28 novembro, 2013

Criticar o FCP construtivamente

Opostamente ao que se diz, o FCPorto da era Pinto da Costa não habitou mal os adeptos, habituou-os até muito bem, isto é, a ganhar. Sempre gostava de saber se haverá clube ou dirigente que não queira criar esse "vício" nos seus adeptos...

Quando digo ganhar, não estou só a falar de jogos, falo de ganhar troféus, campeonatos, dentro, e fora de portas. Ah, e contra vários adversários, além dos tradicionais que jogam futebol, também contra uma comunicação social sectária  e manipuladora, com epicentro em Lisboa e várias sedes no resto do país. Se lutar contra todos estes adversários com armas tão desiguais e mesmo assim vencê-los não é tarefa árdua, e por isso louvável, então o que será?

É deste lado complementar do problema que muitos adeptos portistas se esquecem quando as coisas começam a correr contra o que vem sendo habitual, que  é ganhar e jogar bem, e desatam a bater em tudo e a duvidar de todos, incluindo do melhor [e menos rico] presidente de clubes de futebol que há no mundo. Sem se darem conta, criticando destrutivamente o clube, não estão mais que fazer o jogo dos nossos adversários, para não dizer talvez de forma mais apropriada, inimigos.

Basta ler o que venho escrevendo ultimamente sobre o FCPorto para se ver que, como adepto portista também não estou a gostar do futebol actual do clube, que também faço as minhas críticas. Afinal, mais não é do que a expressão sincera do que penso da situação, que consiste, resumidamente, em responsabilizar as partes por ordem hierárquica. Agora, mesmo discordando de uma ou outra má decisão, a gratidão pelo que já fez Pinto da Costa pelo clube, manda que o bota-abaixismo fanático não faça parte do "cardápio"...

Mais do que no futebol, é na comunicação - agora, que o clube dispõe de um canal de televisão -, que a estrutura directiva está a falhar. É uma ferramenta preciosa que não está a ser devidamente aproveitada para fazer mais e melhor, mesmo no âmbito dos conteúdos desportivos. Diria mesmo que o Porto Canal de Júlio Magalhães está em certos aspectos, pior do que quando era dirigido por Bruno de Carvalho, que ainda por cima é benfiquista... Falta um contraditório saudável, faltam novos programas, criatividade em full-time.
                                                                                                                                    

2 comentários:

  1. Completamente de acordo. E quando se tenta passar a ideia que Pinto da Costa está fragilizado, tudo lhe passa ao lado, já não é o que era ou não manda, é um desrespeito que ele não merece.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Não é uma questão de estarmos mal ou bem habituados, é uma critica normal de quem gosta do clube, e muitas das vezes os disparates estão à frente dos olhos, e, nós reagimos.

    Já foi tempo em que o FCP era roubado descaradamente com o poder instalado na capital, "o tal sistema", hoje isso ainda funciona mas com mais cuidadadinho, porque apareceu um senhor chamado Jorge Nuno Pinto da Costa que os assustou, e pôs as coisas nos eixos.

    Há quem faça comparações que o clube do regime e os calimeros também não estão bem... mas com mal dos outros posso eu bem, e é para o lado que eu durmo melhor, preocupo-me é com o meu clube.

    Já falamos aqui muitas vezes que o Porto Canal a falar de assuntos do FCP não é nada, dá umas reportagens de vez em vez, umas transmissões de alguns jogos em casa e pouco mais. Acho que o FCP devia rever este assunto.

    O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...