30 dezembro, 2009

Digo NÃO ao Acordo Ortográfico

Parece que dentro de dias vai entrar em vigor o novo acordo ortográfico. Tenciono ignorá-lo, não por teimoso conservadorismo, mas porque penso que é mais uma daquelas decisões idiotas, deslocadas e extemporâneas tomadas pelo tal cojunto de "homens sem arte nem ciência" que, para mal dos nossos pecados, se arrogam como nossos governantes. São os mesmos que hoje decidem uma coisa e amanhã decidem o contrário. Não faltam exemplos.

Para seguir as novas ortografias, teria de estar convencido que daí adviriam vantagens para o país e para o seu povo, mas quando me dizem que essas vantagens são " manter a unidade (?) entre os países lusófonos" e "afirmar e valorizar(?) o português no mundo", não os posso levar a sério. E interrogo-me também porque será que a Grã Bretanha, a França e a Espanha escolheram outros caminhos para valorizar as suas línguas (e as suas culturas) no mundo e para manter traços de identidade comum entre o país da "língua-mãe" e os territórios onde a sua acção colonizadora deixou ficar essa língua. Será porque nós temos uma visão mais inteligente do que a deles?

Este acordo ortográfico é uma cedência de Portugal ao Brasil, na medida em que passaremos a escrever como eles o fazem. Digo isto sem embargo de amar o Brasil e de invejar muitas das características do seu povo, sobretudo os do sul, no meio do qual tive o gosto de viver durante alguns anos. Mas eles são eles, e nós somos nós.

Pelo mesmo critério de uniformidade, nós portugueses, um dia compraremos não um fato, mas sim um terno, os bifes serão adquiridos no açougue, não mais poderemos oferecer camisolas do nosso clube preferido, mas sim camisetas, já que camisola é camisa de noite e jogador de futebol não usa isso! E também nos invernos não mais estaremos constipados - que é problema de intestinos - mas sim resfriados.

E por aí fora. Vai ser divertido! Entretanto, desejos de Feliz 2010 para todos.

16 comentários:

  1. Já somos dois a não aderir ao acordo...
    Um bom 2010.

    ResponderEliminar
  2. Um feliz 2010 para si também!

    ResponderEliminar
  3. Este país está em saldo.
    Governantes vendelhões.
    Que diria:
    Camões,Eça,Camilo,Pessoa e tantos
    outros se ressuscitassem hoje.
    A onde estão os poetas e escritores
    portuguêses vivos deste país ?...
    Lá se vai aquilo que era mais rico
    na língua de Camões !?...Estamos a ser colonizados na língua pelos brasileiros e africanos.
    Eles argumentam que são milhões e por isso vamos ter que falar Pretuguês.

    O PORTO È GRANDE VIVA O PORTO

    ResponderEliminar
  4. Caro Rui Farinas!

    Inteiramente de acordo com o amigo!

    Desejo-lhe um excelente ano de 2010!


    Um abraço,

    Renato

    ResponderEliminar
  5. "vai ser divertido"

    como divertido e oportuno foi este seu post, caro amigo Rui Farinas.

    Um óptimo 2010 para si e todos os amigos, colaboradores e leitores do Renovar o Porto.

    Viva o Porto!

    PS-Eu também gosto imenso do Brasil e do seu povo, mas não concordo com esta idiotice do acordo ortográfico. Estamos mesmo nas mãos de mentecaptos.

    ResponderEliminar
  6. Eu também!

    Feliz 2010 para o Rui Farinas, Rui Valente, todos os colabores, visitantes e comentadores, deste blog de referência.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. : Pinto da Costa poderia ser a "figura do ano"? Aos 72 anos, o mais titulado dirigente do futebol português, confrontado com um conjunto de acusações resultantes de um pífio processo denominado Apito Dourado, contaminado até à medula por falhas processuais, mas também por uma grande vontade de o condenar sumariamente, como foi evidente por uma certa imprensa lisboeta que cavalgou a "onda Carolina Salgado", explorando-se - sob a égide comercial - o que tem de pior a rivalidade entre o Benfica e o FC Porto; sem querer fazer "juízos de caráter" nem tomar partido pela "clubitização da justiça" - qualquer coisa muito perto deste fenómeno de inaceitável contaminação da politização do meio judiciário, talvez se possa concluir que Pinto da Costa venceu o seu próprio sistema. É uma vitória de Pirro, perante o imperativo exigético da credibilidade, que cada qual toma e "domina" à sua maneira? Talvez seja. Mas é uma vitória.
    Rui Santos (Record)

    Saúde e Paz para Todos.

    ResponderEliminar
  8. Sou director de um jornal local e nem uma letra vou alterar na escrita.Só falta mesmo dizer que os brasileiros é que descubriram Portugal.Vergonha

    Gil O.

    ResponderEliminar
  9. "Pinto da Costa, sabe onde estar,quando estar, o que dizer, quando dizer.Sabe Tudo"
    JMOURINHo ao Expresso

    ResponderEliminar
  10. TUDO DE BOM PARA 2010

    REGIONALIZAÇÃO

    E UM PORTO PENTA CAMPEÃO

    o porto è grande viva o porto.

    ResponderEliminar
  11. Queridos amigos,

    Como sabem, sou brasileira. Amo os portugueses e o português de Portugal!

    Estou inteiramente de acordo com vocês em não aderir a este acordo ridículo!

    Desejo um feliz 2010 para todos vocês aí do Porto, e que este acôrdo não estrague nossa amizade!

    beijo carinhoso,

    Neli

    ResponderEliminar
  12. Para os meus amigos Rui Valente e Farinas -e evidentemente para todos os restantes amigos- um excelente 2010!...Boa passagem de Ano!

    ResponderEliminar
  13. Tem toda a razão, pois é mais um exemplo do sentimento de inferioridade dos governos lisboetas de Portugal em relação ao Brasil e outras antigas colónias. Basta ver os investimentos e as regras que os regem, em Angola e em Portugal.
    Bom 2010 se o futuro nos permitir.

    ResponderEliminar
  14. «Este acordo ortográfico é uma cedência de Portugal ao Brasil, na medida em que passaremos a escrever como eles o fazem. Digo isto sem embargo de amar o Brasil e de invejar muitas das características do seu povo, sobretudo os do sul, no meio do qual tive o gosto de viver durante alguns anos. Mas eles são eles, e nós somos nós.»

    Eu também não pretendo aderir ao acordo porque o acho desnecessário. O português brasileiro não é assim tão diferente do nosso e, em muitos casos, é mesmo mais vernáculo e genuíno que o português que hoje se vai falando nos media lisboetas e que vai contaminando as novas gerações. No entanto discordo que seja uma imposição do Brasil. O Brasil faz o seu papel: zela pelos seus interesses. A língua tem para o Brasil um elevado valor económico e político. O português tropical é a língua mais falada do hemisfério sul e o Brasil tem uma poderosa indústria editorial. O país do amazonas será uma das potências do séc. xxi e tem todo o interesse em que a sua língua e a sua norma se tornem padrão nos fora internacionais. Quanto a nós: não contamos para nada e não sobreviveremos ao séc. xxi.

    ResponderEliminar
  15. Caro António,

    "Eu também não pretendo aderir ao acordo porque o acho desnecessário. O português brasileiro não é assim tão diferente do nosso e, em muitos casos, é mesmo mais vernáculo e genuíno que o português que hoje se vai falando nos media lisboetas e que vai contaminando as novas gerações."

    Também subscrevo este parágrafo do seu comentário. No Brasil, pratica-se um português mais rico e diversificado [vernáculo] do que em Lisboa.
    Se lembrarmos que foi da capital que surgiram as primeiras críticas ao povo do Norte, por "trocarem" os bês pelos vês,supostamente por mera ignorância, percebe-se melhor a dimensão da arrogância alfacinha sobre a realidade do todo nacional.

    ResponderEliminar
  16. A mim parece-me também escandaloso que se aproveite o acordo para lisboetizar a ortografia, quando a referência normativa em Portugal sempre foi a de Coimbra. Mais uma vez, Lisboa não suporta que alguma outra cidade portuguesa lhe faça sombra. Logo, toca a ganhar na secretaria e pela calada...

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...