04 novembro, 2010

As outras "Faces Ocultas" da Democracia

Conforme ontem salientei, nem sempre é socialmente boa e justa a intervenção dos advogados. Para uma grande parte deles, desde que o cliente pague bem e muito, vale sempre a pena defender quem devia ser punido.

Há três arguidos do processo Face Oculta que fizeram o "favor" à sociedade de aceitar a suspensão do cargo de administradores da REN, uma vez que lhes continuam a ser garantidos os respectivos ordenados. Deve ser uma nova forma de mostrar solidariedade com o PEC xpto, digo eu...

Entretanto, como não existe prazo previsível para a decisão judicial e  que 34 dos outros arguidos acusados tencionam pedir a abertura de instrução, o que vai acontecer é o tradicional e muito português atraso da decisão judicial.  Ou seja , vários e longos anos a marinar ... Mais. Segundo o Público de hoje, mesmo que os 3 acusados de corrupção [Victor Baptista, Director Geral da REN, Fernando Santos, Administrador da REN Traiding, e Juan Oliveira, a Divisão Comercial], venham a ser condenados, o mais certo é continuarem a manter os seus lugares na empresa, visto que para serem despedidos com justa causa, teriam de lhes ser instaurados processos disciplinares e provadas violações graves dos deveres laborais, coisa que, ao que consta, a REN não parece muito interessada em fazer. E só tem 60 dias para decidir, depois disso, ninguém pode ser despedido! 

É a Lei, dirão alguns! Mas que estapafurdia Lei é esta que protege quem mais devia merecer condenação! Não serão estes irresponsáveis muito mais passíveis de uma dura condenação do que um pé rapado que assalta [mesmo armado] uma gasolineira ou uma máquina de Multibanco? Exceptuando os senhores advogados, por razões óbvias, creio não haver ninguèm que não saiba a resposta.

Entretanto, do processo Face Oculta só o sucateiro Manuel Godinho continua preso, por, segundo o Juíz, ser o que mais influências pode mover para boicotar as investigações... Então, e os que estão cá fora em liberdade,também não estão envolvidos nestes vergonhosos crimes? Esses cavalheiros, o Armando Vara & Companhia, não serão também parte dessas influências? Alguém acreditará que vão ficar quietinhos sem procurar "apoio" na prole amiga do aparelho? E têm amigos que são advogados, e outros até,  ministros da Justiça...

Alguém disse um dia que a Democracia é o pior dos regimes, à excepção de todos os outros. Até pode ser. Só ainda não estou convencido é que os outros,  sejam todos os regimes, porque se hoje não lemos à luz da vela, foi porque alguém saiu da pasmaceira e se recusou a aceitar que já não havia nada para inventar e criou a lâmpada a electricidade.

A Democracia só não é o melhor dos regimes, sem excepção, porque o capitalismo selvagem não quer.

O conservadorismo tem destas armadilhas, quando é excessivo, torna-se esclerosado e intelectualmente pouco empreendedor...

7 comentários:

  1. Lá me vou repetir:O Godinho é o Bibi da face oculta!

    ResponderEliminar
  2. Pois... Escreve bem, e a sua indignação é justa. Mas já lhe ocorreu que os agora suspensos poderão estar inocentes já que não foram sequer julgados, apenas acusados? E não estamos fartos de ver situações de condenação injusta nos nossos tribunais? E não é suposto que até ao julgamento qualquer cidadão seja presumido como inocente? Não é esse um dos nossos direitos fundamentais?

    ResponderEliminar
  3. ASM,

    Já me ocorreu sim, e ocorre-me sempre a ideia de se poder estar a cometer injustiças. Não suporto isso.

    Mas, suponho que também concordará que em Portugal há um histórico antigo de crónica impunidade quando se trata de julgar os chamados "tubarões", gente graúda ligada ao Poder. Esses, raramente entram na cadeia, o mais que lhes acontece é indemnizar o Estado com uns bons milhões.

    Duvida que se João Vale e Azevedo fosse um pé-rapado qualquer já não estaria atrás das grades? Eu, não duvido. E neste caso concreto, não se pode falar de presunção de inocência...

    ResponderEliminar
  4. É impressão minha ou estão a vir a lume coisas que estavam quietinhas lá num canto e ninguém já se lembrava delas?

    É, deve ser impressão minha que ando todo baralhado...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Por este andar ainda vamos ver o porteiro e a mulher da limpeza a irem lá pra-dentro, só porque foram gratificados com 10 ou 20 Euros.

    Estes camaradas ou companheiros que estão em pontos chaves de decisão nas grandes empresas e conhecem muitos amigos políticos e amigos dos amigos: são com (raras excepções)autenticos caníbais de euros ou dolares.

    Nesta Face Oculta,como lá está muito tubarão quem se vai foder é o
    mexilhão.

    Infelizmente em Portugal isto das gratificações e influências já é prática, ou melhor, tradição.

    O PORTO É GRANDE VIVA O PORTO

    ResponderEliminar
  6. ...e mais uma, relacionada com as SCUT no Porto,

    http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=3696

    no problem, a gente paga.

    ResponderEliminar
  7. Concordo consigo sobre a desigualdade na aplicação da justiça em Portugal principalmente se trata de pessoas ligadas ao poder politico ou económico. Mas também é verdade que se assiste nos últimos tempos a uma tentativa, por parte de certos agentes da justiça, secundados por alguns jornalistas sem qualificação nem escrúpulos, em promover uma espécie de "justiça popular" em que um simples arguido é, para a opinião pública, transformado num criminoso sem perdão. Há que estar atento para conseguir separar o trigo do joio..

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...