08 novembro, 2019

Precisamos de aprender a chutar


FC Porto tem apenas quatro pontos e tem de vencer os jogos que faltam

Não vale a pena bater no ceguinho, a equipa do Futebol Clube do Porto anda presa por arames. Os problemas já foram por demais escalpelizados. Se quisermos acompanhar a confiança dos mais optimistas, há que acreditar que ainda está tudo em aberto, bastando vencer os dois últimos jogos que faltam. Gostava que fosse esse o prognóstico, e não o da minha convicção "pessimista".

Não é para espantar, um pormenor importante. Independentemente da qualidade do plantel, que está longe de se comparar a outros de há  4/5anos atrás, podemos concluir, definitivamente, que é o modelo de jogo de Sérgio Conceição que não encaixa no perfil dos jogadores. Marega e Aboubakar eram dos mais possantes fisicamente. Se juntarmos Danilo, Alex Telles e (agora) Pepe a estes dois, teremos um total de cinco, sendo que desses cinco, apenas Pepe, Alex Teles e Aboubakar reúnem as qualidades que faltam aos restantes; pujança física, técnica e inteligência. 

Por isso, continua a surpreender-me que Sérgio Conceição continue a mater a braçadeira de capitão no braço de Danilo, jogador ainda sem grande experiência, nem perfil para o cargo. Feita esta apreciação (pessoal) e sem pretender desvalorizar todo os jogadores que sobram, porque todos têm as suas qualidades específicas, incluindo o próprio Marega, a conclusão que tiramos é que todos eles (ou quase)   foram gravemente lesionados durante mêses. Creio mesmo que foi o clube mais prejudicado (também) por este motivo, até por todos sabermos que é neles que os adversários do FCPorto estão mais autorizados para "entrar a matar", como ninguém pode negar. Estes últimos jogos, incluindo mesmo o jogo com o Famalicão (que vencemos), em que produzindo um futebol simples, muito agradável de ver - que até nos surpreendeu -, não foram suficientes para ficarmos com a garantia que a equipa estava a dar sinais de estabilizar.  Tínhamos razão.  Isso, ontem, ficou mais uma vez provado. O único aspecto positivo do jogo com o Glasgow Rangers, foi a grande pressão que fizemos sobre os escocêses durante meia hora (+ ou-), mas sem quaisquer resultados objetivos. Tirando um, ou outro caso pontual, não fomos capazes de elaborar uma jogada de pé para pé até a endossar ao rematador que nunca chegou a aparecer. Voltamos a ter de lembrar uma história antiga no futebol português. Que conste (repito), nenhum treinador foi cabaz de melhorar essa lacuna: a qualidade de remate. 

Nesta matéria, a minha conclusão pessoal, assenta apenas em dois pressupostos: ou os (poucos) jogadores portugueses que sabem chutar eficazmente conseguem este feito por habilidade própria, ou aqueles que não sabem, não são treinados devidamente para o efeito. Não tem outra explicação. Vejam quantas vezes vários jogadores do FCPorto rematam às balizas adversárias sem olharem sequer para os espaços abertos. O resultado acaba por ser previsível, ou acertam nas pernas dos adversários, ou chutam para fora da baliza, para o lado, ou para cima da trave. 

Danilo é um jogador esforçado, mas chuta mal. Corona é mais competente  a driblar (quando quer) do que a rematar, mas tem técnica. Podia falar de outros, mas não é esse o meu objectivo, só quero dar alguns exemplos. Sem precisar de entrar em pormenores está provado que a posse de bola não basta para chegar ao golo, é preciso gostar de aprender a chutar, ou aperfeiçoar esta técnica se não forem naturalmente dotados para isso. Há erros que podem ser corrigidos, mas para isso é preciso que o treinador saiba e queira ensinar.

Custa-me ter de dizer isto, mas é uma verdade, os escocêses no que concerne rematar são N vêzes melhores que nós. Quem diz os escocêses, diz todos aqueles países ligados à Grã Bretanha. Eles apuram o acto de rematar, e não é só com a bolinha pousada no chão, eles adoram rematar de primeira, o que é fantástico, porque além de acrescentarem beleza aos golos têm a vantagem de não dar tempo aos adversários para cortarem o lance. Aqui, não. Dão toques, e mais toques, de tanto quererem fazer tudo certinho, que acabam de ficar sem a bola, e não acertarem na baliza. Se há uma coisa que me irrita em certos diplomados em futebol portugueses, é terem a mania que o futebol português é mais tecnicista que o dos nórdicos e ingleses. É um complexo há muito lançado pelo nacional-lisbonismo, Aquela parolada muito lisboeta que tornou parolos muitos portuguêses. O Glasgow, ganhou e muito bem. 

PS-Quanto ao pénaltie, foi um erro do árbitro, que nos tornou a vida difícil. Foi lamentável que o Pepe se tivesse lesionado, porque é o melhor jogador actual do FCPorto.  O Alex Telles não anda bem, mas não creio que seja por negligência. Ele foi durante jornadas a fio o jogador mais utilizado
por Sérgio Conceição e o que mais e esforçou. Não nos esqueçamos disso, seria injusto.   
Outra razão, além da péssima qualidade de passe e de remate, o FCPorto deste Sérgio Conceição não tem um sistema de jogo ofensivo, com desmarcações bem treinadas. O jogo deste FCPorto, de SC baseia-se na pressão alta (e nem sempre), em não deixar jogar os adversários (enquanto as pernas aguentam) mas sem qualquer profundidade. Os jogadores têm medo de avançar porque não são treinados para isso. Sérgio C., não sabe mais do que isso, está perdido. É a conclusão que retiro.     



7 comentários:

  1. Está perdido desde que ofereceu um campeonato com uma vantagem de 7 pontos.

    ResponderEliminar
  2. Sérgio Conceição ainda não conseguiu uma identidade de jogo para equipa, a equipa parece que funciona consoante o estado emocional do SC. Na primeira época que veio para o FCP tinha um futebol muito bem mais simples, havia crer e agressividade no bom sentido.
    Tudo me leva a crer (espero que não) que esta época com altos (poucos) e baixos não vamos a lado nenhum.
    Os Lampiões também não jogam nada, mas continuam ter abença dos padres, e a protecção de uns cromos do governo que lhes dão todas as avenças para o crime e batotice a bem da nação.
    Também não quero bater na ceguinho, mas à muito tempo que não temos presidente.

    A.C.

    ResponderEliminar
  3. Francisco Paulos09/11/19, 15:54

    Caro Rui mas valerá a pena termos por vezes noites mal dormidas, andar irritados e aborrecidos por causa do nosso clube, quando para quem detém o poder parece que está tudo na maior? Mas alguém no seu perfeito juízo ainda é capaz de defender um presidente que não existe? De defender um treinador super limitado, que não sabe mais que isto, que é arrogante, mal educado e teimoso? Até os super Dragões que deveriam traduzir a consciência coletiva dos adeptos não passam agora de cãezinhos amestrados que só ouvem a voz do dono. Longe vão os tempos em que quando as coisas corriam mal, se manifestavam, e com isso indiretamente eram responsáveis por alguma mudança. Agora não o fazem porquê? Porque é que no Pouco Canal não se dá voz à massa associativa e temos de gramar com a repetida ladainha dos mesmos que devem ter palas nos olhos e são caoazes de dizer que o preto é branco? Fiquei envergonhado com o que se passou em Glasgow. Será que o próprio treinador entendeu a bizarra tática que inventou? Será que ele é tão portista quanto diz? Duvido, pois se o fosse já teria entendido que o melhor para o clube era a sua saída. É limitado taticamente, não sabe ler o jogo, tem problemas com os jogadores e pior que tudo não aprende com os erros. Basta! Também não se compreende como Rui Barros continua na equipa B ( mais uma derrota) e Tulipa nos sub 19. O nosso clube está à deriva, não tem presidente nem ninguém que o defenda. A cultura da mediocridade está instalada, o comodismo também como se vê com a aceitação das derrotas como coisa natural. A solução? Mais 4 anos de mordomias para quem está a levar o clube para os patamares dos anos 70. Mas tudo está bem no FC Pinto da Costa.

    ResponderEliminar
  4. Caro Francisco Paulos,

    Realmente não vale a pena nos incomodarmos mais, mas isto da clubite tem o seu lado sado-masoquista.

    Os jogadores estão rebentados com este modelo cansativo e atípico de futebol, e se ainda assim têm de competir sem lhes dar tempo para recuperarem do esforço, como é que eles podem jogar bem?

    Quanto à Administração do FCP, já não espero nada. Apenas que Pinto da Costa tenha juízo e tenha a dignidade de se afastar (e levar os senhores da SAD com ele) e promover eleições, antes que o clube desapareça. Mas não creio que haja sensatez para isso.

    ResponderEliminar
  5. Quanto a Pinto da Costa não vale a pena falar só vê guito. Quando assisto aos jogos do Porto tenho saudades de JESUALDO e VITOR PEREIRA

    ResponderEliminar
  6. PRECISAMOS DE SABER CHUTAR; precisamos de saber ser profissionais e ser homens, que não é o caso destes 4 rapazes sul americanos; precisamos de ter uma boa liderança no grupo, um bom treinador, que também seja menos emotivo. O que nós não precisamos é de ter um presidente ausente a falar só para ele e para os amigos, ignorando todo o mundo portista. O FCP não tem dono, é de todos, e quem pensa o contrário tem a porta de saída escancarada.

    A.C.

    ResponderEliminar
  7. Foi uma VITÓRIA, ÉPICA, COLOSSAL, MAGNÍFICA, PODEROSA, FABULOSA, GIGANTE, do Andebol PORTISTA, na Alemanha, frente ao Kiel.
    Uma BOA VITÓRIA do FCPORTO no Bessa.

    Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...