02 agosto, 2011

Uma Feliz Sugestão


Jorge Nuno Pinto da Costa
Não sou daqueles que consideram Pinto da Costa (PdC) como uma espécie de Deus, dotado da infalibilidade divina, que se venera como acto de pura fé, e em relação ao qual devemos nos abster de qualquer análise racional. Vejo PdC como alguem que é um fora- de- série que o Destino em boa hora colocou no caminho do meu clube. Acredito em homens providenciais e não tenho dúvida de que Pdc é um deles. Mas mesmo os homens providenciais têm fraquezas, como seres humanos que são. PdC passou por uma destas crises - bem na memória de todos os portistas- que culminou com uma experiência traumática de uma separação sentimental altamente litigiosa. Como se não bastasse, foi malevolamente envolvido, por aqueles que apostam na sua destruição, nos processos dos "Apitos".

PdC deu a volta por cima e apareceu-nos ontem, no Porto Canal, em toda a sua pujança, a mostrar , mesmo aos que o odeiam, que tem uma fibra e uma resilência pouco vulgares, que lhe permitiram uma "recuperação" total. Parece que até melhorou...

Não pretendo fazer a análise da sua entrevista, mas tão somente dizer que me entusiasmou a sua sugestão de criar no Porto Canal um programa intitulado " A mentira do dia" (ou da semana) destinado a desmentir e ridicularizar as muitas afirmações malevolamente falsas com que a CS lisboeta ataca o nosso clube. Já há na blogosfera quem o faça, e destaco a incansável actividade do nosso amigo Manuel Vila Pouca no seu blogue "Dragão até à Morte", mas penso que a TV terá mais força mediática e por isso me agradaria imenso ver a direcção de programas do canal por em execução a feliz sugestão de PdC. Com um correcto tratamento editorial, acredito que seria uma arma eficaz contra a intoxicação mental que o centralismo pretende inocular naquilo que é, para ele, uma afronta intolerável: não ser de Lisboa, mas sim do Porto, o melhor clube nacional, o único que de há muitos anos a esta parte tem verdadeira expressão a nível internacional.

3 comentários:

  1. Foi uma bela ideia, essa de PdC.

    De facto, um programa com o nome "A Mentira do Dia", teria audiências garantidas, tão profícuos são os recursos nessa matéria da imprensa desportiva lisboeta.

    Quanto a PdC, também o avalio, como o meu amigo. Sem fanatismos.

    É um homem com algumas "fraquezas", mas com imensas qualidades, e a de liderança, é talvez a mais impressionante.

    O que pode tornar exagerada a veneração de que é alvo da parte de alguns portistas pode talvez explicar-se pela completa aridez da concorrência... E se falarmos de políticos, é a suprema humilhação!

    ResponderEliminar
  2. Caro Farinas, 3, 4, ou meia-dúzia de finos, já estão, publicamente, prometidos...

    A entrevista foi muito interessante e a aposta no Porto Canal, como canal generalista é muito feliz. Se e no futuro, o canal tiver sucesso, acredito que vai ter, espero que alguns que agora não quiseram abraçar o projecto, não o venham a desvirtuar.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. sugiro que o porto canal tenha igualmente especial atenção à blogosfera azul, começando pelo "dragão até à morte" (sem ofensa a este que visito diariamente, assim como outros) .
    pois aqui e noutros nunca se pouparam a defender o bom nome do nosso grande porto , mesmo quando os nossos dirigentes apareceram amordaçados .
    um grande bem haja a todos que investem o seu tempo na defesa da verdade e do que amam.
    hoje estoou inspirado.
    prometo tambem passar a ser mais participativo , pois visito vários sitios e opino pouco .

    força porto

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...