27 julho, 2019

Um pouco de orgulho pessoal e familiar compensa o desgosto nacional. Ainda bem

Ana Gomes faz a diferença. E não deixa dúvidas


Ana Gomes reagiu esta sexta-feira à tomada de posição do PS sobre as declarações que a ex-eurodeputada havia feito sobre a transferência do futebolista João Félix para o Atlético Madrid.


"Agradeço ao presidente Carlos César o afã de esclarecer o óbvio: não represento o PS e o que digo e escrevo só me vincula. Sendo socialista, e não apparatchik, não abdico de dar uso à minha cabeça... Já César, usa o que pode face a Vieira: a César, o que é de César. E viva o Partido Socialista!", pode ler-se no tweet.


Renovar o Porto:

Os últimos tempos têm-me levado a questionar como andará a trabalhar a cabeça de alguns agentes das instituições judiciais deste miserável país. Reporto-me propriamente ao desempenho face às suas próprias consciências... O que é que eles pensam (se é que pensam) da opinião de um grande número de cidadãos sobre os seus métodos de trabalho enquanto funcionários do Estado responsáveis por diferentes processos. 

Para falar apenas do casos mais conhecidos (entretanto silenciados), destaco o dos Emais, do chamado "Polvo Encarnado", e mais recentemente do "Hacker" Rui Pinto, esse "monstro" malfeitor, rápida e zelosamente encarcerado por esses cavalheiros. O que irá naquelas cabecinhas de  funcionários públicos? Que imagem pensam eles deixar na opinião pública livre, honesta e descomprometida? Da sua integridade profissional? Do seu sentido de responsabilidade? Do seu carácter? Será que atribuem nota positiva aos seus próprios desempenhos?  Até pode ser que sim, só que para que outros acreditem, importa cumprir certas premissas: uma, é a coerência, e a outra a honestidade! Mas, será que tanto num caso como noutro têm revelado esses dotes? Pois cá para mim, não! De todo. Basta comparar a rapidez,  o empenho com que prenderam Rui Pinto, com a frouxidão pacífica como lidam com os processos do Benfica para termos fortes dúvidas sobre a sua idoneidade. Cheira mesmo a trafulhice. Lá diz o ditado, para ser sério, primeiro é preciso parecê-lo, e a Justiça também não foge à regra, apesar das suas mui labirinticas "leis" (será por acaso?).     

Para que certos cretinos não tentem intimidar-me com faltas de respeito ao Estado, informo, sem ponta de presunção, que sou neto de um oficial do exército medalhado com a Torre e Espada (a mais alta condecoração nacional) com nome gravado numa rua da cidade do Porto, facto que me enche de orgulho. É um orgulho alimentado pela sua coragem e integridade não tanto pelo seu estatuto multi-relevante. Como não canso de dizer, o estatuto é apenas estatuto. Sou também  filho de um  Inspector da PJ, igualmente competente e honrado. Ambos já falecidos, ambos cidadãos íntegros! 

Se meu avô teve a coragem de colocar no banco dos réus um determinado presidente da Câmara por suspeitas de corrupção, não cedendo a uma subtil tentativa de o "amansar" para evitar julgamento, o meu pai testemunhou pessoalmente a corrupção que pairava naquele tempo na PJ (foi Inspector), que tantos prejuízos pessoais lhe causaram por desalinhar do esquema vigente... Isto, no tempo do outro regime, em plena ditadura! Um regime também hipócrita, que apesar disso não se arvorava em democrata, como fazem os políticos contemporâneos com o mais nojento dos cinismos.  Tenho idade suficiente para saber muito bem como funcionavam as coisas nesse tempo  e como funcionam agora, e não tenho a menor dúvida de que pouco falta para voltarmos atrás, a uma ditadura pidesca. A corrupção dos tempos que correm é muito maior, e mais descarada, que naquele tempo, porque apesar de tudo as pessoas ainda tinham vergonha. Hoje, até os políticos denunciam essa ausência de pudor. Nunca vi o país tão pobre de valores como agora! Nunca! 

Por isso pergunto: como é possível que um ex-traficante de droga, um tipo com currículo de ladrão ousa pedir a um partido de governo para se demarcar da posição de uma ex-deputada (Ana Gomes) sobre um assunto do foro judicial em que o seu clube foi envolvido? Como? Eu respondo: porque a classe política deixou-se prostituir sem dar por isso (que ainda é pior). E aqui, entra a passividade do presidente da República e do próprio 1º-Ministro, todas as outras instituições relevantes pactuam por subalternidade hierárquica. É este o quadro miserável em que vive hoje o país. E é muito triste vermos tão pouca gente a insurgir-se, revoltar-se mesmo com esta pouca vergonha. Ontem, por exemplo foi o ministro da Administração Interna a fazer figura de urso com um palavreado trapalhão de irresponsável, quando interrogado sobre a incompetência do combate aos fogos, atirar-se contra um presidente de Câmara para poupar a rotineira incompetência dos governos nesta matéria. Dá vontade de lhes bater. As suas reacções causam revolta, estimulam a violência popular. O que lhes tem valido é que, como alguém disse um dia, o povo é sereno... Se assim não fosse já outra revolução constava da nossa História.  

PS-Sobre os incêndios em Portugal ando há ANOS a escrever sobre isto. Já cansa. Sobre a contínua incapacidade dos governos para lidarem com este trágico problema. Prometem isto e aquilo, e volta tudo à incompetência de sempre. Só sabem é aldrabar, e mesmo assim mal. São uns inúteis. Era um boa oportunidade para se queixarem das abstenções...  


8 comentários:

  1. Francisco Paulos27/07/19, 15:38

    Infelizmente neste país a justiça é uma miragem para a população em geral, pois só está ao serviço de uma minoria à qual tudo é permitido. São todos farinha do mesmo saco, e o manso povo português a tudo assiste sem reclamar. Todos os casos em que o clube corrupto está envolvido, não vão dar em nada, e tudo será arquivado ou prescrito. Até a "justiça " desportiva é incapaz de tomar uma posição firme sobre tudo que se tem passado. O sentimento de impunidade que eles sentem leva-os a serem cada vez mais ousados e a cometerem ainda mais ilegalidades. Vai começar mais um campeonato sem verdade desportiva, mas ninguém está preocupado com isso. Pela parte que nos toca, ou seja o FCPorto, o seu continuado silêncio faz da Sad cúmplices desta pouca vergonha. Para mim o FCPorto está acima de tudo e de todos, mas de mim esses acomodados não levam nada. É gozar com todos nós a aceitação plena de todas as falcatruas que nos fazem e não reagir. Vale a pena competir assim?

    ResponderEliminar
  2. (cont) Porque não partimos a loiça toda se for esse o melhor sentido da nossa luta??? Mais vale uma boa guerra do que uma paz podre! O que impede o FCPorto de abrir uma frente de guerra contra todo este status quo? Porque continuamos a receber em nossa casa esta corja da CS que só actua para nos prejudicar. Estou farto de ver entrevistas repetidas no PC; e pergunto para que serve este canal informativo???
    Vou terminar enviando a todos os Portuenses e adeptos do FCPorto um grande abraço e um especial agradecimento pela defesa dos nossos legítimos interesses. Desculpe o caro amigo RV por este (parcial) desabafo sobre o país e sobre a forma como tenho vindo a assistir à tentativa de destruição do nosso querido brazão (mesmo que não publique, estarei sempre de volta, e a maior parte das vezes de acordo, ao que escreve neste espaço).
    Um abraço e viva o FCPorto.
    Luís Oliveira
    Lisboeta de Belém, sócio e adepto do FCPorto e 'Portuense' por coração.

    ResponderEliminar
  3. Francisco Paulos,

    Até o Francisco J. Marques parece ter adormecido. Os corruptos tiraram-lhe o pio com multas e castigos, e ao Presidente também, embora sem necessidade porque este quando diz alguma coisa de relevante já chega tarde, o mal já foi feito.

    Já o F.J. Marques deu a cara várias vezes, mas não devia ter interrompido o programa Universo Porto da Bancada porque isso foi o mesmo que admitir subjugação inaceitável a organismos desacreditados e completamente corrompidos. Esta gente ainda tem medo.

    ResponderEliminar
  4. Luís Oliveira,

    Estou consigo e compreendo a sua revolta. Eu sinto a situação actual com a mesma revolta.

    Volte sempre.

    ResponderEliminar
  5. Minha Senhora, mulher que não se verga seja a quem for, Sra doutora Ana Gomes, denuncie estes vendidos a tudo e a todos, estes artistas políticos de bem representar com a mentira, muitos com sede de Poder e com um Ego do tamanho dos clérigos. Uma Justiça a cair de podre com olhos sempre para os mais Fracos deixando os Tubarões andarem assobiar para o lado, uma justiça politizada e clubizada.

    Atentamente.

    ResponderEliminar
  6. Concordo com tudo que foi dito, mas também damos tiros nos próprios pé. Exemplo dos nossos adeptos abandonarem antes do final do jogo de apresentação deixa-me bastante triste. O nosso maior rival so joga verdadeiramente fora quando vem ao Dragão ou quando vai a Alvalade. Nós adeptos com esta atitude só falta estender a passadeira ao clube querido do Sr. Primeiro mimistro.

    ResponderEliminar
  7. O Dragão está doente... são vários os reflexos da enfermidade que padece... não é só a imprensa lisboeta (q faz o que lhe compete),,, é a estrutura, o contexto que a engloba, as respostas (ou omissões) que são dadas... e no fim de linha, somos nós adeptos... PC podia ter saído pela porta grande... não saiu... agora levamos com a centralidade a cavalgar alguém cujo CV deixa tudo a desejar numa sociedade de bom senso e eticamente estruturada... obrigado ao autor deste blog pelo espaço que concede... FCP sempre

    ResponderEliminar

  8. Portistas:

    Lembrem-se de uma coisa: a pior reacção que podem ter é criar rivalidades entre vós. Lembrem-se do mais importante. Todos amamos o FCPorto. É esse o NOME do nosso clube. Dragões, Colectivos, sócios e simples adeptos gostam do mesmo clube. É por aí que temos ir. Quem está a desuní-los é quem manda no clube e não está sensível às sua preocupações. É para eles que devemos apontar o dedo. Calma e respeitosamente, com civismo têm todo o DIREITO de serem ouvidos pelos manda-chuva para saberem por que é que não são mais dinâmicos a defender o clube! Por que é que optam por viver mais uma época aventureirista, e preferem correr o risco de perder mais um campeonato de forma ilegal. Por quê?!

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...