24 novembro, 2013

Mais do mesmo, 5º. episódio

Fiquei com a premonição que o FCPorto ia iniciar mal a 10ª. jornada da Liga, a partir do momento em que ouvi Paulo Fonseca a sobrevalorizar mais o adversário que a moralizar a sua própria equipa. Foi no mínimo infeliz, para não dizer, um tremendo sinal de imaturidade, considerar o modesto Nacional da Madeira "a besta negra do FCPorto", como se fosse habitual o FCPorto perder ou empatar mais frequentemente com esta equipa do que vencê-la. Mas felizmente, ainda não é. Que raio, nem oito, nem oitenta! Se é contraproducente e deselegante desprezar o valor dos adversários, antecipando grandes victórias apenas por os considerar teoricamente inferiores, fazer deles uns bicho-papões, como fez Paulo Fonseca, é aumentar a insegurança da própria equipa.  Não terá sido por acaso que Otamendi que até estava a jogar bem, borrou a escrita por causa do medo que Paulo Fonseca tem instalado na equipa.

Estes episódios de mau futebol e insegurança estão a ser de tal modo repetitivos que, agora, quando o FCPorto marca o 1º. golo começa o sofrimento dos portistas, porque é sempre quando consegue a vantagem mínima que o FCPorto começa a jogar a favor do adversário até sofrer o golo do empate. E, claro, quando os adversários estão ao nível da equipa, o risco é maior, sujeitando-se mesmo a sofrer o segundo golo e a perder, como aconteceu com o Atlético de Madrid, também no Dragão.

Curiosamente, ou talvez não, a equipa B do FCPorto padece do mesmo mal, parecendo assimilar os maus desempenhos [e resultados] da equipa principal. Aliás, isto não é de agora, acontecia também no tempo de Victor Pereira quase não se notando qualquer diferença nos métodos de jogo de um e outro escalão . Convém lembrar que Victor Pereira teve a sorte de salvar o Campeonato quase em cima do seu terminus, no célebre golo  de Kelvin aos 92', no jogo com o Benfica e posteriormente com a victória em Paços de Ferreira, vencendo a Liga, mais por incompetência do adversário directo do que por indiscutível mérito.  Estaremos nós dispostos a arriscar e a cometer os mesmos erros ainda antes da primeira metade do campeonato?

Outra coisa me irrita no discurso do treinador e de muita outra gente, que é a conversa traiçoeira do chamado controle do jogo. Mas, do que é que estaremos a falar, afinal? Que controlar um jogo é ter mais tempo a bola nos pés sem tirar disso benefício, como está a acontecer ao FCPorto, ou será ter mais tempo de bola consequente, que mais não é do que a fazer entrar na baliza adversária? E esse suposto controle do jogo, é para acabar depois do 1º. golo, passando a defendê-lo miseravelmente, sem ambicionar marcar o 2º., e até o 3º.? Francamente, não entendo a pobreza deste discurso num clube como o FCPorto da era Pinto da Costa. O que se passa? Estaremos a copiar os maus hábitos da concorrência?

Resumindo: gosto muito do FCPorto, mas gosto mais da minha saúde, e como não sou masoquista, tenciono não ver os próximos jogos até ter sinais de que algo começa a mudar para melhor, e que estamos a recuperar a ambição do passado recente e o gosto de jogar bom futebol. Tudo o que o FCPorto de agora não nos está a dar.

4 comentários:

  1. Empatar deixa-me preocupado, empatar dois jogos seguidos e nestas circuntâncias, pior, mas quando ouço Paulo Fonseca dizer que a exibição foi a melhor dos últimos tempos ... Talvez seja eu que esteja a ver mal.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Valha-nos o hóquei em patins... depois da derrota na final da liga dos campeões em casa com os lampiões encornados a época transacta pode ser que este ano sejamos finalmente campões europeus outra vez.

    Força F.C. Porto! Sempre contigo até à vitória!

    Portista Anónimo

    ResponderEliminar
  3. É um treinador fraco, os erros são sempre os mesmos. Paulo Fonseca deve dar homilias em vez de discursos concretos e autoritários aos jogadores, se treinam não parece uma equipa de boa preparação física.
    Só vamos na 10ª jornada e já perdemos 6 pontos com equipas inferiores. Já 6 vezes a ganhar, ou perdemos ou empatamos, ex: Estoril, Belenenses, Nacional, Atlético de Madrid, Zenit e Nacional. Qualquer equipa marca ao FCP, este, por sua vez falha golos frequentemente nas barbas dos guarda/redes.
    Vamos aguardar, mas não tenho grandes esperanças neste treinador.
    Quanto à vinda de Quaresma: é uma vergonha, ele a pagar ao FCP é caro. Não vou acreditar.

    O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  4. Deacon Blue25/11/13, 18:20

    Boas,

    Qualquer adepto pode discutir as estatisticas as tácticas, os opositores, etc...

    Paralelamente, se perguntarmos como está hoje o FCPorto e a qualidade do seu futebol! A resposta parece-me evidente. Andamos num cinzentismo deprimente que caracteriza afinal de contas o nosso futebol nos ultimos anos.

    Os Portistas andam tristes e preocupados na minha opiniao com razao.

    Nao nos deixemos é cair na tentaçao de por tudo em causa!

    Acredito que temos gente que sabe interpretar o que se passa e vai actuar no momento certo.

    Temos uma casa organizada e arrumada, e se a sala hoje está desarrumada, ela vai ser certamente posta em ordem...

    Deacon

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...