A região do Porto e Vigo são aliadas na eurorregião Galiza - Norte de Portugal mas a partir de 2011 “rivais” no que respeita à conquista de grandes barcos de cruzeiro. Até agora só Vigo tinha capacidade para receber grandes barcos, o de Leixões não disponha das infraestruruas portuárias necessárias, e isso limitava e muito a recepção do turismo marítimo.
Com o objectivo da poder receber grandes barcos, e tendo em conta as potencialidades económicas do turismo marítimo, o Porto de Leixões iniciou a construção de novas infraestruturas, com um investimento de 49,9 milhões de euros, e que estarão concluidas em 2013.
A primeira fase das obras nos cais terminam em Março de 2011, data a partir da qual já poderão receber barcos de 300 metros de cumprimento e capacidade para 3.000 passageiros, o que resultará numa concorrência directa e forte com o porto de Vigo.
Por isso o Porto de Leixões em colaboração com Turismo de Portugal já começou uma agressiva campanha promocional, com a mais valia das caves do Vinho do Porto sobretudo para os turistas ingleses, e a qual já resultou na contratação de 60 escalas de grandes cruzeiros para 2011.
Segundo referiu o presidente, Matos Fernandes, estas novas infraestruturas permitirão ao porto de Leixões estar entre os grandes portos na escala de grandes cruzeiros o que beneficiará o próprio porto e toda a zona metropolitana da região.
aicep.
[Copiado do Blogue Regionalização]
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