17 abril, 2012

Parabéns Presidente!

Pinto da Costa, trinta anos de presidência no FCPorto e 50 de dedicação

Num momento em que o Sporting perdeu a virgindade e a auto-proclamada reputação de clube mais sério do futebol português, dizendo assim ao mundo que, até prova em contrário, ninguém é absolutamente inocente, Pinto da Costa faz trinta anos [hoje] de presidente do FCPorto, e cinquenta de dedicada ligação à estrutura que ele próprio transformou no melhor clube nacional da actualidade.

Pinto da Costa só tem inimigos e suscita ódios aos clubes rivais de Lisboa, porque estamos no país mais centralista da Europa, e porque o sucesso do FCPorto gera a inveja de quem não é capaz de o conseguir lealmente dentro do campo e sem a ajuda da comunicação social e dos próprios governantes.

Pena é que a vocação e competência de Pinto da Costa se tenha notabilizado apenas na área do desporto e que nunca tenha querido enveredar pelo mundo da política, caso contrário, talvez hoje não andássemos a carpir lamentos pela falta de liderança a Norte, e no próprio país. Pinto da Costa é a prova viva de que um líder não tem de ser forçosamente confundido com um D. Sebastião, como alguns por inveja ou medos próprios, gostam de dizer...

Pinto da Costa é um lutador como poucos, é um resistente. Não é qualquer um que aguentava o que ele tem aguentado. Desde calúnias, armadilhas, devassa de privacidade, intrigas, suspeições, processos jurídicos, tudo fizeram para o destruir, e tudo ele suportou de forma estóica, devolvendo à procedência todos os ataques com victórias estrondosas, tanto no terreno de jogo, como nas barras dos tribunais, deixando os seus inimigos de estimação - alguns deles com responsabilidades políticas e jurídicas -, a espumar de raiva e de despeito.

Por tudo o que ele representa para o Norte e para o Porto em particular,  os meus parabéns, e o meu muito obrigado ao Homem a quem um dia, por alguma razão, os inimigos baptizaram de Papa...

3 comentários:

  1. Simplesmente INIGUALÁVEL,o meu agradecimento por tudo o que ele fez pelo FCP.Os seus inimigos que morram de inveja.
    Um abraço
    manuel moutinho

    ResponderEliminar
  2. Tudo já foi dito sobre Pinto da Costa, dizer algo de novo, não é fácil, assim e depois de ver a 1ª parte da entrevista ao Porto Canal, apenas digo que está em grande forma e com uma memória que enche de inveja muita gente nova.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Os inimigos tem - em - lhe um ódio de morte, mas vão morrer nesse sofrimento.
    Pinto da Costa é somente o presidente com mais títulos ganhos no mundo, o resto é violino.

    Agora só espero que o apito verde, vá pra frente, coisa que duvido! e haja coragem de vir cá pra fora o apito encarnado que deve ter historias maquiavélico de encher jornais e televisão.

    O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...