto digo eu. É que segundo uns iluminados seguidores e defensores do vale tudo no Polvo, depois de descobrirem o hacker o Polvo passou a ser o anjinho imaculado que vai para o reino de Deus, vade retro, isto só de pulhas.

    Daqui faço uma prece: Sra Marques Vidal, fica e manda para trás das grades: Salgados, J. Sócrates e todos os responsáveis do benfica mas também todos os outros criminosos que estejam acima da lei.


    ResponderEliminar
  2. Não se preocupe, amigo. Os wackers têm facetas bipolares. Se por um lado podem intrometer-se na vida de muito boa gente, por outro, também descobrem o "rabinho" a muitos vigaristas e corruptos, como é o caso do imenso gangue Benfiquista.

    Francisco J. Marques fez um excelente serviço público, porque não difamou ninguém, e até devia ser homenageado pelo Estado (o tal a que chamam de Direito...). Ao contrário dos vermelhos que inventaram o Apito Dourado por pura malvadez.

    Já calculava que os media do regime usassem logo a notícia para a temperar com o veneno do costume (hábito que os dignifica muito). Mas não lhes vai valer de nada, porque a PJ serve-se muitas vezes de wakers anónimos para investigar muita coisa.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...