15 julho, 2011

Um Porto Canal, à FCPorto...

Se tudo correr como se espera, o Norte [e não apenas o Porto], poderá ficar a dever ao Futebol Clube do Porto, e ao seu líder carismático, Pinto da Costa, aquilo que nenhuma outra instituição ou pessoa, foi capaz de fazer até agora: dar à região, a voz e o protagonismo que ela precisa. Por mais justificações que apresentem, não serão os grandes empresários, e muito menos os políticos da região, que poderão orgulhar-se de terem sido eles a tomar a decisão de aproveitar a estrutura [já operacional] do Porto Canal, para, a partir daí, desenvolverem uma área de negócio autónoma, tão necessária ao Norte. Há, no entanto, que reconhecer o mérito de todos os que estiveram envolvidos na implantação do projecto original, quanto mais não seja por terem sido os primeiros a tomar a iniciativa. 

Julgo não me enganar, se disser que haverá muita gente a partilhar do meu optimismo,  por antever um longo e risonho futuro ao Porto Canal. É que, não sendo essa a área de negócio de Pinto da Costa, ele é exímio a rodear-se de gente competente em cada sector.  Alguém devidamente habilitado lhe terá sugerido o nome de Domingos Andrade para a Direcção de Informação e Programação, e por isso só temos é que confiar e aguardar. Porém, há algumas vicissitudes no mundo da televisão que importaria evitar. A primeira, é fugir das imitações, do déjà vu seguido pelos canais lisboetas. Esse, será o caminho mais curto para o fracasso. Se à falta de ideias [e vamos crer que não vão faltar], tiverem de copiar um ou outro programa, então que optem pela qualidade, mas que copiem bem. Depois, que haja  muita inteligência para saber associar o mais possível a criatividade à qualidade, sem descurar a rentabilidade. Caso se deixem dominar pelas audiências rápidas, a rapidez do insucesso será maior.

No Porto, e em todas as outras cidades do Norte, do interior ao litoral, não faltam temas nem pessoas potencialmente interessantes. Há que investir nelas. Que as mostrem às populações, que falem sobre elas e sem complexos, que esqueçam por uns tempos Lisboa, tanto tempo quanto Lisboa nos tem esquecido a nós. Pelo menos, até não haver um bom nortenho [ou nortenha] por descobrir. 

Do Porto, vem-me à memória um Hélder Pacheco, um Germano Silva, e tantos outros homens de valor e nobre carácter, que [pasme-se], nunca tive o prazer de ver nos canais centralistas... E que se varie o mais possível, sobretudo, que não se descarrile para a piroseira, que não façam o que o simpático Ricardo Couto tem feito ultimamente, que é entrevistar gente por demais conhecida das estações lisboetas. Não nos podemos dar, para já, a esse "luxo".

Precisamos de recuperar o tempo e o espaço que nos negaram. Não sejamos ingénuos e saibamos ultrapassar de vez esta ideia de subalternidade relativamente à capital. Nós somos Norte, somos a História nacional contada na certa direcção. E estejemos atentos à concorrência que, nos últimos tempos, anda a dar-se ares de muito "descentralizadora". Cuidado, eles não dão ponto sem nó...

Como não podia deixar de ser, o desporto terá um espaço priveligiado no Porto Canal. Muito se pode aproveitar de bom da actual grelha de programas, mas muito mais e melhor há ainda por fazer. Competência, imaginação e muito trabalho, é tudo o que se pede.

À FCPorto.

8 comentários:

  1. Germano Silva.
    ab.

    ResponderEliminar
  2. DECO desaconselha investir no Sporting


    Associação de Defesa do Consumidor alerta para risco da operação e compara os seus juros aos da dívida pública portuguesa
    As obrigações do Sporting são de risco elevado, pelo que a sua subscrição é desaconselhada. O aviso é da Associação de Defesa do Consumidor (DECO), que fez a análise da operação de subscrição de 20 milhões de euros e não recomenda o investimento.
    Também os juros não cativam a DECO que, numa comparação com a dívida pública portuguesa, considera o rendimento desinteressante.

    In DN

    ResponderEliminar
  3. Tudo o que se diga ou pense, terá sempre a premissa da autonomia.
    E este projecto é-o, e só por isso é meio caminho andado para o sucesso. O outro meio, apenas depende da competência dos profissionais que o dirijam.
    Tenho muitas esperanças em ver algo sem tutelas da corte...

    ResponderEliminar
  4. http://www.ojogo.pt/27-197/artigo936395.asp

    Este trabalho do OJOGO de hoje (sabado) sobre Fair Play Financeiro merece toda a atenção.

    ResponderEliminar
  5. Hoje, 19 de Julho, após mais de 15 anos de existência,a SIC, através da sua "Notícias", fez um daqueles programas da manhã onde o público intervém, desde o Porto!
    Isto não quer dizer nada? Tudo!
    O que é preciso é agir, pois de reacções sabem eles...

    ResponderEliminar
  6. Anónimo das 12H41,

    bom seria se todos os nortenhos estivessem atentos como o emu amigo. Mas não é isso que acontece. O que vai acontecer é o povo engolir esta patranha bovinamente e[se calhar] com beijinhos à mistura.

    Temos o que merecemos? Eu não, e você também, pelos vistos.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. so nao podem acabar com alguns programas k costumam dar no porto canal...
    tou a torcer para k o net diario nao acabe!!

    o net diario da á 00:30 de segunda a quinta feira... é um programa excelente

    PF NAO ACABE

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...