17 setembro, 2013

O candidato Luís Filipe Menezes

Luís Filipe Menezes foi um autarca despesista, é verdade. Mas foi também o único que tirou Vila Nova de Gaia do estigma de cidade/dormitório em que viveu durante dezenas de anos. Tão "cidade dormitório" como é certo o esquecimento geral do nome dos presidentes da Câmara que o antecederam. Reconhecer isto, não é concordar com excessos de gestão ou com a acumulação de dívidas. Sucede, é que quando o próprio Governo, além de mau pagador, é hiper-centralista e usurpador de fundos destinados a outras regiões para os entregar à gorda capital, desaparece a legitimidade para criticar um autarca que usa o mesmo expediente no desenvolvimento da sua cidade. Neste contexto, não me repugna mesmo nada a política do "olho por olho, dente por dente", caso contrário, o que fica para a história, é um presidente submisso, cinzentão, e improlífero, como foi Rui Rio.

Mas não foi em obediência à política do "olho por olho" que LFM endividou a Câmara de Gaia. Foi porque sabe quão importante era para a cidade [e também para si próprio], apresentar obra útil [e não me refiro às rotundas e aos jardins-infantis]. É indiscutível que a cidade de Gaia e toda a região envolvente, mudou para melhor, desde que LFM chegou à câmara. Se falarmos na marginal esquerda do Douro e a compararmos com a antiga, ou até com a margem direita, sabemos ver a diferença. Assim como o próprio teleférico, a reabilitação de toda a costa marítima até Espinho e respectiva higienização de águas, e areias. A instalação do Corte Inglês na cidade contribuiu também para criar uma nova centralidade no grande Porto. Os recintos desportivos foram também obra sua não despicienda. Enfim, pode-se dizer  que em termos de dinamismo, de interacção com a cidade, com mais ou menos demagogia, LFMenezes apresentou "serviço" válido. De Rui Rio, só herdamos truculência, problemas, e uma gestão de mercearia, poupadinha. Mas as corridas de popós que patrocinou, vieram destoar o seu discurso economicista. A intensidade da indignação com a promiscuidade entre a política e o desporto foi débil, matando-lhe a credibilidade, porque afinal, ficamos a saber que era tudo uma questão de preferências desportivas...

Resumindo, LFMenezes podia ser um interessante candidato ao Porto se, tivesse respeitado a memória do povo. Tal como agora, antes de chegar a líder efémero do PSD, Menezes fartou-se de bramir pela causa da regionalização,  para logo a meter no baú das promessas demagógicas assim que chegou ao topo da pirâmide. Agora, convencido [com certa razão, diga-se] que a memória do povo é fraca, volta a pegar na mesma bandeira, juntamente com um grupo de colunáveis, auto-intitulados "Forças Vivas". Menezes, e as suas "ilustres" Forças Vivas [sem qualquer ambição eleitoralista, é claro], anunciam agora que vão lutar contra o centralismo na distribuição de fundos comunitários... 

Sua Exa. descobriu agora que [cito]: «podemos estar a caminhar no sentido da mimetização de um centralismo insuportável, que tem história em Portugal na gestão dos fundos comunitários, prejudicando o Porto e o Norte sempre de forma incrível». «Temos de ser muito rápidos a reunir as Forças Vivas da cidade e da região e ir a Lisboa dizer que temos direito a fundos comunitários». Se ele o diz, é porque o vai fazer. Quando, é que mais difícil... Até aqui, andou muito desmemoriado e com a voz doente... As artroses nas mãos também o impossibilitaram de enviar umas missivas anti-centralistas ao Passos Coelho. Sejamos pois compreensivos...

As Forças Vivas constituem uma equipa de peso de notáveis "regionalistas", ou não fizessem dela parte nomes como Américo Amorim, Ilídio Pinho, Manuel Violas, Miguel Cadilhe e Joaquim Azevedo. Até cansava ouví-los falar do centralismo, sobretudo quando iam a Lisboa. Imaginem que de repente ficaram preocupados com a situação da RTP/Porto. É que a RTP/Porto, como todos sabemos, era a voz fiável do Norte, sempre muito defensora da regionalização que  sempre lutou pela sua autonomia... Os funcionários vão ser despedidos? Têm o que merecem. Afinal, não foram mais do que a voz do dono do centralismo. A RTP é o canal mais centralista de todos os canais. Por isso, como portuense e nortenho essa causa não me comove. Inventem outra!

Se votasse no Porto antes de Menezes chegar a líder do PSD teria votado nele. Mas ele estragou-me a intenção. Traiu-me quando chegou ao poleiro que sempre almejou, e por muito mérito que lhe reconheça jamais lhe perdoaria a afronta. Só confio uma vez. Mas, sei, conheço bem este povo, as suas ancestrais tendências servilistas, e sei que também ele me vai trair, e que mesmo assim Menezes vai ser Presidente da Câmara do Porto. Se quando lá chegar voltar a meter a viola no saco, quer dizer, se mandar às malvas o tema da regionalização, não digam que eu não avisei. Se a mediocridade se instalou na política, é porque os eleitores não são menos medíocres.

15 comentários:

  1. Ok, mas Meneses do lote de candidatos é de longe o melhor.

    E PODE BEM SURPREENDER NOS DESTA VEZ RELATIVAMENTE AS QUESTÕES QUE O RVALENTE LEVANTOU.

    Quem de dera que a cidade do Porto desse o salto que Gaia protagonizou as mãos de Meneses.

    ResponderEliminar
  2. Eh pá...100% de acordo. É que nem uma vírgula acrescento!

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  3. Com todos esses defeitos Meneses é homem para transformar o Porto para muito melhor.
    Em 4 anos vai fazer esquecer os cinzentões 12 anos de Rio.

    ResponderEliminar
  4. Quem gosta da cidade do Porto, e que esteve estes 12 anos sem ver obra na cidade por um alcaide poupado, arrogante e que só arranjava conflitos, e, tendo em Rui Moreira, um seu seguidor e todos os outros uns passarinhos!... vou votar Menezes, não que eu goste da pessoa e muito menos de políticos, agora o que eu não dou é votos a poupadinhos que ponham outra vez a cidade no marasmo.

    O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  5. A título de curiosidade, só para se ver um exemplo da fibra e carácter de Rui Moreira. O RM não é o Rio. São pessoas e projectos diferentes.

    ResponderEliminar
  6. Sergio,

    Rui Moreira não foi bom estratega quando aceitou a colagem [oportunista] de Rui Rio à sua candidatura. Perdeu uma grande oportunidade de afirmação pessoal, e quiçá de consolidar a sua candidatura como sério pretendente à presidência do município.
    Por mais que o negue, ninguém deixará de o relacionar com a figura cinzentona de Rui Rio.

    Não percebeu - ou parece não ter percebido - que Rui Rio apenas o usou para criar obstáculos a LFMenezes.

    ResponderEliminar
  7. No comentário anterior queria ter postado isto mas enganei-me.

    http://www.youtube.com/watch?v=sf0KAeZb8vk

    Sim, concordo que cometeu um erro estratégico no ponto que o Sr. apontou, mas também o ouvi a dizer que não pediu o apoio do CDS mas que o CDS é que decidiu apoiá-lo.. Isto ouvi-o da boca dele. Veja-se a atitude dele, também, por exemplo, aquando da sua saída por vontade própria da SRU e estude-se o porquê. Se calhar o homem tem razão e não estava para compactuar com asneiras, como fez no link que deixei acima. Além do mais, nunca ouvi ninguém a dizer que o homem era incompetente nos cargos que exerceu, nomeadamente numa associação com a história que tem a Comercial do Porto.

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  8. Sérgio
    Esse vídeo, foi o grande momento de Rui Moreira. Pena é que o exemplo não tenha tido a continuidade que esperava ver assumir por outros portistas que participam em programas do género.

    Acredito mais na seriedade [e na competência] de Rui Moreira do que na de Rui Rio. Por isso, é que acho que fez mal em aproximar-se de Rui Rio. Não o vai beneficiar em nada. Mas,veremos, até posso estar enganado.

    ResponderEliminar
  9. Rui Moreira tem a na sua lista o atual vereador Sampaio Pimentel do CDS o homem que obrigou o FCP a tirar uma simples tarja de homenagem ao Papa quando este se deslocou à cidade do Porto.

    Mais mesquinhez NAO e estou cheio de gente que fez a cidade perder protagonismo e fundos e mal tratou algumas das melhores Instituições da cidade.

    ResponderEliminar
  10. E não tenho gostado nada de RM.

    ResponderEliminar
  11. Deacon Blue21/09/13, 13:22

    Boas!

    Eu sou de Gaia, mas a minha cidade é o Porto, reeinvidico isso para mim pois foi no Porto que passei os melhores e mais marcantes momentos da minha vida com a cidade sempre em pano de fundo.
    Percorrer a cidade a pé(Batalha, 31 de Janeiro, Sta Catarina, R. ALmada, Clerigos, Boavista,Foz,....meu deus!) naqueles dias frios da decada de 80/90.....algo que ficarà para sempre comigo.

    Se me permitem entao a opiniao:
    Deixemo-nos de tretas, Menezes tem experiencia e é influente. Evidentemente tem defeitos como todos!
    O Porto necessita urgentemente de alguém como ele pois nao podemos continuar "romanticos" e a pregar moralidade quando os outros andam a comer-nos de cebolada.

    O tema da regionalizaçao é importante e os candidatos devem de ser questionados, mas todos, nao apenas Menezes, ou achamos que o que Menezes nao fará, farao os outros?

    Acho que estamos numa altura em que temos de arrumar as ideias e sermos pràcticos....sobre pena de andarmos sempre a discutir coisas que nesta altura alterariam/condicionariam o fundamental.

    O Porto necessita urgentemente de alguem com peso e que saiba mexer nas coisas.

    Abraço
    Deacon

    ResponderEliminar
  12. Parabéns Deacon é mesmo isso.
    Por essa razão é que todos os quadrantes do centralismo atacam Meneses e não porque queiram bem à cidade do Porto e região.

    ResponderEliminar
  13. Deacon Blue,

    Creio ter sido bem explícito quanto às virtudes que reconheço em L.F.Menezes, mas não o livro dos erros graves que cometeu. Um deles, foi exactamente o de não ter usado dessa "influência" para manter o discurso pró-regionalista quando chegou a líder do PSD. Para mim, essa volta de 180º decepcionou-me, e como tal não vou fechar os olhos, fazer de conta que não vi. Portanto, se ele é influente como acredita, porque não influenciou os militantes e o partido quando foi para Lisboa?

    ResponderEliminar
  14. Deacon Blue22/09/13, 16:20

    Caro Rui Valente,

    Nota prévia: Optei por falar de Menezes porque creio que é o que vai vencer.
    O meu "candidato natural" seria Rui Moreira, apesar de algumas duvidas que também tenho sobre ele mas como acho que está fora da corrida...

    Relativamente às oscilaçoes dos politicos sobre o tema regionalizaçao, creio que estamos de acordo e nao e de agora..., apesar de eu nao ver em Menezes um defensor de referncia, mas posso aqui estar mal informado, admito que sim.
    Creio que o discurso tem diferente recepçao/leitura nos militantes entre vir de um presidente de uma autarquia e de um membro do governo (o que é mau mas nao é culpa de Menezes).
    Mas, nao me esqueço que Menezes, no antro deles, os apelidou de sulistas e elitistas! Depois deste episodio, a vida politica de Menezes a nivel nacional ficou sempre condicionada e, nao é de somenos, o facto de se dar bem com o FCPorto, também nao é bem visto lá em baixo. Quando esteve à frente do partido (quantos meses?) sempre teve o caminho minado. Eles em Lisboa sob ponto de vista autarquico cegam com um Rui Rio no Porto, bom aluno (que é poupadinho ao contràrio da autarquia de Lisboa) e contra "o sistema".
    Mas a regionalizaçao nao creio que seja por sí só o factor determinante para a eleiçao de um presidente da camara e, falhas, insisto, diga-me qual o candidato que as nao teve? Se formos por aí nao tinhamos nenhum...?

    Abraço
    Deacon Blue

    ResponderEliminar
  15. Deacon Blue,

    Não é determinante mas é pouco fiável...Além disso, já reparou quem anda muito colado a ele, para além das figuras públicas que o apoiam? Se eu lhe lembrar alguns nomes de certeza que não vai gostar...
    Apesar de tudo, acredito que faça melhor que Rui Rio.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...