Podia falar-vos da troca de mimos rasteira e oportunista, entre o líder da concelhia do PSD, Pedro da Vinha Costa e o Presidente socialista da Câmara de Matosinhos, Guilherme Pinto, mas isso, apesar de constituir mais um flagrante testemunho de mediocridade da nossa classe política, e de justificar o enorme desprezo que ela me infunde, não o vou fazer, porque é como discutir o sexo dos anjos. Apenas adiantarei que, quando pensava existir uma opinião positiva e consensualmente generalizada sobre a boa gestão dos Portos do Douro e Leixões, eis senão quando, surge do nada este exemplar político, Pedro da Vinha Costa, putativo candidato a um poleiro gostoso [o da administração da própria APDL, presumo], a dizer que o Presidente da dita empresa é um boy socialista e que ali foi colocado como tal, querendo talvez com isto dizer que só pode haver boa gestão com boys, do PSD...Também, o boyzinho e colega de partido, o líder da Concelhia do PSD-Porto, Ricardo Almeida, não perdeu tempo a juntar-se ao coro para dizer que a administração da APDL "faz má gestão". Na política, como no futebol, o que é verdade hoje, amanhã é mentira [está a ver Dr. Rui Rio, como afinal é o futebol que anda a aprender golpes baixos com os políticos?].
Pertencendo embora à esfera do desporto, o assunto que a seguir quero abordar não deixa de ter um cunho fortemente politizado, que é como quem diz, despudoradamente clubetizado, ou centralista, se preferir. Refiro-me ao castigo que o neo-eleito Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol acaba de inflingir ao Director-Geral da SAD, Antero Henrique e a Rui Cerqueira, Director de Comunicação do FCPorto. Parece-me, que começa agora a levantar-se o véu que fez alguns desconfiar porque é que o clube do regime apoiou com tanto entusiasmo a candidatura do ex-dirigente portista Fernando Gomes à presidência da Federação... Mal teve tempo de aquecer o lugar, e já está a pagar os juros de eventuais promessas que terá feito a Luís Filipe Vieira de fazer uma gestão "à altura" das pretensões do Benfica e do elevadíssimo senso de seriedade dos seus dirigentes [vulgo, "fazer as coisas pelo outro lado"...]
Sabendo - porque é público -, como se tornaram habituais as emboscadas e as agressões no Estádio da Luz, é bom que a estrutura directiva do FCPorto comece a arrepiar caminho no sentido de se defender de futuras investidas benfiquistas com o intuito claro e objectivo de fragilizar o FCPorto e o afastar da concorrência à conquista do Campeonato. Exigir tratamento igual, é o mínimo que pode fazer.
O FCPorto tem agora um canal de televisão, o qual tem todo o direito, e o dever até, de usar, para desmascarar, sem papas na língua, o que já está a ser premeditado há muito tempo. Pois que dele faça bom proveito!Quem fez esta denúncia à federação e que provas possui para castigar tão rapidamente os supostos beligerantes é aquilo que devia ser imediatamente comunicado à comunicação social.
O passado recente diz-nos que não podemos confiar na isenção e muito menos na seriedade dos dirigentes da federação, como tal, exige-se que a SAD saiba responder sem tibiezas e se necessário, apresentar um veemente voto de desconfiança a este conselho de disciplina da Federação, que à imagem do anterior [da Liga], actua com dois pesos e duas medidas, consoante as cores dos intervenientes, sempre em benefício do clube do regime.
O FCPorto tem agora um canal de televisão, o qual tem todo o direito, e o dever até, de usar, para desmascarar, sem papas na língua, o que já está a ser premeditado há muito tempo. Pois que dele faça bom proveito!Quem fez esta denúncia à federação e que provas possui para castigar tão rapidamente os supostos beligerantes é aquilo que devia ser imediatamente comunicado à comunicação social.
O passado recente diz-nos que não podemos confiar na isenção e muito menos na seriedade dos dirigentes da federação, como tal, exige-se que a SAD saiba responder sem tibiezas e se necessário, apresentar um veemente voto de desconfiança a este conselho de disciplina da Federação, que à imagem do anterior [da Liga], actua com dois pesos e duas medidas, consoante as cores dos intervenientes, sempre em benefício do clube do regime.
Antevendo a lentidão dos órgãos de Justiça nesta matéria, que só tarde e a más horas reconhece a razão ao FCPorto, como os 6 pontos que nos foram surripiados no campeonato de há dois anos e que agora não podem ser repostos, é imperioso que Pinto da Costa recupere a fibra e a frontalidade que sempre o caracterizou e leve, até às últimas consequências, a defesa dos interesses do clube.
Caso contrário, nem mesmo que Victor Pereira me surpreenda com um futebol de primeira água, o FCPorto terá a mínima chance de ganhar o campeonato nacional.


