10 setembro, 2010

Catarse

Se Aristóteles acreditava que uma desgraça é o melhor meio de purificação da alma e se por alguma razão o seu nome ficou ligado à história da filosofia será que é mesmo impossível estender a receita ao corpo?

É que, pelo andar da carruagem não me parece que a Política em Portugal seja a catarse indicada para os males do corpo ou da alma... O país estás de rastos, e o Povo permanece apático, quase masoquista. Falta-lhe talvez descer ainda alguns degraus para atingir o nível de pobreza dos moçambicanos e recorrer à violência, mas já esteve mais longe.

Os socialistas em termos ideológicos e de competencias, são iguais aos sociais democratas, a única diferença - e talvez a  que lhes tem dado vantagens em relação ao PSD -, é que vão enganando a pobreza que semeiam com os subsídios sociais que atribuem.  Este engôdo tem os dias contados, mas  até ver, vai dando votos para os manter no poleiro. Por seu lado, os sociais democratas ainda não perceberam que será muito difícil vencer as próximas eleições sem apresentarem soluções credíveis,  insistindo utopicamente na recusa de subsídios aos desempregados sem antes lhes garantir trabalho [remunerado]... PS e PSD, parecem duas frágeis barcaças em mar traiçoeiro, à deriva. 

O Norte afoga-se nas suas elites de papel. As elites não existem, como não existem patrões, como não existe Justiça, como não existe Governo, como não existe jornalismo, como não existe Democracia. Existem caricaturas ridículas, sem classe, sem brio, nem vergonha.  Objectivamente, todas se confundem com reles mercenários. A ambição material e a vaidade desmesurada são os únicos "ideais" que conhecem.

A televisão pública usa o dinheiro público como se fosse privada, e engana impunemente os seus anestesiados contribuintes. Tudo nas nossas barbas. Democraticamente, segundo os seus turvos conceitos de democracia.

Amanhã, se houver um motim, uma rebelião popular com sangue e vítimas, não será a mim que me ouvirão criticar os revoltosos como "terroristas". Talvez me possam ouvir dizer: "só agora?". Improvavelmente, terei o prazer de ver os responsáveis, os desintegradores da coesão nacional, a contas com a Justiça, porque foi por ela que o país começou a adoecer, mas garanto-vos que não terei um pingo de remorso se o feitiço se virar contra eles. Tragicamente, como uma catarse.  

2 comentários:

  1. Num país que na Justiça - pilar fundamental de um Estado de Direito -, mas não só, tem dado os tristes e lamentáveis espectáculos que todos os dias temos assistido, ouvir o Ministro dos Negócios Estrangeiros dizer, que o caso Queiroz, dá má imagem de Portugal, se não fosse uma questão séria, daria para rir às gargalhadas.

    Estão a perder a noção do ridículo.

    Um abraço e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  2. Já não há mais nada a espremer a estes partidos siameses de direita
    e de esquerda.
    Viva a padeira de Aljubarrota viva
    a Maria da Fonte e Viva o FCPorto. Esta 3ª República deixou de ser Histórtia de Portugal! para ser anedotas da senhora que tem os peitos grandes, e usa a bandeira de Portugal.

    O PORTO É GRANDe VIVA O FCPORTO.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...