10 março, 2011

O país Faz de Conta

Se os paises tivessem cognome, tal como era hábito fazer com os reis, Portugal só podia ser o Faz de Conta.

O jornal de ontem diz-nos que a PJ tem apenas metade dos efectivos que devia ter, que 70% da sua frota automóvel tem deficiências graves, e que os agentes estão há três meses em greve às horas extraordinárias, com a consequente falta de capacidade operacional que daí resulta. No entanto o ministério da Justiça faz de conta que está tudo bem.

Se fosse só isto...!

O país faz de conta que vive numa democracia representativa. Os políticos fazem de conta que estão honestamente empenhados em servir o seu país. O primeiro-ministro faz de conta que a crise económica já terminou, e também faz de conta que a crise não foi causada basicamente porque a nossa economia está estagnada há anos e nós gastamos sistematicamente mais do que aquilo que produzimos. Os partidos políticos fazem de conta que são a favor da regionalização mas sabotam-na de todas as formas e feitios. O sistema faz de conta que nã há promiscuidade entre o poder político e económico, e que todos os gestores de topo que estão no sector empresarial do Estado, foram aí colocados exclusivamente pela sua capacidade de gestão. O presidente do benfica faz de conta que é sério, impoluto, e irredutivelmente paladino da transparência. O seu treinador faz de conta que é um mestre de futebol e que sabe o que mind-games significa. O presidente dos árbitros da liga de futebol faz de conta que é imune às pressões exercidas pelo clube do regime. Os paineleiros televisivos benfiquistas fazem de conta que são modelos de fair-play, incapazes de caluniar, mentir, insultar, ou bolsar ódios contra quem não é da mesma cor.

A lista podia continuar, indefinidamente...

Entretanto nós, portugueses, fazemos de conta que somos europeus, primeiro-mundistas, membros insignes de um club restrito chamado Comunidade Europeia.

4 comentários:

  1. Rui,
    E o escandalo do desvio (roubo), de verbas para outras Regiões, que ficam em Lisboa ??
    A ultima tem semanas.. e sabe quem são os marotos que fazem estes desvios ? São conhecidos nossos, Transmontanos de Vilar de Maçada, Beirões da Covilhã, Professores de Finanças Portuenses de gema, onde têm a sua casa, a sua familia e a Escola onde ensinam...

    ResponderEliminar
  2. Meu caro, cada vez mais... é de lá de cima, até cá em baixo. Presidentes analistas, ministros invisíveis, jornalistas sempre rigorosos e isentos e o povo, cada vez mais tramado. E a justiça, dá para tudo, é uma casa a arder.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Benvindo à luta Rui Farinas!

    Nós, é que não podemos "fazer de conta" que não existimos.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Mais palavras para quê!? se Sócrates e Vieira são dois artistas portuguêses.

    F.C. PORTO RUMO: FINAL LIGA EUROPA E CAMPEÃO NACIONAL.

    O F.C. Porto é a alegria dos pequeninos e a satisfação dos adultos e mais ainda!!! o que de "Bom" ainda resta neste País.

    O PORTO É GRANDE VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...