26 novembro, 2013

Um FCPorto irreconhecível

Não é esta a imagem de marca do FCPorto
Uma vez mais ficou provado que o FCPorto de Paulo Fonseca está totalmente descaracterizado dos aspectos principais do seu ADN: não tem confiança, não joga, não controla, não marca, nem impõe respeito ao mais débil dos adversários. Os eternos "optimistas" dirão que não é bem assim, que estarei a exagerar, mas eu que sou realista digo as vezes que forem precisas, este Porto pertence ao passado, ao tempo  anterior a Pinto da Costa.

Não posso aceitar que um treinador diga publicamente que os jogadores pecaram na finalização sem perceber que é da sua responsabilidade a resolução desse problema como de todos os outros, sejam eles de ordem técnica, táctica como psicológica.

Mais uma vez, os jogadores entraram completamente nervosos, temerosos, o que significa que P. Fonseca também não sabe prepará-los psicologicamente, nem motivá-los mesmo para os jogos de menor importância. Agora, a Champions é quase uma miragem, só um milagre tornará a manutenção uma realidade.

Sendo eu um grande admirador de Pinto da Costa por tudo o que de bom trouxe ao clube, tenho de admitir que a aposta neste treinador, de recurso ou não, está comprometida. Talvez tenha chegado a hora de mudar o paradigma dos treinadores baratinhos do tipo aposta de totoloto, porque os tempos são outros e não se compadecem com riscos desta natureza.

Estamos ainda na frente no Campeonato Nacional, é verdade, mas já tivemos os adversários principais mais distanciados e as últimas exibições são tudo menos promissoras para o futuro. Temos a Taça de Portugal e a "Lata" da Liga, portanto, ainda não está tudo perdido. Agora, resta-nos aguardar pela metamorfose milagreira de acabar com o futebol feio e medroso da actualidade, para passarmos a jogar com inteligência e sangue na guelra. Não sei é se o conseguiremos com este treinador.


PS-[longo...]

Há uma onda de comentadores da blogosfera portista que sustentam a opinião de que esta época o plantel do FCPorto é inferior em qualidade ao da época transacta. Pessoalmente não tenho essa opinião. Salvo um ou outro caso, o problema não está no valor do plantel, está nas competências do treinador.

Penso que o "fenómeno" Mourinho gerou uma onda exacerbada de fanfarronice sobre a qualidade dos técnicos nacionais que contagiou a maioria dos clubes, inclusivé, o FCPorto, sobretudo desde que venceu a Taça UEFA, e a Champions, ao serviço do nosso clube. A partir daí, a comunicação social tratou de endeusar aquele que antes odiava, acrescentando ao conto demasiados pontos à qualidade dos técnicos portugueses. Tipicamente portuga...

Se me disserem que o recurso à "prata da casa" na contratação de treinadores nacionais se deve exclusivamente a factores de ordem económica, compreendo, agora se não fôr esse o caso, não penso que os treinadores portugueses sejam melhores que os demais. 

Claro que o Mourinho é um excelente treinador, que o Vilas Boas também o é, e que o Fernando Santos chegou a seleccionador da Grécia. Mas outros há tão bons ou melhores que eles. Aliás, na minha opinião, o melhor que os treinadores portugueses têm [não todos, como é óbvio], está na vertente táctica e estratégica. Tecnicamente, não acredito que tenham grande capacidade para "trabalhar" os jogadores. 

Além dos passes errados, das desmarcações imperfeitas,no FCPorto actual, há uma pecha antiga nos jogadores portugueses que nenhum técnico nacional foi capaz de resolver até hoje, que é ensiná-los e mentalizá-los a chutar sem preparação, como se vê em Espanha, na Alemanha e na Inglaterra. Este aspecto técnico é muito importante porque em certos jogos em que as equipas se fecham sem conceder tempo e espaço para preparar o remate, como se viu no jogo de ontem, saber rematar de primeira pode resolver jogos.

Não gosto de contrariar por contrariar, mas sou avesso a unanimismos e a verdades imutáveis. Quase tudo pode ser melhorado e reinventado. O futebol não é uma ciência exacta, por isso só vencem os mais criativos, os mais ousados. Ora, não me parece que 5 mêses seja tempo insuficiente para testar as qualidades como treinador de Paulo Fonseca. 

Já alguém referiu, plagiando Camões, um mau treinador pode fazer má uma boa equipa. Parece-me ser o caso. É impossível dissociar o trabalho dos jogadores das (in)competências do técnico, quando sabemos que os mesmos jogadores que ainda há poucos meses eram muito elogiados, agora passaram a ser contestados por alguns adeptos. Se as chicotadas psicológicas não são solução, também não o é deixar um cadáver espernear até à morte, para depois o tentar salvar.  
 

9 comentários:

  1. Pensando bem, este jogo, este empate, não foi surpresa.
    Esta equipa, é uma equipa ansiosa, trapalhona, mal treinada, não sabe mais do que isto que se viu.
    Não conseguiu ganhar um jogo em casa nesta fase de apuramento da Liga dos campeões, três empates seguidos dois no campeonato nacional e hoje outro.
    É uma equipa farta de cometer erros, dá sempre 45 minutos aos adversários, os jogadores muita das vezes parecem baratas tontas, correm, correm mas na finalização,não há discernimento, muita das vezes, até se atrapalham uns aos outros. Ou seja, falta alguém com experiência que faça jogar e ganhar um clube desta grandiosidade como é o FCPorto, Paulo Fonseca não é essa pessoa.

    O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  2. Claro que a situacao nao e famosa, mas se quisermos ser completamente honestos quantos treinadores de nomeada daqueles que deixam "huella" no consulado de PC passaram pelo FCP? Muito poucos( adrianse talvez o melhor na minha opiniao ) o que revela que a gestao de PC teve sempre muita dificuldade em atrair bons treinadores ou porque a cidade do PORTO nao e atrativa para se morar ou por outras razoes se calhar...o robson chegou aquí depois de ser refugo em Lisboa...Penso que como o sr disse as coisas mudaram bastante e este modelo gerencial esta esgotado por varias razoes.A ultima grande obra do PC ainda esta por fazer que e vender o clube a um grande milionario que permita manter o estatuto que ele mesmo ( PC ) ajudou a criar mas que ja se viu nao consegue faze-lo dar o salto em frente.

    ResponderEliminar
  3. Ter um avancado da craveira do Jackson e ter um treinador destes e o mesmo que dizer que eu tambem posso pilotar um 727.
    Talvez seja o maior fiasco do consulado de PC, pior mesmo que o agricultor de palmela...( o que e bem difícil )
    Penso que nao se pode entregar planteis de muitos milhoes a treinadorzecos...so se for como dizia o outro para treinar a dor dos adeptos...

    ResponderEliminar
  4. O modelo de gestão do FCP pode estar esgotado, mas a verdade é que encontrar uma solução que não comprometa a autonomia do clube não é fácil. Por isso, não sou grande apologista da entrega do clube para as mãos de milionários russos ou árabes.

    A solução talvez passe por maximizar os critérios e o tempo para a escolha do treinador. Para mim a política de pesquisa e de contratação de jogadores está correcta, mas não deve ser seguida com o treinador porque é mais arriscada.

    Portugal é um país miserável, os investimentos das empresa e dos direitos de transmissão dos jogos pagos aos clubes são anedóticos comparados com os de Inglaterra e Espanha, por isso, não há grandes alternativas.

    A qualidade/experiência do treinador é tão ou mais importante que os jogadores.
    A aposta em treinadores jovens tem resultado, mas é muito arriscada para as ambições e o estatuto de um clube como o FCPorto.

    ResponderEliminar
  5. Já passaram por este clube maus e bons treinadores, este é um dos que tem pior curriculum, para preencher os requisitos de um grande clube.
    Apostar num treinador destes é correr um grande risco. Nós sabemos que o FCP tem uma grande estrutura e já fez grandes treinadores assim como jogadores, mas, o "cântaro tantas vezes vai a fonte que um dia deixa lá asa".

    O FCP ainda ontem provou que tem alguém a treinar que não percebe muito da poda, é fraco de mais.
    A equipa tem grandes jogadores e um banco razoável, mas a insistir sempre no mesmo modelo de jogo e a substituir tarde e a más horas, não pode ir a lado nenhum.

    Sem tirar valor a Josué, qual a razão de estar sempre titular!?
    O homem não gosta mesmo nada de Ghilas e Kelvin, não sei bem porquê!...

    Gosto muito do Sr Pinto da Costa por tudo que fez no FCP, mas filho e filha & Compª longe.

    Aceitamos sempre um Árabe ou alguém que invista no FCP, agora comprar nem pensar é bom.

    Depois do que passamos e estamos a passar com Levezinhos, Izmailov e afins ir buscar um burro velho, que não joga algum tempo, o complicado Quaresma, faz favor só nos faltava essa.

    O PORTO É GRANDE, VIVA O PORTO.

    ResponderEliminar
  6. Saí de casa faltavam 7 minutos para acabar o Zenit - Atletico de Madrid, o resultado era 1-1 e por isso ainda fui a tempo de deixar um comentário na minha página do facebook com a frase: "Aguenta Atletico!". O Atletico aguentou, eu fiquei contente, não me passava outra coisa pela cabeça que não fosse o F.C.Porto ganhar e passar a depender só de si para chegar aos oitavos-de-final da Champions. Mas depois de ver a forma como o F.C.Porto entrou a jogar e continuou a jogar durante a primeira-parte, a pergunta que se coloca, é: sabíamos o resultado de São Petersburgo?

    Acho que a forma como entramos a jogar, depois do que a conteceu na Rússia, explica muita coisa, quase tudo. Falta aquilo que tínhamos e nos distinguia dos outros, a alma, a mística e o espírito guerreiro de outrora. Com o clube calado e um treinador sem discurso, as coisas ainda se tornam piores.

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Só uma pequena observação relativa ao plantel do FCP;

    o scp, falido, mandou embora umas vedetas, comprou uns jogadores numa qualquer Loja dos 300,mais uns miudos lá formados, contratou o Treinador que JNPC há muito queria, e...está em 2º, a um ponto, e já jogou no Dragão !!!

    Nós os do 1º Pote, fizemos ontem, no ultimo jogo em casa, o 1º ponto...contra o Clube do 4º pote !!! ACORDA DRAGÃO !!!

    ResponderEliminar
  8. Realmente nao sei bem porque aparecem sempre algumas virgens ofendidas quando se fala na eventualidade do FCP ser vendido a um milionário, pois claro que essa seria a solucao, a esses que clamam contra, como se fosse alguma blasfémia eu queria perguntar-lhes se a opiniao deles no contexto atual conta pra alguma coisa ?( nas assembleias gerais ou de acionistas ) e tambem queria perguntar-lhes se o clube der lucro como parece que ja deu ( pouco pois claro...) se lhes entra algum no bolso a eles?
    Pra mim era já amanha e vendo bem as cagadas que tem sido feitas na SAd nos ultimos tempos o que estes senhores que estao por aí desejam é que apareca o tal maluco para ainda ganharem mais dinheiro vendendo as acoes que tem.


    ResponderEliminar
  9. Duvido que a venda do clube seja a solução.

    Os exemplos que temos noutras áreas com vendas de património não são muito animadores. Gerir dinheiro com sucesso não é para todos, sobretudo em Portugal. Se o FCPorto o gere mal, que clube o fará melhor?

    O que me parece é que actualmente se nota algum relaxamento nas decisões mais importantes, como a escolha de treinador e no sector da comunicação [Porto Canal], que vai de mal a pior.

    ResponderEliminar

Abrimos portas à frontalidade, mas restringimos sem demagogia, o insulto e a provocação. Democraticamente...