17 agosto, 2020

Assim, é impossível gostar de Portugal


Deixemos-nos de tangas e hipocrisias, ao fim de 46 anos, a democracia conquistada sumiu-se com a mesma insolência com que os ditadores de então se tornaram "democratas". E o que é grave, é que muitos deles ainda estão vivos, estão no poder, e sei quem são.

Pouco me importa que gostem, ou não gostem do que penso, na minha liberdade ninguém toca. Ninguém! Como é possível que haja em Portugal alguém que ainda acredite viver numa democracia sem lei? Que barafunda paira nos nossos tribunais e na procuradoria geral da república! 

Como é possível numa democracia de verdade haver um 1º ministro que em plena Assembleia da República bajula um adversário da oposição com alegações mimosas a um clube de futebol de que ambos são adeptos, sem que um único deputado da oposição o tenha contestado? E como é ainda possível manifestar tanto "respeito e carinho" (chamou-lhe clube querido) a um clube que só ainda é suspeito de corrupção porque está a ser protegido pelo próprio regime? Mas o que é que comportamentos desta natureza podem ter de nobres para um cargo que exige tanta responsabilidade! Zero!

Como é tolerável manter no poder um secretário de Estado do Desporto que tudo tem feito para proteger esse mesmo clube, como toda a gente sabe, e que por isso já devia ter sido demitido? Como é possível ao 1º Ministro andar a enganar os portugueses com a treta da descentralização, se nem sequer tem concebido um verdadeiro plano para o implementar. Ele sabe bem que o único plano de jeito para aquilo a que chama descentralização tem um só nome: Regionalização. 

E porque é que um 1º. Ministro permite que uma simples companhia aérea (que se diz de bandeira), a quem injectou mil e muitos milhões de euros ao sector privado da mesma que persiste em cortar rotas ao Aeroporto Sá Carneiro, que tanta falta faz a todos os nortenhos (e à própria Galiza), enquanto reserva a Lisboa um número de vôos excessivamente  maior ? Não se ouviu uma única vez este homem a impor-se aos "sócios" privados para definirem um plano que fosse de encontro àquilo que ele tinha andado a apregoar? E fica tudo na mesma? Quem manda afinal? O Estado, ou os privados? Se são os privados, então por que lhes confiaram dinheiro que ainda por cima vai ser retirado da bolsa do povo? O que é isto? É governar, ou desgovernar, para não lhe chamar outra coisa?

E o senhor Presidente da República, concorda com esta palhaçada? Achará que é assim, desta forma sectária e divisionista, que se une e governa um país? Ou será por sabê-lo que também não simpatiza com a Regionalização? Então não nos venha falar de patriotismo, porque isso assim não pode existir. Patriotismo da treta já nos chega o do regime anterior. Outro desse modelo não faz falta a ninguém.

Eu detesto este país, mais agora que nunca! Sabiam? Vejo em Lisboa e em todos os centralistas atitudes que não me são nada simpáticas. Tratam-nos como  inimigos e tudo têm feito para afastar os nortenhos de gema. Mas, a estratégia está a resultar, até porque eu não tenciono pôr mais os pés na capital do egoísmo enquanto viver, e nada farei para apoiar aquela gente, seja para o que fôr. 

Se semearam o ódio, pois aqui têm o prémio. As sementes resultaram. Hipócritas!

8 comentários:

  1. ABC
    DEMOCRACIA DA TRETA.
    É o país do Rei vai nu, da conversa da Treta, da república das Bananas.
    Somos governados por grandes artistas de comédia e do crime, onde muitas vezes a palhaçada só dá tristeza.
    Vamos ser sempre um país da esmola da UE, um país sempre adiado, sem autoridade, um país ao Deus Dará.
    Autonomia para as Ilhas, Lisboa Capital, e o resto paisagem. Os da Capital são os inteligentes, os chicos espertos, os que têm tudo à porta os que ganham mais, tudo isso é verdade porque o verdadeiro 25 Abril ainda não chegou...



    ResponderEliminar
  2. O TRIPEIRO.
    Gente do 25 de Abril com ideias e atitudes do 24...
    Os partidos da esquerda à direita, só querem tacho...
    O culto benfica continua como no tempo da outra Senhora...
    Quem manda neste País, a Justiça, o Governo, PR ou o benfica!?
    A Regionalização com esta corja, é uma miragem.

    ResponderEliminar
  3. E com isto que faz Rui Moreira? vamos liderar uma posição forte que ponha essa gente no seu lugar... qualquer dia no caminho que essa gentalha nos está a impor, ninguém vai conseguir exprimir seus ideais... não é por acaso que uns milhões foi para a imprensa...

    Cumprimentos.
    A. Martins

    ResponderEliminar

  4. A. Martins,

    Eu não sou advogado de defesa de Rui Moreira, mas reconheço que para um homem desvinculado de qualquer partido político tem feito muito pela cidade do Porto na condição de autarca. Além disso, não tem a apoiá-lo uma frente poderosa, e de confiança.

    Além de que os portuenses dão mais importância ao futebol que à política, e quando assim é torna-se difícil lutar contra tanta sacanagem. Ele tinha razão quando escreveu o livro "TAP CAIXA NEGRA" e denunciou a operação de manutenção da TAP com um investimento no Brasil que custou milhões de euros e deu no que deu.

    Como portuense estou a gostar do seu trabalho. Mas ele sozinho, para já, pouco pode fazer.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. Rui Valente...

    Subscrevo integralmente o seu texto quer no conteúdo quer na forma..

    De igual modo concordo consigo quanto às dificuldades sentidas por Rui Moreira atendendo ao contexto político actual (de uma indigência atroz e sem qualificação)...

    Resta-me cumprimentá-lo e enaltecer a sua coragem

    JPPCH

    ResponderEliminar

  6. JPPCH, obrigado pelas suas palavras,

    é sempre agradável saber que não sou só eu a olhar para o país com o realismo devido.

    Como sabe, sou um adepto ferrenho do FCPorto e adoro a minha cidade, que é o Porto. Gosto muito mais do Norte do que a partir de Coimbra até Lisboa. Gosto do Alentejo também. Mas isto são gostos meramente emocionais e de simpatia. Falar do país pela sua beleza é uma coisa, falar do país pelo que vale, da forma como é governado e como é tratado por quem o tem governado, é outra completamente diferente.

    É desse Portugal que eu já não gosto, um Portugal dividido pela capital e pelo poder político. Não suporto traidores nem cínicos.

    Um abraço e obrigado

    ResponderEliminar
  7. Francisco Paulos17/08/20, 19:47

    Perante o que ultimamente temos visto, sobre o funcionamento da justiça e o comportamento dos "governantes" só nos resta dizer que de facto somos um país do terceiro mundo que por ironia fica na Europa. O Norte a tudo assiste mudo e quedo, e o pior é vermos os portuenses que vão para a capital e rapidamente esquecem as suas origens. Então no futebol isso é gritante. Essa gente sem princípios a todos nos envergonham.

    ResponderEliminar


  8. Francisco Paulos

    Também é verdade constatar o comportamento de certos portuenses e nortenhos.

    Alguns deles, vão para Lisboa e vendem-se ao regime com
    o argumento de terem de olhar pela vida... Há pessoas que por dinheiro até vendem a família.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...