19 agosto, 2013

Capitalismo, ou liberalismo, chame-lhe o que quiser: é a selva!

Segundo o jornal France Football, Radamel Falcon, ex-goleador que o FCPorto foi buscar há duas épocas [2009/2010, 2010/2011] à Colombia, para ter de o vender ao Atlético de Madrid em Agosto de 2011, por 40 milhões de euros, pode estar na iminência de fazer outro contrato.  Isto, no limite da data de fecho do mercado, como aconteceu, aliás, com outros jogadores e treinadores no FCPorto, e poderá voltar a acontecer também este ano.

São situações cada vez mais recorrentes no mercado de transferências, onde o verdadeiro rosto do capitalismo se mostra, desfazendo qualquer dúvida sobre a moralidade do sistema. Eu nunca as tive, em relação a esta matéria. O capitalismo é um monstro com um corpo só, mas com muitas cabeças, sem pruridos de ordem social, e sobretudo de ordem humanitária.

Para cúmulo dos cúmulos, admitindo que esta notícia possa ter fonte credível, depois de um milionário do Mónaco ter comprado Falcao ao A. Madrid por 60 milhões de euros, sem praticamente ter jogado, agora, é o Real Madrid que se prepara para o rapinar, vá-se lá saber porque preço! Mas o que é isto? Como é possível almejar um Mundo sem guerras nem violência, com estes exemplos? Como?   

6 comentários:

  1. Ao falar em tantos milhões, dá cá um arrepio pela espinha acima que é de faltar o ar.
    Será possível neste mundo globalizado com tanta miséria e fome que há por aí, falar-se em tanto dinheiro!?

    Gosto muito de desporto principalmente futebol, mas estas loucuras incomodam-me. Esta gente é um mundo à parte.

    O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  2. Silva Pereira19/08/13, 20:13

    Boa tarde,
    Sem contestar o seu mote, há no entanto no meu entender algo mais grave que se está a passar. De há uns anos que se tem visto é os jogadores assinam contratos livremente e passados pouco tempo querem rasga-los.
    Temos imensos exemplos noutras ligas mas vou focar só os casos do FCP, mais recentes:
    Álvaro Pereira, Guarini, Rolando, Fernando, Atsu, Jackson M…
    Evidentemente que as equipas mais poderosas vão promovendo essa situações começando pelo RM. Os jogadores demonstram a falta de princípios que me ensinaram em criança que bastava a palavra dada. Hoje o que assistimos é que nem os contratos são válidos, só o são quando os beneficia.
    Neste contexto os clubes menos poderosos economicamente estão confrontados com um dilema ou aceitam a chantagem e os negoceiam ou então ficam com jogadores contrariados arriscando a não tirarem proveito desportivo e mais grave dar aso a outros casos a aparecer.
    Para mim o caso está há muito identificado e a culpa é da FIFA/UEFA.Se estas situações não beneficiassem as trutas em detrimento da classe média, o SRº Platini já se tinha posto em campo para atalhar o problema.
    Como se vai dar volta a isto não sei.
    O que há muito aprendi é que não valorizo nada as declarações dos jogadores quando chegam, cantando loas ao clube. Nesse contexto também não compreendo os adeptos que cantam hinos aos jogadores e depois os acusam de mercenários.

    ResponderEliminar
  3. É evidente que o futebol está nas mãos das máfias internacionais!
    É evidente que o futebol não passa de uma enorme máquina de lavar dinheiro!
    É evidente que clubes pequenos como o Futebol Clube do Porto vão conseguindo manter-se á superfície apoiados nas migalhas que caem da mesa dessa corja!
    É evidente que um dia o sr presidente da UEFA vai acabar com esta rebaldaria!Um dia,digo eu!

    ResponderEliminar
  4. Começa por ser a lei da oferta e da procura...!
    Pouca oferta, muita procura; leva à questão: em terra de cegos quem tem um olho é rei...!
    Depois há o problema da ganância das pessoas, no caso dos futebolistas que se esquecem muito depressa que assinaram um contrato por determinado período de tempo...e também se esquecem que caso se lesionem, é o clube que lhes paga que arrisca...

    É um mundo em que quem dá mais é que é amigo, onde a ética e a honestidade acabam por ser palavras vãs...!

    Os clubes que promovem os jogadores têm cada vez mais que se precaver... encontrar antídotos para impedir estas atitudes dos seus empregados.

    E viva o FC Porto o meu clube!

    AM

    ResponderEliminar
  5. Este problema afecta, igualmente, o futebol, mas não é exclusivo dele...
    Extravasa enormemente o jogo que adoramos. É triste, não gosto, quero mudar... Quanto à notícia, parece-me que Falcao já a veio dementir.

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  6. Silva Pereira,
    sobre isso, já falei em post anterior. Seja como for, é o regime que devemos criticar. Este é um modelo de capitalismo selvagem que não devemos aceitar, nem no futebol, nem em nada. É assim, mas este "assim" não é mau, é péssimo. O pior é o conformismo.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...