18 abril, 2012

escritores famosos





Ao contrário do que muita gente erradamente pensa, o futebol não é a mãe da tensa rivalidade entre Lisboa e o Porto, que é bastante anterior à fundação do Futebol Clube do Porto e do Benfica.
Para fazer a prova dos nove do que acabo de escrever, partilho com as preclaras e preclaros uma pequena antologia de frases a este propósito, da autoria de três escritores famosos.

"Lisboa inveja ao Porto a sua riqueza, o seu comércio, as suas belas ruas novas, o conforto das suas casas, a solidez das suas fortunas, a seriedade do seu bem-estar. O Porto inveja a Lisboa a Corte, o Rei, as Câmaras, S.Carlos e o Martinho, Detestam-se"
Eça de Queiroz 
"O portuense é o homem mais delicado, mais serviçal, mais bom homem. Somente há três coisas de que ele não gosta - e nesse ponto é mau brincar com ele. Não gosta de Lisboa. Não gosta da polícia. Não gosta da autoridade. Da autoridade vinga-se, desprezando-a. Da polícia vinga-se, resistindo-lhe. De Lisboa vinga-se, recebendo os lisboetas com a mais amável hospitalidade e com a mais obsequiada bizarria"
Ramalho Ortigão
"Lisboa é um mostruário colorido e barroco de uma parte aventureira do nosso sangue. è, sobretudo, simultaneamente, uma cais de embarque e desembarque da pressa que corre o mundo. Cidade de muitas e desvairadas gentes, já lhe chamava o outro. ora o Porto lembra-me antes uma séria e pacata cidade lusitana, murada da nossa altivez de cavadores.Se de resto Garrett pode nascer do calor do seu coração, se António Nobre pode morar em paz dentro das suas portas, e se mesmo numa das suas cadeias pode ser escrito o Amor de Perdição, que demónio é preciso mais para honrar os pergaminhos de alguém?"
Miguel Torga

Sem comentários:

Enviar um comentário

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...