07 janeiro, 2019

A benfiquisação do país está activa, e os portuenses deixam andar (contra tudo e contra todos?!'?!)

Resultado de imagem para porto cidade invicta
Porto adormecido não é Porto vivo

Salvo raras excepções, é fácil concluir que os portistas parecem interessar-se mais pelo sucesso do FC Porto do que com a autonomia política e económica da cidade do Porto e da região norte. É relevante lembrar que, felizmente para o nosso clube, cada vez há mais portistas por esse país fora, inclusive pelo mundo inteiro. Mas, se pelo norte inteiro não podem ser apenas os portistas os únicos responsáveis - mal grado pertencerem à cidade mais importante da Região -, o mesmo não podemos dizer quando se trata do próprio Porto, até por sabermos que não podemos contar com os políticos para nada.

Temos consciência que não é simples mobilizarmo-nos espontaneamente para lutas de cariz político. A verdade é que elas cada vez são mais urgentes e necessárias. E não são necessariamente lutas partidárias, por quanto sejam os políticos os primeiros a defender a treta de que sem partidos não há democracia, o certo é que com eles, também nunca haverá democracias sólidas se as deixarem à mercê de políticas anarquistas, esvaziando-as de normas moderadoras, como sempre fizeram. Persistir na ideia de que disciplinar a Democracia é um erro, é tão perigoso como desregrar a Liberdade. O nosso país é a prova mais cabal.

Suponho que é aqui que reside o problema principal. Há quem defenda que ambas (Liberdade e Democracia) só são genuínas se forem absolutas, e está provado que essa visão é errada. Foi à sombra  dessa "liberdade democrática" que os sucessivos governos escancararam as portas à bagunça, à calúnia, ao vil insulto, à intriga, às falsas verdades, e que conduziram (por exemplo) ao processo Apito Dourado, e a outras indecências. Resultado: os Presidentes do Benfica interpretaram isso como uma autêntica passadeira para fazerem o que queriam. Como eles pisaram essa passadeira e para quê, todos nós sabemos. Foi Vale e Azevedo, e agora o Vieira (só para falar nos mais descarados). 

Actualmente os partidos políticos perderam credibilidade, e no Porto em particular chegaram ao ponto de inspirar desconfiança. Os partidos e os políticos que os encorpam deixaram-se desvirtuar pelo corporativismo de classe e banalizaram-se. Com um pouco de coragem e vontade os portuenses podiam substituir a inoperacionalidade da política partidária pela acção cívica, com empresários, reitores universitários, figuras locais mais relevantes da região. Nada disso acontece agora no PORTO, todos parecem ter perdido a fibra de outros tempos, que não sendo os melhores, não os impediu de abrirem sedes de bancos, de jornais, de companhias de seguros. E, vejam o paradoxo, vivíamos numa ditadura, mas agora as práticas destes pseudo democratas são ainda mais mesquinhas. São estas ambiguidades irresponsáveis que confundem o povo, que alimentam o oportunismo dos saudosistas do passado e que por aí andam a apelar ao regresso de Salazar... Estão a ver como é fácil misturar o sal com açucar sem distinguir paladares? 

Por tudo isto me entristece ver uma "ferramenta" importante como podia ser, mas ainda não é, o Porto Canal, sem rumo nem ambição. A programação empobreceu, a informação também. Aquilo só funciona e vive à custa do FCPorto. Júlio Magalhães continua fascinado pelos lisboetas. É sempre uma "honra" para ele (menos o Tino de Rãs) receber qualquer badameco(a) de uma terra que tão mal nos tem tratado ... A Maria, a quem louvei pela saudável irreverência, quando chegou ao Porto Canal, desiludiu-me ao aceitar o convite para trabalhar com o Goucha na TVI, um canal vulgaríssimo, igual ou pior a qualquer outro de Lisboa, onde o principal objectivo é denegrir o FCPorto!

O dinheiro tem destas coisas, suborna a fibra das pessoas, e torna-as dele reféns. Boa sorte Maria, mas não ouses dizer publicamente que amas o Porto, porque tu só amas o capital da capital, passe a redundância. Deixa-te de tangas e pede ao Júlio Magalhães para te fazer companhia, que ele não faz falta nenhuma nem ao Porto, nem ao Porto Canal. Como deves saber, aquilo por cá está cada vez pior. Às tantas até já sabias que o Porto Canal estava a despedir pessoal... Já agora, vê se convences também a Carina Caldeira a ficar por Lisboa onde parece ter muitas amigas... Fazem-me lembrar o Jornal de Notícias que, como previ, foi-se colorindo de vermelho e de Lisboa desde que o Proença de Carvalho chegou a Presidente do Conselho de Administração. A fibra dos portuenses agora não passa disto: bajulação a Lisboa, rumo à fama e ao money! Nada mais.

Vamos fazer votos para que os portistas não venham a pagar cara a condescendência do Presidente Pinto da Costa para com as vigarices do Benfica e do próprio Governo. Será tarde esgrimir culpas, porque esse será o custo de querer perenizar competências pretéritas.

Deste Porto combativo, só vejo passado.

PS-Sem vaidades espúrias, por que será que poucos ligam a política às descriminações e perseguições que o regime tem movido ao Porto, e ao FCPorto? Será que no íntimo, no íntimo, há certos portistas a apoiar o comportamento dos governos, mesmo sabendo que prejudicam o nosso clube?  Por que raio serei eu quase um exclusivo a "bater" em quem nos desgoverna tão bem?

Tirando alguns comentadores que conheço, e aqui me acompanham assiduamente, não vejo que esteja a exagerar. Será que esperam um D. Sebastião que salve o FCPorto, sem beliscar a sua estabilidade pessoal? Se assim fôr, posso compreender, mas não aprecio a filosofia.


PS2-Peço desculpa aos leitores que não reparem num ou outro lapso de ortografia, mas às vezes acontece. Costumo fazer uma revisão ortográfica mais do que uma vez e mesmo assim escampam-me certas palavras.   

11 comentários:

  1. Caro Rui Valente,

    Li com atenção o seu comentário e concordo em absoluto com tudo o que diz.

    Acerca do cinzentismo que tomou conta da alma desta cidade e da sua sempre disponível capacidade para lutar pelos seus ideais, e de combater sempre, qualquer afronta, vinda donde quer que viesse, também eu sinto, que desses homens pouco ou nada resta.

    Sem me querer repetir e que me lembre, algo de heróico, de combate à afronta e à cidadania, levada até às ultimas consequências, recordo PEDRO ABRUNHOSA, aquando da defesa do COLISEU DO PORTO.


    Desde Abril de 74, esta cidade só por uma vez teve uma voz que se fazia ouvir, FERNANDO GOMES à qual se juntava muitas vezes a de VIEIRA DE CARVALHO. Nesses tempos Pinto da Costa nunca faltou a nenhum deles com uma palavra de apoio e incentivo.

    As intervenções do Presidente na vida pública foram sempre norteadas por um lema que ele sempre cuidou de respeitar. Separar a Política (partidos) do Futebol (clube) e agregar assim os associados de todos os credos, foi sempre a sua promessa a qual tem cumprido de forma irrepreensível.

    Antes de FERNANDO GOMES,o País estava em fase de organização democrático-admnistrativa, durante os seus mandatos assistimos ao que de mais relevante se fez pela cidade. O mais notável o METRO. Depois dele, vieram as TRAMPTOMINAS do actual líder da oposição e tudo quanto de nefasto espalhou pela cidade e que tão do agrado foram, dos centralistas do Paço, contribuindo assim para a "apagada e vil tristeza" dos tempos que correm.

    Depois dele, deixo à elevada consideração dos demais o que muito lhes aprouver sobre a matéria.

    Com origens no Séc. XIX e notável no século XXI, o FUTEBOL CLUBE DO PORTO virá a sofrer as mesmas consequências da própria cidade e da região. Mirrar pela ausência de homens capazes.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde caro Guilherme de Sousa Olaio,

    Também eu louvei o ex-presidente da Câmara Fernando Gomes por tudo o que referiu, e Pinto da Costa igualmente. F. Gomes mudou quando foi para Lisboa, quando lhe deram o rebuçado envenenado do Ministério da Administração Interna, e o sujeitaram às armadilhas no Metro de Lisboa.

    Ridicularizaram-no, e ele deixou. Ele e o PS. Não foi uma promoção foi uma ratoeira descarada. Até convidaram a actriz Lídia Franco para dar uma entrevista na RTP no Metro de Lisboa com queixas da violência no país com a intenção de o demitir. Tudo isto para dar a ideia que a culpa era dele. Uma humilhação programada para o desvalorizar mas para a qual se pôs a jeito motivada pela sua grande ambição. Tramou-se! Nem por isso se sentiu motivado para abandonar o PS. Como esperar que agora se mobilize?

    Agora, quem quer dar a cara? Quem?

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. O pessoal quer é pipocas e bola Rui.

    Nem quando o clube está na mó de baixo abrem o olho para as assimetrias regionais e os roubos da capital. Nem quando está quase tudo na lama os portuenses se revoltam contra uma comunicação social do pior que há no mundo civilizado. Vermelha, lisboeta e pobre de espírito até ao tutano.

    Só quando surgir fome talvez... Aí acredito que os burros se mobilizem.

    Eu não tenho fé nenhuma na nossa gente.
    Nas próximas eleições uma população com tomates, mobilizava-se e votava em branco. Mas basta sentar-se num café falar com pessoas sobre o estado da região, cidade e país... Ninguém quer saber e a maioria não sabe. O nível de ignorância é atroz. E são os que estão pior que menos querem saber.

    ResponderEliminar
  4. As duas últimas gerações que entraram na política são feitas de ratos de esgoto. Meninos totós sem experiência de nada a não ser ler e decorar cartilhas para declamar em público. Amén aos seus 'lideres' tão fracos e incompetentes como eles.

    É óbvio que esta gente é fraquissima a todos os níveis e se deixa comprar e usar por tuta e meia de nada.

    Depois olhemos para outro pilar. A Justiça. Existe sequer? Uma anedota. O que devia ser o garante da democracia é uma das maiores anedotas nacionais.

    É o fim. Lentamente definharemos e teremos uma sociedade de zombies, apagada e sem identidade nenhuma. Está tudo a caminho.

    ResponderEliminar
  5. "Será que no íntimo, no íntimo, há certos portistas a apoiar o comportamento dos governos, mesmo sabendo que prejudicam o nosso clube? Por que raio serei eu quase um exclusivo a "bater" em quem nos desgoverna tão bem?"

    Tem dúvida que a cambada de fascistas PSDs que há no Porto por exemplo (que perpetuaram Rui Rio no poder por exemplo) dizem gostar muito da cidade e do clube mas baixam as orelhas às tropelias que os governos dos seus partidos fizeram e fazem à cidade e clube?

    ResponderEliminar
  6. Para que isto fique um pouco melhor não vai com rebuçados da tosse, mas com uma boa dose de DDT.
    Apesar de tudo, Rui Moreira ainda vai fazendo das Tripas coração, os restantes ligados aos partidos só se for para fazer coração de tripas.
    Estamos num país de Brandas Resoluções a Norte e Megalomanias a Sul precisamente na capital nota-se bastante.

    A. C.

    ResponderEliminar
  7. Caro Rui Valente,

    O título da sua postagem " a benfiquização do País está activa" antecipou o que veio a ocorrer horas depois.

    A propósito da estreia de um programa dito de entretenimento, um Canal de TV ,fez acontecer o seguinte:

    - Cristina Ferreira (benfiquista) simbolizava, pela minha leitura, os "media";

    - Filipe Vieira, convidado da Cristina, a indústria do Futebol;

    - Surpreendentemente e saído do " eter" das ondas hertzianas, Cristina atende uma chamada de Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República e símbolo maior do Poder Político;

    O JN diz-nos que "Cristina recebe votos de felicidade de Marcelo e faz Vieira chorar" concluindo que "Presidentes da República e do Benfica foram noticia depois de terem estado na estreia de programa da SIC".

    O resultado obtido pela douta e reputada equipa de CR7`S da advocacia, encaminhando a responsabilidade da "chafurdice futeboleira das Toupeiras" para o autónomo, independente e "o responsável sou eu e só eu" Paulo Gonçalves, é de todos conhecido.

    Podemos então concluir que nos estão sendo enviados sinais.

    - Sinais de que os "media" nunca se sentiram tão independentes como agora e libertos para manifestar e mostrar quem é Poder e onde mora o Poder;

    - Sinais de que é "legítimo" um clube dizer que “Vamos ter os padres que escolhemos e ordenámos, nas missas que celebramos, temos é de rezar e cantar bem»;

    - Sinais de que nada na vida acontece por acaso e a troco de nada;

    Quem foi que disse que os populismos andam por aí?

    Parabéns pela antecipação dos acontecimentos e um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Caros,

    Guilherme S. Olaio, Soren e A.C.:

    Não tenho como discordar das vossas opiniões. Se aqueles optimistas da treta nos lerem, vão
    logo dissertar teses de confiança no presente e no futuro (às tantas até no passado) como andam a fazer desde o 25 de Abril a esta parte, apesar do país continuar a destacar-se por ser o mais corrupto e atrasado da Europa.

    Ah, grande Marcelo, com vulgarizaste a tua veia ternurenta e popular!

    ResponderEliminar
  9. Rui, eu não diria que somos o país mais corrupto da Europa, há por aí uns 10 mais corruptos que nós. Mas de facto da Europa Ocidental só mesmo a Itália.

    Cheguei a pensar que podíamos mudar, mas quando meio milhão de portugueses emigram em menos de 5 anos... Muito do melhor do país desapareceu, sem falar da sangria de competência e cérebros. Há muita gente que perdeu a paciência com Portugal. Triste e a partir de certa altura expectável.

    ResponderEliminar

  10. Soren, se não é o pais mais corrupto, para lá caminha, estão a esforçar-se para lá chegar.

    Já reparou que até Duarte Lima o putativo homicida, aquele que também deitou a mão à fortuna dquela senhora do Brasil, foi ilibado!Claro que estes gajos têm sempre de se safar. É repugnante!

    Mas o que é isto senão colocar as fichas todas na mesa da corrupção e da bandalhice? OK, talvez tenhamos motivos para conservarmos uns pingos de "orgulho". Soren, este nível de classificações não chega para tolerarmos o que está a acontecer.

    ResponderEliminar
  11. https://www.jornaldenegocios.pt/economi ... es-por-ano

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...