30 setembro, 2013

A minha opinião sobre a victória de Rui Moreira

Como disse em post anterior, se votasse no Porto e se não fosse o apoio de Rui Rio [e de outras figuras públicas] à candidatura de Rui Moreira, teria votado nele. 

Ao contrário da avaliação de Marinho Pinto [artigo JN ] não creio que Rui Rio também tenha saído vencedor destas eleições, embora compreenda essa leitura. Penso assim, porque estou convencido que até o eleitorado afecto a Rui Rio, se fosse hoje, não voltava a querê-lo na Câmara do Porto. E por quê? Porque Rui Rio, gozando embora da fama exagerada de pessoa idónea e contida em gastos, fez muito pouco pelo Porto. Desprezou a cultura, desprezou o desporto [excepto as corridas de automóveis], afrontou o FCPorto [talvez a Instituição que mais visibilidade dá à cidade], não resolveu o problema do Bolhão, adulterou a génese do Mercado do Bom Sucesso, não reabilitou expressivamente a urbe do centro do Porto e, para resumir, tornou a cidade num antro indecente de sujidade. É manifestamente  pouco para 12 anos como autarca...

Por estas razões e muitas outras que me escuso agora recordar, acho que o grande vencedor foi a pessoa de Rui Moreira e não o apoio da figura de Rui Rio. E o grande perdedor foi sem dúvida o Partido Social Democrata, ou melhor, o Governo, ou melhor, Pedro Passos Colelho.

Não aprecio autarcas despesistas, mas não seria por isso que negaria o meu voto a L.Filipe Menezes, porque mudou completamente Gaia e para melhor. Como já disse, não lhe perdoei a renúncia à Regionalização imediatamente a seguir a tomar o comando do PSD. Para além disso, Rui Moreira fez uma campanha pautada pela discrição, não prometeu mundos e fundos, e desde há tempos que apoia a Regionalização.

Rui Moreira tem portanto agora uma oportunidade de oiro para fazer a diferença e mostrar o que vale como político, mas também como Homem. Para mim, à frente de qualquer distinção social, profissional, militar ou política, está o Homem, a força da sua honradez e da sua competência.

Se Rui Moreira cometer a ingenuidade de seguir a cartilha de alguns dos seus apoiantes que tem consistido sempre na abdicação da Regionalização, mal alcançam o poder, fundamentando as viragens na inoportunidade temporal [a eterna desculpa dos falsos regionalistas], provocará uma grave machadada na sua credibilidade e entrará irremediavelmente no clube dos "são todos iguais". Portanto, aqui fica o aviso. Parabéns e boa sorte. 

Tem a palavra Rui Moreira.

Ainda sobre as eleições:  

Abstenção em 2013:  
47,26%, 
a mais alta desde 2001...

http://www.publico.pt/multimedia/video/o-porto-foi-um-laboratorio-politico-do-pais-20130929-235339

21 comentários:

  1. Rui Valente: muito bem escrito e observado. Assino por baixo.

    (já não voto no Porto, mas o meu pensamento foi idêntico ao seu...)

    ResponderEliminar
  2. Espero um RIOII....

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  4. Hoje sinto um raro sentimento de orgulho e felicidade em ser um português, nortenho, com uma arredada esperança no futuro, acreditando na mudança de mentalidade e dos seus frutos.
    Foi num kiosk onde tudo começou!
    Acordar e ver as três capas dos desportivos com êxitos no ciclismo e tênis ( dois nortenhos), com histórias de vida de muito sacrifício pessoal e familiar, em contraste com alguns futebolistas, olhar os jornais diários e constatar que o principal facto político resultante das eleições de ontem foi a vitória de um independente para a câmara do Porto, pôs-me bem disposto...
    Infelizmente amanhã tudo vai voltar a "normalidade", o jugo lisbonense encabeçada pela Comunicação social vai tratar de nos trazer 'a " sua" triste realidade!

    ResponderEliminar
  5. Afinal a felicidade já não rima com realidade, e só passaram 10 minutos, merda!

    Está instalada a polémica entre o Benfica e a RTP. O clube encarnado considera que Hélder Conduto e João Martins, que abandonaram o canal público para integrar os quadros da Benfica TV este verão, foram discriminados pela empresa liderada por Alberto da Ponte.
    Ao jornal CM, fonte oficial do clube encarnado afirma que "o Benfica estranha que estes dois profissionais tenham sido os únicos no processo de rescisões amigáveis (mais de 150 pessoas) que não receberam a respetiva indemnização compensatória". Neste sentido, a mesma fonte considera que se trata "manifestamente de um caso de discriminação em função do projeto que assumiram e que em devido tempo comunicaram aos responsáveis da RTP".

    ResponderEliminar
  6. Sr.Porto Grande Viva o Porto:

    Já publiquei vários comentários seus, apesar das palavras excessivas que às vezes aplica, independentemente de ter ou não razão. Não gosto de impedir ninguém de emitir opinião, mas você por vezes bate e ofende a torto e a direito, como agora pretendia fazer com Rui Moreira. Mas não vou permití-lo.

    No meu post já enviei os meus "recados" a Rui Moreira mas não usei o seu discurso exagerado e malcriado. Acho que está a ser injusto.

    Deixe o tempo passar, ver do que Rui Moreira é capaz para depois poder retirar conclusões mais assertivas. Ou então, faça como eu: não vote!

    Se é para continuar assim, então prefiro que deixe de comentar.

    ResponderEliminar
  7. Vidairada,

    é verdade, um vimaranense e um poveiro. Mas sabe o que é que a comunicação social lisboeta já deve andar a investigar? Não sabe? Eu digo-lhe: é saber se algum destes atletas é benfiquista...
    É assim que eles funcionam. Adoram colar os sucessos dos nortenhos ao clube da águia para aliviarem as frustrações.

    ResponderEliminar
  8. Kosta,

    pelos vistos não estou só...

    Obrigado!

    ResponderEliminar
  9. Deacon Blue30/09/13, 14:05

    Bela surpresa esta eleiçao do Rui Moreira.
    Honestamente, nao contava que fosse possivel.

    Sem desprimor para os restantes candidatos (eu pensava que Menezes tinha isto ganho...) quero acreditar que Rui Moreira farà a diferença e nao vale agora a pena estar a especular sobre aspectos duvidosos.

    Uma grande liçao vinda do Porto a tirar deste eleiçao independente de Rui Moreira!

    Deacon

    ResponderEliminar
  10. O sr Porto Grande, Viva o Porto não foi malcriado com você, unicamente deu a sua opinião, longe de saber que ia ficar tão ofendido por chamar boneco de RR ao RM, são sinais dos tempos.
    Você pode mudar e ter a sua opinião, agora respeite a opinião dos outros. Devia era de ter a coragem de publicar, o que infelizmente não fez.
    Quando me vêm com aquela que pelos vistos não está só!...estamos esclarecidos.

    O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  11. Como você não deve chamar-se Porto Grande e não é capaz de apresentar um nome, vou tratá-lo por senhor:

    já nem vou comentar o que escreveu sobre Rui Moreira,limito-me a aconselhá-lo a reler a sua resposta ao meu comentário. Acha que se pode dar a essa liberdade?

    Explique-se sobre os sinais dos tempos, porque não acho que me possa dar lições sobre o que quer que seja. E aonde é que eu mudei de opinião? Tem lido bem o que escrevo?

    O senhor é dos poucos anónimos que deixo comentar, e o resultado é este.

    ResponderEliminar
  12. Posso retirar os sinais dos tempos e aceitar que não lhe dou lições de nada. Agora, continuo a pensar o mesmo referente a Rui Moreira, e até estou bastante admirado pela sua eleicão, em virtude de ter feito uma campanha tímida e nem se quer ter passado pelo mercado do Bolhão, para ser eleito presidente à Câmara do Porto. Por isso infelizmente para mim e para muita gente, quem ganhou foi RR e o CDS. Ou desliga-se do passado e das pessoas de Rio, ou então vai ser igual ao mesmo, ou seja a voz de RR...

    O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  13. Silva Pereira01/10/13, 15:02

    Boa tarde,
    Concordo e como o meu caro Rui Valente não votei e se estivesse inscrito talvez votasse em Rui Moreira, entre outras coisas LFM não compreende alma tripeira e ter como parceiro o mentecapto do Sílvio Cervan define muito bem o seu caráter, como diz o povo diz-me com quem andas que eu digo-te quem és. Só faltou incluir outro que RGS.
    Mas com dizia não votei pela leitura que normalmente fazem dos votos em brancos e penso que talvez até o meu caro desvaloriza isso. Estive atento aos comentadores, analistas, jornalistas que no meu entender não fazem a leitura correta dos números. Vou dar 3 exemplos para explicar.
    Era para mim mais relevante os votos em branco porque o cidadão que o fazia indicava uma clara demonstração de repulsa contra os candidatos/propostas, mas como isso não é relevado deixei de o fazer e não votei.
    Exemplo 1 – Nacional
    Inscritos 9 497 404
    Votantes 4 554 715
    Brancos 193 334
    Nulos 147 124
    Votos expressos em candidatos 4 554 716 correspondentes 47,96%
    O que quer dizer que somando a abstenção mais os nulos e brancos temos um total 4 942 688 52,04% que recusaram os candidatos, mais se somarmos os votos brancos e nulos temos um total 340 458 mais 67 716 eleitores do que os que votaram conjuntamente no BE e CDS (120 914 e 151 828).
    Mas se fizermos a mesma leitura por distritos verificamos que a coisa foi mais relevante nas áreas urbanas/metropolitanas como Lisboa e Porto.
    Lisboa
    Inscritos 1 911 045
    Votantes 850 661
    Brancos 39 778
    Nulos 30 014
    Votos expressos em candidatos 850 661 correspondente a 40,86% como tal temos um universo 1 130 176 correspondentes a 59,14 % de cidadãos que rejeitaram os candidatos/propostas.
    No distrito do Porto a coisa não foi tão grave, pelo menos é a leitura que faço dado às candidaturas de Independentes/ostracizados dos partidos (Porto, Gaia, Matozinhos).


    Porto
    Inscritos 1 588 418
    Votantes 886 580
    Brancos 34 306
    Nulos 29 705

    Evidentemente que não falei nos leitores fantasmas, pois que isso é outra questão que talvez um dia haja oportunidade de comentar e que não interessa expurgar porque colocaria em causa muito poderes autárquicos. Só para exemplo temos várias CM em que temos como inscritos num Intervalo [5000; 10 000], obviamente no interior onde se estima que esse fenómeno tenha mais relevância.
    Porque será que não fazem essa leitura?
    Talvez porque não interessa ver a insignificância de partidos como o CDS ou BE.

    ResponderEliminar
  14. P.Grande Viva o Porto,

    também para mim foi uma surpresa a eleição de Rui Moreira. Mas de todos os candidatos pareceu-me o mais fiável, não (como escrevi)por ele, mas mais por alguns dos que o apoiaram, entre os quais está Rui Rio. Por isso é que acabei o post assim: Tem a palavra Rui Moreira. Isto é, agora tudo vai depender da sua personalidade e capacidade de liderança. Afinal é ele o Presidente.

    ResponderEliminar
  15. Silva Pereira,

    eu não valorizo nem desvalorizo, tanto os votos em branco como a abstenção. Considero é que as duas opções são válidas.

    Os votos em branco podem ser "perigosos", não sei se me faço entender. Mas, se tudo se passar com a seriedade que se impõe, podem servir para várias reflexões, não há dúvida.

    De resto, subscrevo a sua opinião.

    ResponderEliminar
  16. Por trás de Rui Moreira está a mesma oligarquia que levou Rio à câmara e pretende agora levá-lo para Lisboa: Miguel Veiga, Valente de Oliveira, Santos Silva (um banqueiro resgatado pela troika), Daniel Bessa, etc. Confio tanto neles como numa cascavel.

    Um abraço ao Rui Valente

    António Alves

    ResponderEliminar
  17. Caro António,

    As minhas reservas sobre Rui Moreira estão bem expressas neste post e vão de encontro ao seu comentário.

    Agora, se Rui Moreira souber gerir bem a cidade, solto das ideias retrógadas do CDS/PP, talvez possa fazer um bom trabalho [Vieira de Carvalho era do CDS e fez um bom trabalho na Maia, ninguém o pode negar]

    Não acredito que cometa a asneira de copiar Rui Rio, apesar do seu apoio.

    Um abraço para si também

    ResponderEliminar
  18. Caro Rui, mesmo sem muito tempo, deixo uma nota: uma das coisas que vou esperar para ver é como vão ser as relações com o F.C.Porto.

    Abraço

    ResponderEliminar
  19. OK, V.Pouca!

    acredito que para pior, não podem ir. Vamos lá ver. Rui Moreira tem agora [talvez] a grande oportunidade da sua vida.

    Ou rompe com o passado recente de marasmo e conflituosidade, e faz progredir a cidade, ou sofrerá as consequências.

    Estou confiante.

    Um abraço e boa sorte

    ResponderEliminar
  20. Regionalização? Tá bem, daqui a 10 anos.

    mal lá chegam mudam logo de opinião.

    Rui Moreira no JN de 5 de outubro.

    https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/537080_696920733652940_1281419550_n.jpg

    ResponderEliminar
  21. AAlves,

    a verdade é esta, se antes os eleitores pouco interesse mostraram pela regionalização, agora, o que querem é libertar-se depressa dos crápulas do Governo, e apenas pela singela razão de lhes estarem a mexer no bolso. Bem vimos como as pessoas "apoiaram" o MPartido do Norte...

    Independentemente disso, não creio que seja Rui Moreira a retomar a causa, nem estou a ver outro alguém a fazê-lo. Há muito que se estabeleceu um grande silêncio sobre a Regionalização. É um "fenómeno" parecido com o da Constituição. Tem dias. Às vezes interessa, outras não.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...