09 janeiro, 2019

O silêncio do Porto Canal é perigoso


http://www.portocanal.pt/


Qualquer espectador atento  já se terá apercebido que algo vai mal no Porto Canal. 

O verão passado foi o espelho fiel dessa suspeita. De Julho a Setembro (e até Outubro) não se notou grande diferença com os mêses de trabalho. As repetições, que já eram excessivas, aumentaram, e a dinâmica era fraca, parecendo que lá dentro não havia ninguém, que continuavam todos de férias. Só lá para fins de Outubro começou a mostrar algum regresso à normalidade, e mesmo assim pouco convincente. Para quem poucos dias antes se gabava da subida de audiências, e dizia que o Porto Canal era o canal mais atento à descentralização, com delegações em todas as regiões do país (incluindo Lisboa), devíamos esperar outros sinais. Júlio Magalhães parece uma pessoa simples mas essa simplicidade às vezes engana, 

Há muitas coisas no Porto Canal que podia aqui apontar, que nunca foram resolvidas e que continuam a chamar a atenção pela negativa. Trata-se da supervisão, que parece não existir. Não quero ser desagradável e por isso vou-me limitar apenas a uma ocorrência recente. Foi no dia da transmissão do jogo de basket entre o FCPorto e o Ovarense, jogo esse que coincidiu à mesma hora do  hóquei em patins entre o Riba D'Ave e o FCPorto. Sucede que quando tudo indicava que o jogo de basquete disputado no Dragãozinho ia ser alternado com o de hóquei jogado em Riba D'Ave, como aliás aconteceu cerca de 5 minutos, de repente as imagens desapareceram para regressar ao basquete para nunca mais voltarem.

Enfim, estas coisas podem acontecer, agora o que não se tolera é que não tenha havido uma simples notinha em rodapé a informar, e pedir desculpa aos espectadores caso tenha havido uma avaria técnica. Isto é recorrente. Ninguém merece explicações, aquilo parece uma casa particular, não parece uma estação de televisão gerida por um clube de futebol como o FCPorto! Por ironia, é justamente o sector desportivo, o maior gerador de audiências, o que devia exigir outro empenho é o mesmo que sofre estas desconsiderações, sem qualquer pedido de desculpas! Haverá ali alguém no comando?

Adiante. Não quero denegrir o Porto Canal nem quem lá trabalha, pelo contrário. O que quero é que o Canal do FCPorto não faça figuras tristes de amadores. Isto é crítica construtiva, não é maldizer. E se houver alguém melindrado por não admitir que também comete erros, então é porque se acha mais importante do que a empresa (clube) que lhe paga o salário.

Já agora aproveito para dar uma sugestão ao Sr. Júlio Magalhães, deixando-lhe aqui algumas questões: o que é que está a faltar ao Porto Canal?  Dinheiro, ou ideias? Se for dinheiro, então terá de resolver o problema com os proprietários (FCPortoMedia e MediaPro Portugal). Mas se se tratar apenas de falta de audiências, talvez não seja má ideia começar a pensar noutro tipo de programas. Aconselhava manter os melhores e preencher os mais básicos com assuntos de importância superior para a cidade do Porto e para o FCPorto. Receio que o que vou propôr não encaixe nas suas ideias, mas não me importo de arriscar.

Vejamos. Uma vez que ainda não ouvi ninguém do Porto Canal, ou do FCPorto duvidar da consistência da soberania nacional, e do próprio regime, talvez tenhamos de admitir que todos acreditam na genuidade da nossa democracia.  Nesse caso, por que não realizar um grande programa constituído por personagens que não temam desafiar o status quo nacional, corrupto e salazarento, para darem algum apoio ao Francisco J. Marques que mais não faz que suplicar justiça? Atenção, eu compreendo FJ Marques e admiro-o por ter feito o que fez, só que acho um abuso do FCPorto deixarem-no sempre a falar sozinho! Não haverá gente com coragem para dizer que maior vergonha que a corrupção é respeitá-la, é dar-lhe trunfos, abdicando do cumprimento da Justiça? A que temos, não se chama assim, é uma opositora feroz, chama-se farsa. Essa sim, é uma justiça vergonhosa! 

Temeria porventura Júlio Magalhães discutir frontalmente sobre que mistério  explica o silêncio sobre a corrupção de figuras como o  Presidente da República (seu amigo), sempre muito disponível para beijinhos populares, mas muito cego e ausente com temas de lesa pátria, como é o da corrupção? A magistratura de influência é isso? Por que será que não temo falar destas poucas vergonhas, sem terem de me pagar, e vossas excelências que são pagos para informar e esclarecer, fecham-se como se vivessem na Coreia do Norte? 

Não estou a ironizar. O assunto é sério. Seria muito oportuno e útil que o Porto Canal em vez de se entreter com entrevistas a vedetas lisboetas se dedicasse mais a produzir programas verdadeiramente honrosos. O resto, não passa de repetições fúteis e gastas.

Vamos lá, deixemo-nos de cópiar banalidades. Se estivéssemos nas escola primária (antiga) a professora chamava-nos à palmatória. E era justo. 
    

15 comentários:

  1. O Porto Canal podia ser uma ferramenta poderosa para desmascarar toda a podridão que atinge o futebol português, e denunciar a falta de respeito que todos têm pelo FCPORTO a começar na CS, na Liga,FPF, CD etc. Mas que fazem os iluminados da estação? Rigorosamente nada! Pinto da Costa sempre pródigo a falar, quando está na mó de cima,como é agora o caso do futebol, relativamente a todos os casos que envolvem o clube do regime, e aos muitos mais em que somos prejudicados nas arbitragens ou pelas decisões do CD, nada diz. O Porto Canal tirando a parte relativa ao FCPorto e o programa do Cleto, tem uma programação absolutamente vergonhosa. É lamentável que à frente dele esteja um puxa saco e lambe botas ao poder da capital como o Júlio Magalhães. É hora de mudar pessoas e mentalidades e aproveitar a antena para colocar sem medo o dedo na ferida em questões que no canal neste momento são tabus.

    ResponderEliminar
  2. Vidente Mor,

    és muito esquisito, e comentas sem procurar saber o que estás a dizer. Se te agrada está tudo bem, se não agrada atiras em todas as direcções.
    Sabias porventura que fui das pessoas que mais censurou a eleição de Rui Rio a presidente da Câmara do Porto? Não sabias pois não? Então não te armes em espertinho nem digas o que não sabes. Se tens algum padrinho no Porto Canal é um problema teu.
    Vai dar uma volta e junta-te aos da tua laia. Não estou para te aturar.

    ResponderEliminar
  3. Unknown

    não diga isso, porque há por aí um vidente que acha o Porto Canal uma coisa fantástica! Ponha p.v. o Júlio Magalhães nos píncaros da Lua porque ele é um grande dirigente, e está sempre preocupado com os portuenses. Basta olhar para a origem dos seus convidados predilectos. São todos de Lisboa!

    Até no desporto convida gajos que odeiam o FCPorto, como é o caso do treinador José Mota, um benfiquista nojento. Levou-o ao programa 4 Linhas e a resposta foi o mau perder que demonstrou quando jogou com o FCPorto.

    Com este tipo de "portistas" nãovamos a lado nenhum.

    Cumprimentos (e muita paciência)

    ResponderEliminar
  4. O silêncio dos inocentes encartados.
    Espero que este Canal não acabe por falta de compromisso, ideias ou outras coisas que tal, porque a cidade cresceu muito tem outra mentalidade e já é reconhecida alem fronteiras. Agora também gostaria-mos que o Porto Canal crescesse e acompanha-se o crescimento da cidade e fosse mais virada para a Região. Mentes que brilham, gente empreendedora, cultura, beleza é coisa que não falta ao Norte, talvez falte é a vontade de alguém.

    A. C.

    ResponderEliminar
  5. A.C.,

    Como sabe já elogiei várias vezes os programas relevantes do Porto Canal. Citei "Os Caminhos da História"do Joel Cleto, o "Nota Alta" do Rui Massena, "Mentes que Brilham" de Claudia Fonseca, o "A falar é que a gente se entende" de Carvalho da Silva" e outros também interessantes. O problema é que estes programas não são suficientes para ocupar um dia de programação. Nem os programas desportivos que têm mais audiência não chegam para evitar a dose industrial de programas repetidos. Até o telejornal ficou reduzido à hora de jantar, de resto, só em reprise.

    Quem não quer entender isto não entende nada, prefer fechar os olhos à realidade. É isto.

    ResponderEliminar
  6. Rui, o Juca anda muito ocupado, hoje, por exemplo, foi ao programa da saloia Cristina. Não vi, mas deve sido tão giro...

    Abraço


    ResponderEliminar
  7. Vila Pouca,

    posso estar enganado, mas qualquer dia o Juca vai regressar à TVI! É um palpite. Esta coisa de ter deixado sair a Maria não faz muito sentido. Não é que se tenha perdido grande coisa, porque ninguém a obrigou a ir, penso eu.

    E depois, esta obsessão de estar permanentemente a chamar ao canal aquela gente de Lisboa é estranho, muito estranho mesmo. Outro dia foi a Teresa Guilherme. Mas com este tipo de gente que ele se sente honrado? Olhe, a SIC já entrevistou a Sara Sampaio que é do Porto e portista, mas o Júlio Magalhães "não se lembrou" de a convidar ao Porto Canal. Deve ser por nãoter o nível big brother da Teresa Guilherme...

    Está tudo bem Vila? Sabe a que refiro não é?

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Agora tem de ser com mais calma, mas tudo bem, obrigado.

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. O Juca é um totó. Sempre será. Nada mais a dizer.

    Espero que esteja tudo bem com o Vila Pouca.


    ResponderEliminar


  10. https://www.jornaldenegocios.pt/economi ... es-por-ano

    ResponderEliminar

  11. Arbitros e var de fugir em alvalade ?

    Ha uns anos o arbitro do Sporting /FCP era sempre ou quase o Lucilio batista.... que agora esta no CA com Joao Ferreira!

    ResponderEliminar
  12. Deacon Blue12/01/19, 22:12

    Boa noite,

    Relativamente ao jogo de hoje em Alvalade, creio que é caso para, antes de irmos em cima do árbitro ou o VAR, analisarmos a qualidade do nosso jogo em geral e, em particular, um certo complexo e respeito em excesso nos jogos com os viscondes, sobretudo em Alvalade e não é de agora!

    Francamente!

    DB

    ResponderEliminar
  13. https://www.atelevisao.com/rtp/parceria-polemica-rtp-e-fpf-carlos-daniel-deixa-em-choque-redacao/

    Se fosse regionalista e portista tambem o tratavam assim ???!!!

    ResponderEliminar
  14. Sporting - FCP arbitrado pelo Veneno. Será que este habilidoso não teve influência no jogo quando tem que dar o 2º cartão amarelo ao jogador do Sporting e não o fez por incompetência ou simplesmente para dar a aprovar o veneno ao FCP que ele tanto ladrou...

    Com certeza não é por falta de Guardas prisionais que os justiceiros não metem na prisão o criminoso Polvo! Os crimes brotam todos os dias daquela organização maléfica para o futebol. Por mais juízas ou juízes que lhe façam sempre um jeitinho, ade haver sempre um justo que à luz da Justiça os condenem de uma vez por todas a bem da verdade desportiva.

    A. C,



    ResponderEliminar

  15. Recordar:

    https://maisfutebol.iol.pt/reportagem/taca-de-portugal/leixoes-fc-porto-tarde-quente-em-92-pensei-que-morria-no-mar

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...