21 maio, 2019

Não acredito em D. Quixotes, vou mais por gritos de Ipiranga

Resultado de imagem para grito de ipiranga significado
O grito de Ipiranga

Prefiro equivocar-me se disser que não espero nenhuma alteração de relevo à postura contemplativa do Presidente do FCPorto dos últimos anos, no que concerne à defesa do FCPorto.

Se tal acontecer, e se o poder político e judicial continuarem empenhados em proteger o Benfica das graves acusações de que são alvo, poupando-o a castigos merecidos, então será inútil continuarmos a competir na próxima época. Será mais digno abdicar de uma competição viciada à partida, como tem sido evidente. E se digo que é imperioso defender o FCPorto, refiro-me naturalmente à defesa jurídica, mesmo sabendo quão duvidosa anda a credibilidade do sistema judicial deste obsceno pedaço de terra. E nem vale a pena falarmos da justiça desportiva, porque essa, não só não existe, como é parte do problema. 

O FCPorto tem gente devidamente qualificada para propor soluções, e se preciso fôr, fora do país, no quadro da União Europeia. Enquanto o regime continuar a discriminar os portugueses, a afirmar que vivemos numa democracia, sem disso fazer prova cabal, creio que temos o direito de explicar à Europa (à fracção mais credível), como está a ser tratada a segunda cidade portuguesa, assim como o clube que melhor a representa.

Há uns anos para cá que os dirigentes do FCPorto, particularmente o Presidente, estão longe de corresponder à expressão dos slogans que melhor caracterizaram o clube e que ainda hoje são cantados pelos adeptos. Agora, o grito "Somos Porto" é quase mítico, pertence mais ao passado do que à realidade actual. O "Contra tudo e contra Todos" nunca foi tão pertinente como agora! E nem por isso se acentuou a nossa luta. Agora, estamos a ser amesquinhados por políticos de duvidosa integridade, e somos incapazes de lhes transmitir a mensagem que já há muito precisam de ler, que é: "nós não confiamos em vocês, porque não têm a independência necessária para representar Portugal" !  "Vocês (de todos os partidos), foram mesmo aprisionados por um reles clube de futebol, logo, colocaram-se num plano inferior de autoridade"!

Estou muito decepcionado, não com a cidade urbana, que adoro, mas com a timidez dos portuenses. Está-lhes a faltar a alma de outros tempos. Anda o Joel Cleto a refrescar a memória histórica do Porto (para a qual, desportivamente, o FCPorto muito contribuiu), para agora nos comportarmos como passarinhos inofensivos. Obviamente, é isso que aqueles cobardes querem, é calar-nos! Todas as atitudes deles vão nesse sentido, e se a polícia não é capaz de defender-nos, então, teremos de ser nós a fazê-lo. Ajoelhar, é que nunca!  

Assim sendo, não estou disposto a dar mais para este peditório de calimero. O momento é de revolta e de justificada indignação. A exigência tem de ser grande! O momento, não é para acatar ordens de gente desqualificada, colaboradores de um regime notoriamente dominado pela corrupção, que ainda por cima apoiam a olhos vistos! E sem vergonha!  O momento é para desobedecer! O poder político, como presidencial, não têm qualquer moral ética para o exercer, porque silenciando uns crimes, ou encobrindo outros, limitam-se a passar por cúmplices.

Portuenses, adeptos, sócios ou não, abram os olhos de uma vez, por favor. Não deixem que os corruptos continuem a toldar-nos o carácter. Os corruptos têm de prestar contas à lei, não nós, nem os outros clubes que jogam limpo (se os houver).

Finalmente, sem sarcasmo, recomendo àqueles que ainda olham para a política como quem olha para um clube, "não" se esqueçam de ir votar em massa nas eleições que se avizinham, porque de facto os partidos "merecem-no".

Todos! Como é simples de constatar...

PS 1-Para os cartilheiros, cobardolas, que enchem o blogue de porcaria, já sabem, ninguém vos vai ler. Nem eu. O vosso lugar é o caixote de lixo. Como merecem.

PS2-Perguntas inocentes: 
para que serve o Governo de Lisboa? Para governar, o quê? Quem governa o futebol (não estou a falar de clubes)? Que Associações, que Ligas e que tipo de gente? Se as respostas forem as que todos sabemos e alguns não querem dizer, ficamos com a noção correcta do reles país que nos calhou. 

3 comentários:

  1. Paulo Cardoso22/05/19, 02:52

    Caro Rui na mouche como sempre. Parabéns! É indigno de qualquer portista que se preze ter uma Sad que não reage à conquista do campeonato por meio de batota declarada, com padres que nunca poderiam estar a arbitrar e que tornaram este campeonato um dos mais vergonhosos do futebol português? A nossa reação limita-se à tarja dos SD? Não se impugna o campeonato? Não se vai à UEFA mostrar esta pouca vergonha? É preciso reagir e fazer com que algo mude pous de contrário nen vale a pena gastar dinheiro em compras de jogadores pois o resultado final será o mesmo. A corrupção continuará. Porque não aproveitamos a final da taça e nós sócios não mostramos à Sad uma reação efectiva que por certo teria eco internacional? Porque não ir vestidos de preto nos primeiros dez minutos para toda a Europa ver a Europa ver a podridão do futebol português? Tinha mais efeito do que as 15 mil bandeiras proibidas. De que estamos à espera???

    ResponderEliminar
  2. Paulo Cardoso,

    Todas as sugestões que apresenta são legítimas. O que não é legítimo, nem coerente, é pretenderem colocar rolhas na boca dos portistas, e limitarem-nos aos caprichos da SAD.

    O FCPorto é dos sócios e dos adeptos, não pertence à SAD e é preciso que alguém lhes avive a memória. Os SD são fundamentais no apoio que costumam dar aos jogadores, mas não são os únicos, e não podem, nem devem, condicionar a opinião dos outros, porque então não somos um clube forte e unido, somos outra coisa qualquer.

    ResponderEliminar
  3. Francisco J. Marques, a mando da SAD ou não, como muitos afirmam, tem feito algo para desmascarar o polvo. Os SD também vão dando umas bicadas.
    Os adeptos, sócios, da pipoca e da coca-cola que abominam os Nossos, fazem o quê além de zurzir e conspirar?

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...