06 agosto, 2013

Os dias seguintes, do mau carácter

Imagens risíveis de um episódio elucidativo do Dia Seguinte
Não sei como é possível avaliar-se o trabalho profissional de alguém, sem lhe associar o carácter. Lá ser possível é, agora que é uma avaliação séria, não é.

Os políticos, por exemplo, adoram defender essa teoria. Dá para rir, quando os ouvimos dizer: enquanto pessoa, penso isto, mas na qualidade de deputado, já penso o contrário. São uns cómicos, é verdade, mas o que é certo é que ainda há muitos burros a comeram dessa palha...

Ora, se o carácter é a nata que define o alinhamento moral da personalidade dos Homens, e é importante para a maioria das actividades legais, por que é os eleitores haviam de o dispensar na avaliação global de quem os "quer" governar?  Estranho, não é? A verdade é que os eleitores continuam a livrá-los desse fardo, e eles, aproveitam, claro. E nós pagámos caro, o bom costume...

Não querendo pessoalizar, é inevitável contudo apresentar alguns exemplos. A propósito, relembro quão importante era para certos letrados avessos às coisas da bola, assistirem a determinados programas ligados à redondinha, para ficarem a saber o que perdem. Não me refiro à qualidade intrínseca desses debates, muito pouco desportivos, aliás. Refiro-me ao facto de perderem o que "melhor" se vem fazendo como espectáculo em termos de degradação moral, protagonizado por gente ligada à política. As estações de televisão estão cheias de programas desse género. Mas vou só falar de um para não enjoar os leitores.

O programa chama-se Dia Seguinte, o canal, é a SIC, do ex-primeiro ministro Pinto Balsemão (PSD), e os actuais protagonistas são: o José Guilherme Aguiar, do PSD, Rui Gomes da Silva, também do PSD e finalmente, Rui Oliveira e Costa, o de menor relevância política. Sobre este último não me vou pronunciar, considerando que não tem o peso político nem a responsabilidade dos demais. Sobre Guilherme Aguiar, é a imagem fiel do político-minhoca, frouxo, contido, mas um oportunista inofensivo.

O outro, Rui Gomes da Silva, é a vergonha personalizada da classe política nacional. Um asco, um homenzinho falso, maldoso, intriguista, de uma arrogância insuportável, que só sobrevive na política [e agora no futebol como dirigente do Benfica], porque está em Portugal. 

São pessoas desta estirpe que poluem a política e que impedem que Portugal possa progredir e restaurar-se dos vírus que semeiam. É deste tipo de gente que a corrupção se alimenta. Se a incompetência técnica é um zero, pois RGS nada fez de relevante pelo país, o carácter não tem classificação. Não existem zeros suficientes há esquerda do zero, para lhe atribuir. Chamasse-me eu Passos Coelho, este miúdo há muito estava irradiado da política e impedido de aparecer em público. O drama é que Passos Coelho disfarça melhor, mas o carácter não difere muito. Se diferisse, os Rui Gomes da Silva deste país não podiam nunca ter chegado a ministros. Quando muito, estariam numa secretária, a bater carimbos. Mas, bem vigiados.

Quem disse que o carácter dos políticos não deve ser avaliado? Vocês já conhecem a resposta.

11 comentários:

  1. Não conhecia o seu blog, mas começarei a acompanhá-lo com mais frequência. Não me referirei ao senhor visado no seu post porque ele não merece que dedique mais do que uma linha.

    Concordo e gostei bastante do seu post relativo ao Porto Canal. Não retiro nem acrescento uma vírgula! Tem que tomar outro rumo urgentemente e espero bem que o façam e que o JM seja mais discreto e competente.

    Cumprimentos


    ResponderEliminar
  2. Silva Pereira06/08/13, 20:01

    Boa tarde,
    Concordo em absoluto.
    Relativamente ao RGS quadro da GALP, quem lida com ele diz que é o que mostra um escroque.
    Por coincidência vi o programa de ontem (há anos que não acontecia) para ver a postura de ROC porque dos restantes já sei qual o seu comportamento.
    JGA está agarrado aos 50 000 €/ano de maneira que procura não fazer muitas ondas para que o programa não acabe, como no passado esteve para acontecer.
    Como o programa é dirigido por um acólito do SLB mafioso (mas inteligente) permite tudo ao RGS e conduz o programa de forma manipuladora, i.e. o exemplo de ontem é bem elucidativo disso, quando nada de polémico há para associar ao FCP ou então se as noticias sobre o FCP forem positivas só se aborda no fim do programa e no máximo 5 minutos. Se por acaso existirem noticias inventadas ou não negativas para a imagem do FCP/dirigentes o programa arranca com esse tema.
    Ontem como não existia nem arbitragens (embora o que aconteceu no jogo dos lagartos fosse com o FCP já servia) JGA até teve uma prestação razoável.
    Quanto ROC não deu para perceber, mas fiquei com a sensação que irá seguir a postura do JGA. O vil metal tem para alguns muita relevância.

    ResponderEliminar
  3. Rui, você anda a ver o Dia Seguinte? Eu, por causa de uma coisa relacionada com a transferência do Roberto - o tipinho tinha tecido grandes loas quando o Benfica vendeu o Roberto pelos milhões da treta, como disse PC -, vi um bocado, mas quando ele sacou aquela pérola do Benfica é o clube mais português de Portugal, fiquei logo satisfeito e fui dormir com a paz dos anjos.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Ó Vila Pouca,

    Se eu "ainda" vejo o Dia Seguinte?

    Você nem devia fazer essa pergunta, porque remotamente é preciso lá passar para ver se as coisas mudaram. Mas, não mudam, é verdade. Como A Bola, o Record, etc. Você também não faz o mesmo? O que é que eu lhe tenho dito?

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Sérgio,

    Esteja à vontade, e não repare se às vezes não responder aos comentários.

    ResponderEliminar
  6. São os tais programas de Pulhas do costume, esquizofrénicos e proxinetas de lugar cativo.
    Miseráveis de massa cinzenta, mentalidades provinciana, parola, que não são capaz de fazer um programa isento.

    Esse "Dia Seguinte", tem um moderador doente com o síndroma vermelho de capoeira.
    O FCP é o melhor clube português, o campeão nacional, e estes senhores só fazem debates e programas dedicados ao clube do regime falando de banalidades de gente desordeira da 2ª circular.

    O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO.


    ResponderEliminar
  7. Deacon Blue07/08/13, 13:41

    Boas!

    O especimen que nesse programa defende o clube encarnado, qual palhaço ou chicoesperto previamente e devidamente programado para provocar/difamar, devia de ter um especimen da mesma igualha/com a mesma estrategia a defender o FCP e seria o bom e o bonito!

    Lamentavelmente, Guilherme de Aguiar, "tarda" em estar preparado para fazer frente a dito especimen (de novo mais exemplos esta segunda) do alto da sua moralidade, permitindo por isso que o clube que "defende" seja permanentemente prejudicado. A sua imagem também nao sai beneficiada no mundo azul e branco como se vem constatando.....uma pena...

    Deacon

    ResponderEliminar
  8. Quando o dinheiro está a cima da dignidade ou de outros valores, um leão passa a sendeiro ou um lobo a cachorro.
    Não vale a pena fazer muitas conjunturas, quando os cromos são conhecidos da nossa praça.
    Hoje o mundo é dos Chicos espertos, dos amigos dos amigos ou seja, é uma máfia instalada.

    O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  9. Caros senhores,

    Encontrei este blog e, quando fui a ver o´s comentários, parece que me senti em casa...não é que quem comenta aqui costuma ser gente que eu tanto aprecio ler?

    Relativamente ao otário visado, eu não queria, mas vou ter que escrever algo sobre ele, para a minha visita aqui, às duas da manhã de um dia de férias de Agosto, não dêem por despropositada a minha visita.

    Não vi o último programa, mas costumo acompanhar. Gosto de alimentar o meu ódio visceral para com os oponentes, bem sei que parece estranho, mas é assim que me mantenho vivo e alerta, daí, no outro dia, o meu alerta geral depois de ter lido aquele post insultuoso num dos cacifos dos lagartos. Esse programa, como o Sr. Silva Pereira disse acima, é, tal como todos os outros na TV, habilmente conduzido de maneira a que os temas que nos são mais benéficos fiquem com menor tempo de antena e os mais maléficos até abram programas. Já para não referir de quando é o comentador portista a falar e, finalmente, consegue uma boa linha de argumentação, eh pah... temos que entrar em intervalo...apetece-me partir a tv, a sério, mas sai do bolso e é f.....!

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  10. Silva Pereira13/08/13, 14:00

    Boa tarde,
    Meu caro Rui Valente, hoje de manhã vi o programa (de ontem 13 Agosto) para confirmar o que penso (ou antes o que pensamos) e tal como aquele filme publicitário “ … o algodão não engana…” os interventores também não enganam.
    Paulo Garcia arranca o programa com o caso do morcão Rolando e mesmo com a chamada de atenção do JGA (que em vez de endereçar a manipulação do tema para RGS não teve a coragem de o endereçar diretamente ao PG) depois desse reparo e passado 28 minutos passaram para supertaça comentando o jogo 2 minutos e de imediato para as alegações de JNPC que durou 17 minutos.
    Esse Sr.º RGS por muito que tente já nem sequer convence uma grande parte dos benfiquistas a fazer fé num único blogue dessa cor que vou consultando.
    A postura do Paulo Garcia (como manipulador inteligente) não tem como intenção minar o ambiente portista, mas sim mais o de elevar a moral do seu clube e denegrir a imagem do FCP, como se costuma dizer em guerra minimizar as perdas.
    No entanto por vezes PG tem coisas que não lembram o diabo (a cegueira é tanta) e até fico a pensar se é tão inteligente como penso. Pois aquela atoarda sobre Herrera ter jogado ontem pela equipa B é no mínimo ridícula e sinal de desespero.
    Penso que PG não frequentará este cantinho, mas ao PG jogou o Herrera, o Eduardo, o Ricardo e Tiago Rodrigues.
    Será que ele percebeu para que servem as equipas Bs?
    Desculpe lá a minha intenção não era a de ser tão longo mas a falar nisso perco-me porque assisto ainda a muitos comentários de portistas que compram certas teses.
    Nota: sobre as alegações de Jackson M comungo a 100% da tese do Maestro Rui Massena

    Nota2: Se o Sr. RGS ler este comentário aconselho-o a ver o que disse o Srº Mozer sobre os comentários de JNPC e não só (ontem na bolha TV)

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...