09 setembro, 2018

O desporto não pode separar-se da política, faz parte da vida

Hoje em dia é um tanto arriscado por as mãos no fogo pela integridade de alguém, mesmo por aquelas pessoas que desempenham cargos da mais alta responsabilidade. Hoje, ser 1º ministro,Dr. juiz, deputado, ou mesmo médico, já não são garantia de distinção para ninguém, e ainda menos de confiança. Por uma questão de prudência temos de dar tempo ao tempo antes de lhes dedicarmos as honrarias que achamos merecidas. Calma, não nos precipitemos, cuidados e caldos de galinha só nos faz bem, mesmo  admitindo antecipadamente que ninguém é perfeito. A perfeição do chavão existe, a do destinatário não. Contudo, o Homem estará sempre mais perto da perfeição quanto mais íntegro e independente fôr ao longo da sua vida.

A propósito e sem me contradizer do que penso dos políticos de um modo geral, consigo notar algumas raras excepções, que as há.  O Presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Victor  Rodrigues é uma delas. É do partido socialista,mas isso para mim é irrelevante, se fosse de outro partido diria o mesmo. A sua postura não é tudo, mas importa. Diz-me que é, antes de mais um homem de carácter, porque se há autarca que "herdou" uma Câmara cheia de problemas e dívidas foi ele. No entanto, nunca o vi,como é habitual na maioria dos políticos, reclamar grosseiramente com o seu predecessor. Não! Fez legitimamente as apreciações que tinha a fazer, sem nunca ser indelicado. Além disso, teve a coragem política de se ligar a Rui Moreira com quem parece entender-se bem, o que é óptimo para Gaia e para o Porto. -lo, zelando pelos interesses dos cidadãos e da região, enfrentando o próprio partido cuja proposta alegadamente "descentralizadora" não passa da tentativa de usar as câmaras como serviçais do governo sem informar como e quem pagará os custos. 

Rui Moreira e Eduardo V. Rodrigues foram os únicos que se impuseram ao poder central. Isto hoje não é vulgar, sobretudo vindo de um autarca não independente. Mas, lá está, espero e desejo que este exemplo se repita e não seja mais uma decepção. Por aqui se vê que um bom político não espelha a qualidade do grosso dos seus representantes. A maioria, tenho a certeza, não age com a consciência cívica de Eduardo V. Rodrigues, preferem optar pela obediência partidária. No PSD e no CDS, seguem também pela lei da "cartilha" (mas onde é que já ouvi falar disto?).

Agora falo-vos de um caso diferente. José Pacheco Pereira é um ex-deputado do PSD a quem reconheço grande capacidade intelectual, mas não tão probo como às vezes deixa parecer. Desceu na minha consideração a partir do dia em que se atirou com unhas e dentes a Pinto da Costa quando veio a público o caso Apito Dourado. Sempre procurou deixar a ideia de ser alérgico ao futebol, mas nunca o vi tão sensível à marginalidade como com esse ardil montado contra o FCPorto através do seu presidente. Pois, uma vez mais estalou-lhe o verniz. Vejam o programa da SIC Notícias da última 5ª.feira que abordou o caso do escândalo do Benfica onde uma vez mais Pacheco Pereira revelou o ódio que tem ao FCPorto. O tema era o Benfica mas ele não conseguiu deixar de falar primeiramente do Apito Dourado bem à maneira do político comum. Tratou de misturar o caso e-toupeira & Ca. Ilimitada com o FCPorto com o intuito claro de esvaziar a gravidade do caso Benfica. Ele sempre disse que não tem clube, mas as atitudes que tem quando se fala do FCPorto transportam-no precisamente para o mais corrupto de todos, o Benfica... António Lobo Chavier, portista, advogado e simpatizante do CDS, imitou-o curiosamente. Repare o leitor como os partidos políticos se entre-ajudam quando se trata do Benfica e depois falem-me de Estado de Direito...

Podía falar-vos de muitos outros casos que identificam perfeitamente a fragilidade intelectual dos políticos de todos os partidos. Todos. Deixemo-nos de paternalismos com esta gente e digam se estes aspectos da vida nacional alguma vez merecem ser elogiados com justiça:


  • Saúde
  • Educação
  • Comunicação Social (do Estado e Privada)
  • Desemprego (incluída a emigração de jovens com formação superior)
  • Descentralização/Regionalização
  • Transportes públicos (Metro do Porto/CP
  • Centros de Saúde
  • Desporto 
  • Departamentos de Estado Desportivos
  • Reformas
  • Salários (se faltar mais algum desculpem)  
Só os partidos do Governo acham que sim. Ou, quem lhes deve favores não confessados, e isso é fazer batota.

2 comentários:

  1. Mais um Top!!!

    ResponderEliminar
  2. A classe política às vezes chega a ser uma praga da sociedade. Ciumes, mentira, insulto, corrupção, há de tudo um pouco, já não os consigo ouvir nem ver.
    No desporto mais propriamente no futebol é uma prostituição sem boletim de Sanidade todos estão apanhados pelo vírus da promiscuidade.
    O clube vermelho SlB o Polvo, foi longe de mais entrou no coração da Justiça, minou a Justiça conspurcou o segredo a troco de camisolas bilhetes e sabe-se la mais o quê. Não vale a pena estes corruptos choramingar nem demarcarem-se dos peões de berga que fizeram o trabalhinho sujo, porque o aprovador, o mandante todos nós sabemos quem é e o curriculum que tem no crime.
    Só um milagre um bruxedo é que não os podia condenar, mas como eu não acredito em coisas sobrenaturais, este Clube e sua trupe, vão assentar o cu no mocho e serem castigados e não vai haver político ou governante que os safem...

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...