11 abril, 2012

Europa e Regiões [Espanha]

A Espanha está organizada sob a forma de um governo parlamentar  numa monarquia constitucional. Ao contrário de Portugal com a queda de Salazar, os espanhóis aproveitaram a morte de Franco para se democratizarem e implantarem no país 17 regiões autónomas, 4 das quais [Galiza, País Basco, Catalunha e Andaluzia] beneficiando constitucionalmente do estatuto de "Nacionalidades Históricas".

As restantes comunidades autónomas não gozando embora da mesma autonomia beneficiaram de condições para ao longo dos anos irem progressivamente adquirindo um maior autonomia.

Hoje em dia, a Espanha está considerada como um dos países mais descentralizados da Europa, visto que todos os seus diferentes territórios administram localmente os seus sistemas de saúde e educativos, bem como alguns aspectos do orçamento público. Apesar da crise global, Espanha é um dos países mais desenvolvidos do mundo, com tudo o que de ambíguo tem o termo.
  • Área:               504.030 Km2
  • População:  46.063.511 habitantes
  • PIB.           US$ 1.4013 biliões



1 comentário:

  1. E a Espanha que tem problemas que nós não temos ex: povos como, galegos, bascos, catalães e outros que têm línguas diferentes.
    O problema em Portugal, é, a falta de vontade. A centralização (que é o lema dos ditadores) dá mais jeito a esta democracia podre.
    Vamos aguardar pois tenho esperança que... já faltou mais.

    O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...