26 fevereiro, 2013

“O Porto é uma cidade incrível”. Palavra de Clo e Clem

Por

O site Un Tour sur Terre, de “um jovem casal francês” que viaja pelo mundo de mochila às costas e faz vídeos bem dispostos das cidades por onde passa para outros backpackers, acaba de publicar este vídeo de 3 minutos sobre o Porto.

“Feitos para viajar”, Clo e Clem convidam os seguidores a descobrir “a bela cidade do Porto”, para já num vídeo a que chamaram “Porto em 3 minutos”. Na próxima semana, publicarão no blogue a história da viagem ao Porto. À Praça, acederam a antecipar um bocadinho desse relato.

No artigo que vão partilhar com os seguidores, dizem que “o Porto é uma cidade incrível e multifacetada” e que falar da cidade é falar do “famoso vinho fortificado e doce” que lhe rouba o nome, dos restaurantes, onde não falta o bacalhau – “cozinhado de várias formas, este peixe é um deleite para o paladar”, apontam –, e da “grande renovação” pela qual a cidade tem passado nos últimos anos.

A Clo e Clem não escaparam os edifícios “abandonados” e as “fachadas em ruínas” do centro histórico, mas o casal francês diz “o Porto é acima de tudo uma cidade encantadora”, que “merece” ser visto para além destas vicissitudes.

“O Porto é uma cidade incrível. O que poderia ser mais agradável do que passear pelas ruas estreitas e íngremes da cidade velha, caminhar ao longo do rio Douro, ir para o outro lado do rio, atravessando a Ponte D. Luís I, construída por um discípulo de Gustave Eiffel, e finalmente beber uma sangria bem fresca e comer sardinhas assadas?”.

No texto que vão partilhar com outros backpackers, Clo e Clem descrevem como se deslocaram de metro do aeroporto até ao centro da cidade, gabam umas sardinhas assadas “nota 10″ que comeram no Mercado do Bolhão e falam do Canastra Azul, na Rua das Taipas, onde os clientes são convidados a pagar o que acham justo pela refeição, e mencionam ainda os vinhos, a estadia e a cama king size na Almada Guesthouse, os azujelos da Estação de S. Bento, o teleférico no Cais de Gaia e a “vista maravilhosa para a cidade velha” e a Ponte D. Luís I iluminada.

“O que é óptimo é que no Porto é possível comer bem e barato, se se evitar as zonas turísticas”, sublinham.
“Somos um jovem casal francês e adoramos filmar as nossas viagens”, dizem Clo e Clem, por email, à Praça. Estiveram  no Porto “no fim-de-semana de 19 de Janeiro”, fugidos da tempestade de neve que atingiu a França e “em busca do sol” – rumar ao “Sul da Europa” parecia ser uma aposta segura, mas chegados ao Porto, chovia… chovia, mas “não estava frio” – e, “no próximo mês de Setembro”, vão iniciar “uma viagem de 2 anos à volta do mundo”.

“O projecto Clo & Clem surgiu em 2010, quando nos conhecemos. Como ambos gostamos de viajar e de cinema, não tardou muito até decidirmos reunir as nossas paixões”, contam Clo e Clem.

A música que acompanha o “Porto em 3 minutos” (“New Slang”) é da banda norte-americana de indie rock The Shins.

[do jornal Porto24]


6 comentários:

  1. Ai, ai, sr Clo e Clem, se o Bolhão estivesse com obras feitas, as casas ocupadas e lavadas o que os senhores não diriam.
    Vai uma francesinha, umas tripas, broa, iscas, uns carapaus fritos regados com um bom vinho do Douro e ao fim da tarde saborear nas caves um cálice de vinho do Porto. Que tal!...

    O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  2. Espero que no blog falem de outra coisa que o Porto tem e que é muito importante: a forma de receber dos portuenses e a sua disponibilidade para ajudar quem chega e precisa de apoio.

    O Porto, é de facto, uma grande cidade, apesar de nos últimos anos o rio estar poluído.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. O golpe do baú da BTV ao futebol televisado in Blogue Reflexão Portista.
    Para ler com muita atenção.

    ResponderEliminar
  4. Caro Rui Valente:

    Venho aqui com muita frequencia, actualizar-me e aprender.

    Não deixe morrer esta "resistencia".

    abraço

    ResponderEliminar
  5. Meu caro,

    obrigado pelas suas palavras de alento. Neste momento o Renovar o Porto não tem sido uma prioridade apenas porque estou a tratar de assuntos de ordem pessoal que não posso descurar. Além disso, o tempo não sobra...

    De qualquer modo, descanse o m/ amigo porque logo retomarei a "resistência".

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  6. Não sei o que se passa! mas não deixo de o encorajar a retomar os seus artigos.
    "A vontade é a nossa força"

    O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...