02 dezembro, 2011

Rui Rio, já tem perfil de líder? Ou, mudaram-se os "ventos"?

Face ao currículo de Rui Rio, avaliado à distância de quem nada lhe deve, tanto no sentido lato como de portuense,  acredito mais depressa nas opiniões dos seus opositores camarários do que nas dele. E não é por uma questão de má fé, é porque o que leio e oiço das vozes do ex-vereador Rui Sá, e do Arqº. Gomes Fernandes [por exemplo], sobre os muitos problemas que envolvem a cidade, são argumentos mais condizentes com a realidade do que os apresentados pelo Presidente da Câmara.

Se tivesse que inventar um adjectivo curto e sintético para qualificar Rui Rio, chamar-lhe-ia o presidente Nim. Nunca conheci homem tão inseguro àcerca de tudo e de nada como Rui Rio. Se prestarmos bem atenção ao seu discurso depressa descobriremos essa faceta do seu carácter. Aliás, pode estar aí a explicação para nunca dar andamento às tarefas sob sua responsabilidade. O Mercado do Bolhão não ata nem desata, o do Bom Sucesso, idem aspas. Com a piscina do Fluvial tudo se encaminha para ter o mesmo fim. Não se lhe descortina uma ideia, um plano para tirar a cidade do marasmo em que se atolou desde que é Presidente. Tudo para ele é uma dúvida. A desconfiança é a sua imagem de marca.

Não admira pois que sobre a Regionalização, ele que foi, e continua a ser, um tímido centralista, se mantenha "dividido" na matéria. Surpreendentemente, ou talvez não, descobriu agora a peregrina ideia de lançar mais confusão para a já polémica divisão territorial com a criação de uma região para o Porto e outra para Lisboa. Mas, como não podia deixar de ser, também sobre isto não está muito seguro...

Mais estranha do que as hesitações de Rui Rio, foi a ideia do semanário Grande Porto convidar Rui Rio para a tertúlia no café Astória, dadas as suas conhecidas posições pró-centralistas e a sua inconfessável ambição noutras cadeiras de poder. Acresce, que o actual Presidente da CMPorto, além de não ser homem de grandes convicções, não gosta muito de ser convencido, razão pela qual me parece um tanto oportunista esta aproximação de um jornal que tanto o tem criticado. Estas mudanças súbitas de comportamento costumam ser um mau sinal para o público, porque normalmente trazem consigo uma viragem na linha editorial, ou, na pior das hipóteses, uma intenção velada de colagem ao poder local. Se a ideia fôr preparar o terreno para a candidatura de Rui Rio a líder de uma eventual região do Norte [ou do Porto], o mínimo que me ocorre dizer é que muito mal acerta quem tão mal escolhe. Rui Rio, é co-responsável pelo processo de aceleração de empobrecimento e da redução de protagonismo da cidade do Porto. Votar nele para líderar uma região, seja ela do Norte ou do Porto, é engrossar a fileira de cidadãos responsáveis pela discriminação a que a cidade tem sido sujeita, esses sim [e não todos] cumplíces por más decisões eleitorais. 

Por este caminho o jornal Grande Porto vai acabar por perder leitores, e eu serei seguramente dos primeiros.  

7 comentários:

  1. manuel moutinho02/12/11, 18:23

    Felizmente há limitação de mandatos,pelo menos menos não se pode recandidatar à camara do Porto,mas ainda pode fazer mal ao norte se ficar com algum cargo relacionado com as regiões.Espero que lhe arranjem um tacho lá na capital do império para o gajo nos desamparar a loja!
    Um abraço
    manuel moutinho

    ResponderEliminar
  2. O grau de exigência para eleger um Presidente da República anda pelas ruas da amargura, é baixíssimo, tanto quanto o do povo. Por isso, talvez se lembrem de promover Rui Rio a PR.

    Se até o Cavaco conseguiu, quem não o consegue? :-)

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Rui e ainda falta dizer que no consulado de RR dois emblemáticos emblemas da cidade, Salgueiros e Boavista, não desapareceram, mas andam pelas ruas da amargura.

    Agora, quando felizmente vai sair de cena, ei-lo a ser mais papista que o papa e a querer uma região Porto.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Líder de quê?
    Já provou que não sabe coabitar com ninguém.
    Não tem poder de revindicação com o governo central.
    É um economista de tostões.
    Arrogante atá dizer basta.
    Isto só pode ser uma brincadeira. Doze anos a levar com este senhor.
    Arranjem-lhe um emprego no partido, no governo, mas na JMP!... não obrigado.

    O PORTO É GRANDE VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  5. "Mais estranha do que as hesitações de Rui Rio, foi a ideia do semanário Grande Porto convidar Rui Rio para a tertúlia no café Astória..."

    E isto foi antes da publicação do jornal, que uma vez lido é de vómito! Até se pretende "justificar" o que o homem vem desdizer, até no "direito de resposta" que invocou no JN.
    Um verdadeiro espectáculo, mais os seus "seguidores"
    Enojam!

    ResponderEliminar
  6. Se um dia o Rio se candidatar a presidente de uma eventual JMP, só espero que o PS arranje um candidato mais credivel que aqueles que têm disputado a Câmara. O Rio a mandar na JMP? Só nos meus piores pesadelos...

    ResponderEliminar
  7. Mas por que será que até as pessoas que nos inspiram alguma confiança têm sempre de nos decepcionar?

    A Direcção do Grande Porto não terá porventura ainda percebido por que foi que o referendo à Regionalização abortou? Querem repetir a gracinha, ou são tão regionalistas como o Rui Rio? É um excelente pretexto para os centralistas nos acusarem de portocentristas.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...