09 novembro, 2010

Prós sem contras

Enquanto o Portugal profundo é cuidadosamente sedado pelos Prós e Contras do regime, o Estado [através da RTP], paga generosas avenças pecuniárias aos infractores [culpados por esta e outras crises], doutos pareceres sobre como sair dela... Por estranho que isto possa parecer,  esta é a mais pura verdade.

Por mais de uma vez escrevi aqui a minha opinião sobre programas como o Prós e Contras e o verdadeiro embuste que eles representam para cidadãos menos atentos, como tal, não vejo necessidade de me repetir. O que é curioso, é que ontem tive o prazer de saber pela RTPN, num programa apresentado pelo Provedor do Espectador, Paquete de Oliveira,  que já há quem tenha a mesma opinião do P&C na vertente económica! O Provedor não abriu propriamente a boca de espanto com a revelação, mas pelo menos, ficou agora a saber, através de um economista aparentemente não alinhado, que os responsáveis do Prós e Contras se limitam a convidar sempre as mesmas pessoas, com as mesmas ideias... Foi isto que o economista entrevistado quis dizer :  que o Prós e Contras não tem contraditório... E assim é.

Mas, será que são só os debates sobre Economia que não têm contraditório? Não, é claro! O Norte, em geral, e o Porto, que o digam! O país é já por si uma grande contradição. Só Lisboa tem tratamento próximo de um país, e mesmo assim, é uma vergonha...

O senhor economista só pecou foi por defeito! É que o viciado paradigma da política económica é apenas uma parte do todo, e o todo é a deteriorização do paradigma do proprio regime capitalista. Era por aí que a conversa devia ter começado, mas todos têm medo de abordar os assuntos pelo princípio... Por que será? Perguntem aos responsáveis editoriais pelos debates televisivos que eles devem saber a resposta. A verdade é muitas vezes perturbante...

Se esta crise pode ter alguma virtude, essa, é deixar cair completamente a máscara das falsas competências e dos falsos méritos. Resta saber se o Povão é suficientemente esperto para fechar de vez a torneira dos rega-bofes do regime. 

   

1 comentário:

  1. Estes "Prós & Contras" não passa de uma "Conversa da Treta" mas com muita gente.
    É uma Tertúlia de 2ªfeira numa sala de espectáculos da capital.
    E assim vai o país (Lisboa) das Tias, dos Rega-bofes, dos Iluminados...e quem se fode somos nos que pagamos tudo isto na conta da luz.

    O PORTO É GRANDE VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...