28 junho, 2019

Ana Gomes: "Rui Pinto pode ser um delinquente, mas os grandes criminosos estão aí à solta"



"As fontes dessa informação da Sábado só podem ser o Ministério Público ou a Polícia Judiciária. Se eles sabem disso e não têm pejo em expor a fragilidade do Estado português, então agora que tirem todas as consequências de toda a informação que têm", desafia a eurodeputada.
A ser provado que o hacker cometeu os crimes pelos quais está indiciado, isso não lhe retira o estatuto de denunciante, na opinião de Ana Gomes. "Rui Pinto é um whistleblowerevidentemente, mesmo que tenha cometido alguns delitos. É um whistleblower e deve ser posto ao serviço do Estado, isto se o Estado quiser ir atrás da grande criminalidade", acrescenta a eurodeputada.

Existe "uma atuação seletiva para ir atrás de uns e encobrir outros"

"Eu não sei se Rui Pinto cometeu delitos. É um assunto que a Justiça tem de apreciar. Aquilo que eu sei é que o Rui Pinto é uma pessoa com excecionais capacidades informáticas que colaborou com a Justiça de vários países. Não entendo como é que a justiça portuguesa não lhe pediu colaboração quando outros [países] o fizeram e por causa disso já recuperaram imenso dinheiro, de fuga ao fisco e branqueamento de capitais", repete Ana Gomes - esta tem sido a sua batalha desde que se soube da informação recolhida por Rui Pinto e após a sua extradição para Portugal.
"Rui Pinto pode ser um delinquente, mas os grandes criminosos estão aí à solta e não vejo as autoridades a atuarem contra eles", sublinha a eurodeputada, muito crítica das autoridades portuguesas que acusa de não pedirem a colaboração de Pinto "porque nunca houve uma atuação proativa, mas sim uma atuação seletiva para ir atrás de uns e encobrir outros".
Diz que não ficou surpreendida com estas novas suspeitas e garante que Rui Pinto também não estará. "Ele sabe que isto é um combate longo, difícil e duro, ele sabe disso perfeitamente, como eu sei disso e fico exatamente onde estou", garante a eurodeputada.
Ana Gomes esteve esta semana na Polícia Judiciária, uma visita confirmada ao DN. "Sim, é verdade, fui falar sobre vários casos que tenho acompanhado ligados principalmente a questões de terrorismo, mas também falámos de Rui Pinto, mas não vou dizer nem aquilo que falei nem o que fiz", afirmou.

"Perseguição Judiciária", acusam advogados do hacker português

Em abril, Ana Gomes visitou o hacker português na prisão para lhe entregar em mãos o prémio europeu para denunciantes. Mas conta voltar em breve. "Já pedi para ir visitar Rui Pinto outra vez", conta.
Ana Gomes chama ainda a atenção para o artigo escrito por Maria José Morgado, publicado no Expresso a 11 de maio, e intitulado "O amigo Hacker", no qual a procuradora assume que "há uma impreparação das autoridades para prevenir e reprimir uma grave criminalidade global, designadamente no mundo do futebol".
"Rui Pinto pode ser posto ao serviço das autoridades que não têm capacidades informáticas ou periciais nenhumas e é isso que a procuradora Maria José Morgado explica no artigo que escreveu", diz.
"A ser verdade que ele fez isso [invadiu os emails de magistrados e de elementos da Administração Interna] então o Estado português é manteiga e qualquer puto mais habilidoso pode entrar [nesses e-mails]", acrescentou a eurodeputada.
William Bourdon e Francisco Teixeira da Mota, advogados francês e português de Rui Pinto, respetivamente, acusam as autoridades portuguesas de estarem a levar a cabo uma "perseguição judiciária" ao hacker.
"Não há razão legal para manter Rui Pinto na prisão", disse Teixeira da Mota, citado pelo Le Monde .
"É espantoso que os dados [sirvam] ​​para criminalizar pesadamente e de forma injusta Rui Pinto e não para criminalizar aqueles que são responsáveis: os grandes delinquentes do futebol português", disse William Bourdon ao mesmo jornal, acrescentado que "Rui Pinto é o alvo de uma perseguição judicial que se explica pelo poder do mundo do futebol português, [os seus] clubes e agentes.Desde o primeiro momento, Rui Pinto apenas quis esclarecer o mundo e o que ele descobriu ultrapassou os seus piores pesadelos.O que dará lugar dentro de alguns anos a grandes processos de fraude fiscal", acrescentou Bourdon.

Ana Gomes vai discutir caso Rui Pinto com Van Dunem em julho

Com a Fundação Signal Networks, para a qual trabalham os dois defensores de Rui Pinto, e outros parlamentares, a eurodeputada portuguesa Ana Gomes pediu para se encontrar com Francisca Van Dunem, para discutir o caso de Rui Pinto. O encontro está marcado para o dia 16 de julho.
"Esta será uma oportunidade para esclarecer porque é que Rui Pinto deve ser considerado e protegido como denunciante, em vez de sofrer o tratamento de criminosos perigosos. Já se passaram três meses desde que ele está detido em Portugal, sem qualquer acusação formal ", disse Ana Gomes ao Le Monde.

Nota de RoP:
Esta treta de a Dra. Maria José Morgado,  tão afoita com o postiço processo Apito Dourado, cujos protagonistas ainda andam por aí, e em liberdade, lamentar-se que as autoridades estão "impreparadas" para prevenir e reprimir a criminalidade no futebol, cheira a manha, porque tanto ela como os corruptos que dominam a justiça desportiva não perderam tempo a julgar na praça pública Pinto da Costa. Disso não fala ela. Esqueceu-se, coitadinha... 

6 comentários:

  1. O Rui Pinto está tramado.
    Já estes:

    José Silva, "a toupeira do Benfica", está de novo ao serviço do Ministério da Justiça.

    Voltou ao trabalho no Tribunal Judicial de Guimarães há poucos dias e está na secretaria, sem qualquer limitação no acesso a meios informáticos, mesmo depois de ter sido pronunciado para ser julgado por corrupção, violação do segredo de Justiça, violação do segredo de sigilo, acesso indevido e peculato no caso E-toupeira.

    O funcionário judicial - que chegou a estar em prisão preventiva - viu o processo disciplinar ser suspenso até haver decisão judicial.

    Até lá, e porque a juíza extinguiu as medidas de coação, pode voltar a contactar com Júlio Loureiro, outro arguido, que trabalha no mesmo tribunal.

    Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar
  2. UM PAÍS FAZ DE CONTA.
    As forças Justiceiras da capital Vermelha Imperial já fizeram o mais difícil, que foi trazer o Rui Pinto para os calabouços do reino de
    Lisboa. Agora passa a ser o Bombo da festa de todos os carcereiros, ate chegar ao mais importante, que é incrimina RP pelos E-mails verdadeiros do corrupto, criminoso POLVO. Este POLVO que já tem um historial de presidentes que se serviram e ainda se servem da força que o Regime dá ao Clube, para tirarem benefícios de vigarice para eles e para a instituição.

    Ana Gomes sabe melhor que ninguém quem é esta gente. Claro que a partir de agora vai ter muitos problemas políticos, porque o chefe o Querido e toda a rapaziada benfiqueira não lhe perdoa.
    Vivemos num país Anarquista em que se drogam por todos os lados ´à vista de todos, em que não há autoridade e toda a gente prevarica.
    Não há autoridade porque quem manda não têm sentido de Estado, em que todos lutam pelo poleiro e mais qualquer coisinha.

    Atentamente.

    ResponderEliminar
  3. Ainda vão culpar o Rui Pinto por causa dos roubos que fizeram e continuam a fazer na banca, neste país de corruptos os ladrões vão continuar a roubar porque a justiça prefere perseguir alguns pés descalços. Viva a justiça dos mafiosos.
    Abraço
    Manuel Moutinho

    ResponderEliminar

  4. https://www.ojogo.pt/futebol/1a-liga/benfica/noticias/interior/nao-sera-negocio-de-levandaria-questiona-ana-gomes-sobre-transferencia-de-joao-felix-11057543.html

    ResponderEliminar
  5. Ela sabe do que está a falar já conhece a Fera, só os ratoeiras da nossa praça é que se fazem de ignorantes.
    O algodão não engana e o azeite vem sempre ao de cima.

    A.C.

    ResponderEliminar
  6. O cheque ainda não chegou está na lavandaria e parece manchado por ser de contra/facção.
    Já diz o ditado ladrão que rouba a ladrão tem sempre perdão.

    Atentamente.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...