12 novembro, 2010

Pretensiosismo

Neste mês de Novembro vai realizar-se em Lisboa uma cimeira da Nato. Acontecimento de alto risco, alvo apetecido de todos os movimentos terroristas, nomeadamente os fanáticos islamitas da Al-Quaeda e aparentados, imaginem-se os recursos preventivos e de acção repressiva que forçosamente terão de estar a postos, e imagine-se também os respectivos custos. O país está na m**** , grande parte da população enfrenta difíceis condições de sobrevivência e a situação irá ainda piorar com a entrada em vigor do PEC 3, mas seguimos impassivelmente no caminho que nos conduziu ao pântano em que nos encontramos. Continuamos a fazer "vida de rico com carteira de pobre".

Por isso sou contra a realização desta cimeira em Portugal, vamos gastar milhões de euros para quê? Para satisfazer a vaidade dos governantes que nos lançaram nesta situação miserável?

Estou a imaginar os argumentos a favor da sua realização.

"Há muito que tínhamos o compromisso para a sua realização em Lisboa". Acredito, mas também há muito tempo que a crise existe, por isso o governo teve mais do que tempo para dizer, sorry boys, escolham outro local porque nós não estamos em condições de vos receber.

"A realização da cimeira em Portugal traz prestígio ao país". Atitude errónea e parola, o que nos daria prestígio era não termos chegado à miséria em que estamos, e termos diminuído o nosso atraso em relação aos nossos parceiros da União Europeia. Isso sim, seria prestigioso.

"É certo que o país vai gastar dinheiro, mas pensem nos euros que vão ficar aqui em consequência da estadia de tanta gente importante". Pois, é o costume, o país ( nós todos) pagamos a factura, mas os benefícios ficam em Lisboa. Ou alguém pensará que o resto do país verá algum dos euros deixados pelos visitantes em Lisboa, Estoril, Cascais, Sintra, Sesimbra? Além de que, feitas as contas, duvido muito que o saldo final seja positivo.

É assim que, como português e como nortenho, considero inoportuna a cimeira em Lisboa nas presentes circunstâncias, e não vejo que argumentos "patrióticos" possam justificar o pretensiosismo de querermos parecer importantes aos olhos dos nossos aliados da Nato.

4 comentários:

  1. Zé da Póvoa13/11/10, 00:39

    Também acho um exagero todo o aparato e os gastos que vão ser feitos, mas não tenho dúvidas que a NATO é quem vai pagar a factura. Mais; ainda vai haver alguém a agnhar muito com isso. Á Portuguesa!

    ResponderEliminar
  2. A pátria, Rui Farinas, é a conta bancária dos boys. O resto, é conversa de chacha. Por falar em conversa de chacha, vou ver se publico aqui um artigo do Carlos Abreu Amorim que tira uma nítidíssima fotografia ao Sócrates.

    ResponderEliminar
  3. E o Ministro das polícias já conseguiu adiar o Benfica/Braga que estava marcado para o próximo fim-de-semna.

    Que jeitão dá ao dois, mais como é óbvio ao clube de Sua Excelência...

    Rui, tudo é para Lisboa e depois, não é essa a teoria, pelo princípio dos vasos comunicantes, umas gotinhas sobram para o resto do país.

    Um abraço e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  4. Claro que nenhum destes magnatas vai comer bifanas, ou fazer bom repasto a qualquer estabelecimento hoteleiro das redondesas.
    Ainda bem que fazem estes espectáculos e outros similares na capital do Império, eu pelo menos aqui no Porto despenso-os bem.
    Não sei se o Durão Barroso vem, mas
    o José Sócrates vai aproveitar para tirar umas fotografias com os (amigos) do mundo polítiqueiro isso vai, e depois diz: "Porreiro pá".

    O PORTO É GRANDE VIVA O PORTOP

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...