10 julho, 2019

Bem dizia eu que Pinto da Costa devia defender o FCPorto com outra dimensão

Fernando Gomes
Presidente da FPF

Vejamos. Se as críticas que têm sido feitas pelos portistas aos órgãos do futebol (FPF,LIGA e SEC.DO ESTADO DO DESPORTO) fossem irrelevantes, ou inventadas, como fazem descaradamente os cartilheiros do Benfica, até podíamos entender os preciosismos do presidente do Conselho de Disciplina de castigar com tanta assiduidade Pinto da Costa (e o FCPorto).  Mas não se trata disso, as críticas e denúncias do FCPorto são genuínas, pertinentes, e fazem todo o sentido. Só não foram levadas a sério porque o país não é governado por gente séria. Ponto. 

Se Meirim fosse um homem isento, e estivesse habituado a pautar pelo mesmo rigor quando se trata dos impropérios (frequentes) do presidente do seu clube dileto (e em tempo útil), ainda vá que não vá. Agora, não é isso que acontece, não estamos habituados, a vê-lo com a mesma espontaneidade, e rapidez de acção quando se trata do seu clube. Salta aos olhos! Por mais que tente impôr a sua autoridade, acaba sempre por ser traído pelo fanatismo das suas decisões. Só quem é fã da sua imoralidade pode dar-lhe valor.

E é precisamente por saltar aos olhos essa arbitrariedade, por ser possível comparar (com imagens e documentos) os critérios usados para castigar uns, e perdoar outros, que Pinto da Costa devia apresentar uma queixa escrita contra este homem, por perda de confiança, junto dos presidentes da FPF, da Liga, e da Secretaria de Estado do Desporto, mesmo admitindo à partida o fracasso dos resultados.

Daí ser fundamental que essa queixa fosse acompanhada com conhecimento ao 1º.Ministro, e ao próprio Presidente da República. Se Pinto da Costa não quis servir-se desse expediente por suspeitar previamente que ia fracassar, então é porque também não confiava nos resultados, e nesse caso estaria implicitamente a consentir a mediocridade destas mesmas instituições.

Não é depois de a época ter terminado, com todos os prejuízos que causaram ao FCPorto, em que o maior foi a perda de mais um campeonato, que se deve sair a terreiro para deixar uns recados indirectos aos destinatários, criticando as arbitragens, porque o mal já estava feito! Não estranhem que a próxima época seja muito diferente, as golpadas com árbitros, ou sem eles, vão continuar. Não duvidem.

Seja como fôr, não deixa de ser ridículo e oportunista, diga-se, o comportamento de Meirim que abusa de um poder que não merece para castigar alguém que se limitou a dar a sua opinião, como eu a dou aqui mesmo. Toda a estrutura do futebol português é no mínimo suspeita. Basta ver quem a constitui, para percebermos  porque é que a nomeação do ex-portista Fernando Gomes para Presidente da Federação ainda não levantou ondas no Benfiquistão...

Com um presidente tão "bem comportado",  ondas para quê?

Notem:








Nenhuma destas figuras, tem, ou teve, qualquer ligação ao FCPorto (que se saiba). Contudo, sabemos bem das ligações de uma maioria ao Benfica, outras ao Sporting. Só a de Fernando Gomes esteve ligada ao FCPorto. Não dá para estranhar estas escolhas tão clubisticamente simétricas? Ou podemos dizer (sem sorrir) que estão todos acima de qualquer suspeita... Não, não podemos.

Por ordem, da esquerda para a direita, e de cima para baixo:

Manuel Meirim, Presidente do C.Disciplina da FPF, Hermínio Loureiro, Vice-Presidente da FPF, Humberto Coelho, Vice-Presidente Da FPF, Pedro Proença, Vice-Presidente da FPF e da Liga, João Pinto, Director da FPF, Carlos Coutada, Director da FPF, Elísio Carneiro, Director, Júlio Vieira, Director, Mónica Jorge, Directora, Pedro Dias, Director, Pedro Pauleta, Director, Rui Manhoso, Director.

14 comentários:

  1. Francisco Paulos10/07/19, 18:02

    Infelizmente a inação da Sad do Porto vai permitir que venhamos a assistir a mais um campeonato sem o mínimo de verdade desportiva. Valerá a pena perdermos tempo a seguir uma competição em que o vencedor está encontrado antes do seu início? Valerá a pena preocuparmo-nos se vamos ter um Plantel forte ou fraco? Acho que não,e pela minha parte não faço tenção de me aborrecer muito.
    A nomeação do Varissimo para o jogo de apresentação do clube corrupto é uma amostra do que nos espera. Insurgimo-nos contra os empréstimos de jogadores a equipas que estejam na mesma competição? Não! Fizemos barulho exigindo que os padres dos emails não nos possam arbitrar? Não!
    Qual é a posição que temos relativamente ao que a lixeira da manhã fez ontem em relação à vinda do Marcano forjando um documento? Até ver nenhuma. No futebol português somos multados por dizer as verdades, ao contrário dos outros que tudo dizem e nada lhes acontece. Aceitamos tudo sem reclamar nada. Parece que vão recorrer da multa a PC, aleluia.
    É hora de mudar as nossas atitudes, é hora de deixarmos de ser acomodados, é hora de partir para a luta. Com estes bem de vida duvido que o façamos!
    É hora de corrermos com esta Sad que não defende o clube!

    ResponderEliminar
  2. Eles são mais do que muitos, são a retaguarda do delinquente, até podem não ser da cor, mas, sabem que o Batoteiro tem muita força (porque anda ao colo de gente importante e responsável deste país) e o que lhes pode acontecer é, ficarem sem a chupeta da Bela Vida que levam neste emprego da FPF.

    A.C.

    ResponderEliminar
  3. SuperCENTRALISMO, SuperCENTRALISMO, SuperCENTRALISMO.

    ResponderEliminar
  4. Eles podem ser biliões de corruptos, que isso só devia intensificar a nossa repulsa e dar-nos
    mais força. Não é por isso que não deixamos de ter razão e protestar com toda a força e persistência do Mundo, porque não passam de marginais. Quer o governo goste ou não goste. Eu também não gosto do governo e não posso sozinho demiti-lo.

    ResponderEliminar

  5. É muito nobre orgulhar-mo-nos de ganhar campeonatos contra tudo e contra todos, mas não deixa de ser uma fraqueza dos líderes do FCPorto aceitar participar num campeonato nessas condições. Também não deixa de ser abusivo da nossa parte achar que os jogadores do FCPorto sejam obrigados a disputar competições com os dados viciados.É uma vergonha.

    Independentemente do seu valor colectivo e individual. Habituamo-nos a isto e agora ninguém os segura. Vão repetir a gracinha e para o ano cá estaremos outra vez a carpir mágoas lançando as culpas para o treinador e para o plantel...

    ResponderEliminar
  6. Ha una anos o borrachola do Ferguson disse que ganhar a liga portuguesa e como ir ao supermercado.Agora o supermercado ja entrega ao domicilio.Somos o país das paisagens bonitas que escondem a porcaria.Ninguem aguenta tanta corrupcao de alto nivel.

    ResponderEliminar
  7. Eu estou de acordo com todos os comentários, mas o problema é mais vasto. Tudo o que de mal graça no nosso futebol é bem o espelho do nosso país. A corrupção é ao mais alto nível e é muito difícil lutar contra esta podridão. A única atitude que se pode tentar é arranjar uma boa equipa de investigadores honestos e denunciarem em todos os órgãos de comunicacao, com imagens bem defendidas e até à exaustão.

    ResponderEliminar
  8. Rui Dourado11/07/19, 21:56

    O Porto é o seu presidente não se pode calar nem deixar de apontar o dedo seja a quem for...
    O benfiquistao domina os mais variados órgãos do desporto assim como a CS... Por este andar vai ser um campeonato perdido basta ver a prestação de uma e outra equipa na Champions e tirem conclusões e mais a gritante o abre pernas dos adversários do Benfica o Braga vem ao Dragão e mata o Porto a jogar futebol vai à luz e o Benfica do Vitória a jogar zero leva 6 e o treinador adversário aos beijos e abraços com os adversários isso tem que acabar....

    ResponderEliminar
  9. Temos que ser mais inteligentes e procurar a melhor forma de combater o sistema que está criado mas não tomar atitudes que nos possam ainda prejudicar mais porque eles têm a FPF e a Liga a protegê-los, logo resta a justiça.

    ResponderEliminar
  10. Infelizmente a inação da SAD do Porto vai continuar a permitir que venhamos a assistir a mais um campeonato sem o mínimo de verdade desportiva. Valerá a pena perdermos tempo a seguir uma competição em que o vencedor está encontrado antes do seu início? Valerá a pena preocuparmo-nos se vamos ter um Plantel forte ou fraco? Acho que não, e pela minha parte não faço tenção de me aborrecer muito.
    A nomeação do Varíssimo para o jogo de apresentação do clube corrupto é uma amostra do que nos espera. Insurgimo-nos contra os empréstimos dos jogadores que estão na mesma competição? Não!Fizemos barulho para que os padres dos emails não possam arbitrar-nos? Não! Qual é a posição que temos relativamente ao que a lixeira da manhã fez ontem com relação à vinda do Marcano forjando um documento? Até ver, nenhuma. No futebol português somos multados por dizer as verdades, ao contrário dos outros que tudo fazem e nada lhes acontece.

    Aceitamos tudo sem reclamar nada. Parece que vão recorrer da multa a Pinto da Costa.
    Francisco Paulos

    ResponderEliminar

  11. Francisco Paulos,

    Sem comentários.

    Quem quiser que abra os olhos, quem insistir em assobiar para o lado, ou pensar que o "contra tudo e contra todos" é a vacina contra a corrupção, pode continuar sentado e a debitar treta.

    ResponderEliminar
  12. Liberdade de Expressao:

    Os principios porque se rege a FPF nao sao os mesmos da nossa Constituiçao???!

    Quando nao se é mal educado ou super ofensivo nao há Liberdade de expressao?!Nao ha direito a critica ?!

    DITADURA disfarçada ???!!!

    Expliquei me por favor.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo das 14H48,

    Mas porque é para aqui chamada a Liberdade de Expressão? Creio não ser esse o tema do post.
    Nem sei a quem se refere.

    Se foi pelas declarações de Pinto da Costa, até posso compreender, mas
    não foi por ele ter dito o que disse sobre as arbitragens que o critiquei, foi ter falado demasiado tarde, e ás pessoas erradas. Aliás, como se constata, foi inconsequente e ainda por cima foi multado por esse oportunista chamada Meirim. Resumindo, ninguém o censurou por falar, mas sim por não o ter feito às entidades certas. Okey?

    12/07/19, 18:36

    ResponderEliminar
  14. UM EMBLEMA HÁ IMAGEM DO CLUBE BATOTEIRO.
    Se querem mudar alguma coisa no emblema, sai a roda da bicicleta e metam um Pneu bem carregadinho, tirem o Abutre e metam uma Toupeira e assim o clube do regime está mais próximo da realidade.

    Atentamente.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...