15 janeiro, 2019

Cuidado, a Justiça em Portugal é lenta e imprevisível


Resultado de imagem para Justiça

Por mais que me habitue ao modo politicamente correcto de protestar dos comentadores do Universo Porto transmitido pelo Porto Canal contra as tropelias que o sistema continua a fazer contra o FCPorto, retirando daí dividendos, não consigo conformar-me.

Não é uma questão de estilo, e muito menos pessoal. Estou com o FCPorto! Isto, é uma questão de objectividade.

Fala-se, denuncia-se (e bem) o que está a acontecer de errado e suspeito com as arbitragens, com os consequentes danos para o FCPorto e o desbocado benefício para o Benfica, mas ficamo-nos sempre por aqui, pelo lamento! Assim, não vamos lá.

António Perdigão, ex-árbitro e actual comentador do Porto Canal de arbitragens, procura opinar com seriedade e a isenção possível, mas não vai mais longe. E não vai mais longe por quê? Porque não é a ele que isso compete. Tal como não compete ao Francisco J. Marques, mesmo sendo Director de Comunicação do FCPorto. Até aqui, compreendo. Os leitores já sabem o que penso sobre isto e a quem atribuo a responsabilidade para tanta permissividade. Mesmo assim, continuo sem perceber por que é que há tanta parcimónia com a incompetência e sobretudo com a irresponsabilidade. Não percebo, sinceramente, n ã o   p e r c e b o !

Os árbitros continuam a asneirar? A prejudicar o FCPorto, e a levar ao colinho o Benfica? Continuam, sim senhor! O vídeo-árbitro não está a resultar? Não está, não senhor, ou só funciona quando convém a alguns! As comissões de Disciplina da FPF, e de Arbitragem da Liga   são um flop? São com certeza! São um embuste descarado! E que dizer da comunicação social? Nada a dizer? Temos de aceitar pacificamente a discriminação que nos fazem? É isso democrático na óptica dos dirigentes portistas? Mesmo tratando-se de órgãos do Estado, como a RTP? Os dirigentes portistas consideram normal a discriminação? E já agora pergunto: será também normal calarmo-nos? Que garantias temos que vamos ser ressarcidos pelos danos consequentes?   

E será que os comentadores desses programas, como o Universo Porto de Bancada e outros do género, não sabem quem superintende no desporto, seja no futebol ou de qualquer outra actividade desportiva? É claro que sabem, são as Federações respectivas, e no caso do futebol, também a Liga, e a nível político a Secretaria de Estado e Desporto. Então, por que é que em vez de continuarmos a lançar "gritos" de socorro para o vácuo onde não está ninguém para nos socorrer ou sequer ouvir (porque não quer), não os obrigamos a responder? Sim, obrigamos! É um dever que assumiram, e se assumiram são obrigados a cumprir! Ponto. Para isso são pagos, e a peso de ouro! Refiro-me obviamente aos dirigentes das referidas instituições.

Então porque é que não obrigamos esses dirigentes a responder aos nossos protestos? Porque não os obrigamos a respeitar os nossos legítimos direitos, se estamos a ser discriminados e prejudicados? Então, vivemos em democracia, ou não? Reparem no paradoxo: eu, que ando há já uns anitos a dizer que não acredito na saúde da nossa democracia, não tenho pejo em escrevê-lo aqui e dizê-lo à frente de qualquer pessoa, e no FCPorto não ousam chamar à responsabilidade quem anda provocantemente a fugir dela? Haverá provocação maior que sermos desrespeitados por quem tem obrigações de impôr o respeito pelos regulamentos, obrigando quem não os cumpre a fazê-lo?

Insisto: não se fiem demais na Justiça! Ainda há poucos dias Duarte Lima, um ex-político acusado do homicídio de Rosalinda Ribeiro e de desvios do seu património, foi agora ilibado após ter estado em "prisão domiciliária" alguns anos. Acreditam nesta justiça? Eu não! Porque se fosse um desgraçado qualquer ele já teria sido enviado para o Brasil há muito tempo! Mas, é isto a Justiça portuguesa. Queremos mantê-la neste estado? O FCPorto tenciona pactuar com esta bagunça e arriscar perder outro campeonato com a continuidade do proteccionismo do regime ao Benfica, que continua a pontuar com a ajuda obstinada das arbitragens? 

Bem, se assim fôr, só temos de pedir a Deus (se houver fé para tanto) se o Ministério Público recorrer e decidir castigar o Benfica com uma merecida despromoção à 2ª divisão, caso contrário ainda podemos correr o risco de ser ultrapassados e perder mansamente outro campeonato. Seria um crime, pagar dessa maneira os esforço tenaz de Sérgio Conceição, para fazer o que fez com jogadores outrora indesejados.        

6 comentários:

  1. A comunicação Social, os governos, os políticos e parte da justiça neste país não passam de um Corno Manso em relação ao benfica e muitos outros casos, do POLVO sabem de tudo, mas, fazem de conta. Por este deixa andar como no exemplo concreto, a acusação no caso E Toupeira, é só um cheirinho que essa gente deixa a entender que está tudo bem, e assim a Puta "virgem" continue cada vez mais séria.

    A. C.

    ResponderEliminar
  2. A Justiça em Portugal não existe. É simples. Portugal, como diria o Jorge Luís Borges, poder-se-ia definir à inglesa (com understatements e de forma simplória e quase primitiva) de tão simples que são as coisas.

    A Justiça em Portugal é uma cortina para enganar parolos. Até há bem pouco tempo só se investigavam alguns. Agora que foram investigados os principais prevaricadores, não se faz justiça, perante provas absolutamente arrasadoras e cheias de nexo de causalidade.
    O facto de os vermelhos serem investigados deve-se ao FC Porto e principalmente ao Francisco J Marques.

    Quanto ao VAR, como pudemos ver em Leixões, sem VAR o desporto em Portugal era uma maravilha. Era MUITO mas MUITO mais dificil ao FC Porto ganhar e já agora existir justiça no desporto, sem VAR.

    Quero ver quando é que o benfica ganha outro campeonato, agora que se introduziu o VAR. Talvez daqui a 10 anos? Veremos. Está muito mais complicado roubar. Continuam a perdoar penalties e a inventar outros mas não está tão simples roubar pontos ao FC Porto.

    ResponderEliminar

  3. Sim, Soren, mas o VAR depende também da seriedade de quem o usa. Já aconteceu várias vezes com o FCPorto não o usarem quando foi necessário. Pode melhorar mas como disse depende do rigor com que é
    utilizado e de quem o manipula.

    Mas, repito, o FCPorto não devia enfrentar o Governo? Não tem razão para exigir o cumprimento da Lei? É que enquanto isso não acontecer
    os vermelhos vão continuar a mamar. Ontem tivemos mais um Capela acompanhado por cartilheiros que não deixaram de fazer o seu trabalho.
    ROUBARAM-NOS mais um golo! E então? Calamos e consentimos? Limitamos a nossa defesa ao critério do MPublico? E se tudo ficar na mesma? A questão é essa. Como vai ser?
    Estarmos dependentes do MP, para mim, é curto, e perigoso.

    ResponderEliminar
  4. Sr Contente, Sr Feliz, diga à gente como vai este País.
    Vai uma Trampa, porque infelizmente os mandantes os responsáveis deste país a grande maioria têm rabos de palha. Aqui neste país todos querem bons tachos na política e a grande maioria são incapazes ou cobardes. Antigamente haviam os Juízes de Fora agora são todos Juízes de Dentro. Antigamente os amigos para as ocasiões eram ao quadrado, hoje são ao cubo. Hoje rouba-se e matasse por dá cá aquela palha e a justiça desta democracia barata em muitos casos, não os prendem, dou-lhes uma pulseira.
    O facilitismo é tanto, que não vai haver historia para contar. Talvez ainda haja para contar a historia de um PR que não transforma rosas em pão, mas apaga as mágoas e a miséria dos portugueses com afectos, beijinhos e fotos para mais tarde recordar.

    A. C.

    ResponderEliminar
  5. Caro Rui Valente,

    Concordo consigo de que a Justiça é LENTA. Mas pelo que vamos assistindo é notoriamente, PREVISÍVEL. Muito do que vai sendo "tratado", tem ido no sentido daquilo que se propôs antever em comentários anteriores.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  6. Bom dia,

    Pelas notícias recentes, as coisas estão a melhorar nesta área da justiça....
    Ate temos protocolos a funcionar a nível internacional e tudo ( hacker caçado na Hungria....) e cá temos todo o estado lampianico com o “pito” aos saltos a cavalgar a onda em cima / objectivo F C Porto.....

    Ou seja, estes crapulas, conseguem validar/aceitar um cenário em que um director do clube de carnide nada tem a haver em aquilo que fez, com o clube de carnide.
    Mas, em contrapartida, este hacker vai arrastar o F C Porto para a lama.....

    Triste país / estado lampianico este de gente tão pobre de espírito......

    DB


    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...